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Saiba o que são meios de pagamento e conheça as principais tendências

A pandemia foi o principal motivo da mudança de comportamento dos consumidores e também das empresas, isso não podemos negar. E uma dessas principais mudanças é em relação aos meios de pagamento.

Com o distanciamento social, o pagamento em dinheiro agora virou uma opção somente em casos extremos, dando abertura para uma nova era: a de pagamento online.

Se você é dono(a) de negócio e ainda não entendeu muito bem como implementar meios de pagamento online na sua loja física, não se preocupe! 

Vamos te explicar tudo aqui neste artigo. Confira!

O que são meios de pagamento?

Primeiramente, é importante deixar claro que não existe um meio de pagamento melhor ou pior do que outro. O que existe são meios de pagamentos mais comuns ou acessíveis que outros, dependendo de como seu negócio funciona.

Esses meios de pagamento são métodos específicos para realizar e receber pagamentos, conduzir transações e comercializar produtos e serviços.

Para exemplificar, imagine a seguinte situação:

Você realizou uma compra com o seu fornecedor para a sua Loja Virtual no valor de R $5.000. Como o volume em dinheiro seria muito alto e você também não tinha disponível no momento, decidiu então usar o cartão de crédito.

Apesar do pagamento com o cartão de crédito ser comum, o dinheiro em espécie ainda é considerado o meio de pagamento mais utilizado.

Isso porque muitas pessoas ainda não têm acesso ao cartão de crédito, ficando sem ter uma outra opção para realizar pagamentos.

Porém, com a pandemia, mudanças drásticas nas opções de pagamento fizeram com que houvesse uma substituição do dinheiro pela forma digital. 

Com isso, os pagamentos digitais e sem contato físico tiveram um crescimento enorme no ano passado, oferecendo soluções que vão além da questão da higiene ligada ao uso do dinheiro.

Principais meios de pagamento do mercado

Confira abaixo quais são os principais tipos de meios de pagamento que existem.

Confira!

Dinheiro

Os pagamentos em dinheiro são mais utilizados para a compra de itens de baixo valor ou em situações em que outros métodos de pagamento não estejam disponíveis no negócio. 

Para não perder o controle desse meio de pagamento, é necessário uma forma de rastrear as vendas, como uma caixa registradora, e além disso, depositar regularmente o dinheiro na conta da empresa. 

O armazenamento também é um problema nessa forma de pagamento, pois o acúmulo de grandes quantias pode contribuir para eventuais roubos.

Boleto bancário

Para quem quer ter um meio de pagamento democrático e não burocrático, o Boleto Bancário é uma boa pedida. 

Esse tipo de pagamento é gerado automaticamente e é ideal para clientes que desejam pagar à vista.

Cartão de crédito e débito

Os cartões de crédito ou débito são formas seguras de realizar pagamento, servindo tanto para compras em local físico quanto ambiente virtual.

O cartão de crédito depende de um limite pré-aprovado com uma operadora para que o consumidor consiga adquirir seus produtos ou serviços.

Já o cartão de débito depende exclusivamente da conta bancária do cliente, pois ao realizar uma compra o dinheiro sai automaticamente de sua conta.

Cheque 

Como temos métodos de pagamento eletrônico, os pagamentos em cheque estão cada vez menores. 

Os cheques requerem mais cuidado para serem processados ​​e podem acabar gerando algumas taxas, sem contar que eles ainda precisam de um tempo para liberação.

Quais meios de pagamento escolher para a minha empresa?

A resposta certa é: depende!

A escolha dos meios de pagamento da sua empresa vai depender do seu negócio e também do que é melhor para os seus clientes.

Mas é claro que ter várias opções de pagamento pode ser uma boa estratégia.

Se você não oferecer diferentes meios de pagamento, seu cliente pode desistir de comprar, além de você limitar o público da sua empresa. 

Porém, isso não exclui a necessidade de você planejar e avaliar o que seria melhor para o seu negócio e também para os seus clientes, pois lembre-se que a implementação de meios de pagamento podem gerar custos.

Veja abaixo alguns pontos que você deve considerar ao escolher um meio de pagamento para a sua empresa:

Localização

Estude quais métodos complementam o país do seu negócio e a localização de sua base de clientes. Isso pode significar que você deverá alterar os métodos de pagamento para clientes em diferentes países também. 

Por exemplo, aqui no Brasil o pagamento comum é o dinheiro, mas na Holanda é o “iDEAL”, um sistema interbancário usado pela maioria dos bancos holandeses.

Preferências do cliente 

Escolher o método de pagamento preferido do seu cliente pode aumentar as chances do recebimento de pagamentos em dia, por exemplo. Meios de pagamento como cartões de crédito e débito são os mais utilizados. 

Além disso, pagamentos feitos por carteiras digitais e PIX também estão no seu auge no mercado.

Privacidade de pagamentos

Cada meio de pagamento possui a sua política de privacidade, por isso é importante que você verifique se o método de pagamento contratado está de acordo com o esperado pelo seu cliente.

Por exemplo, por motivos particulares, alguns clientes preferem pagar em dinheiro alguns determinados produtos e serviços, como medicamentos. Eles acreditam que assim conseguem manter sua privacidade.

De toda forma, o ideal é analisar o seu público e disponibilizar os meios de pagamentos de acordo com as preferências dele.

Tendências para meios de pagamento em 2021

O COVID-19 continua tendo um impacto sobre todos nós, seja você um dono de negócio ou um consumidor buscando as melhores ofertas. 

Mesmo com os altos e baixos, ainda existem razões que nos deixam otimistas sobre o futuro em relação ao mercado, que tem conseguido se adaptar bem graças aos diferentes meios de pagamento. 

Por isso, vamos te mostrar uma lista sobre tendências a serem observadas (e implementadas) nos pagamentos para os próximos meses. Confira!

Pagamento por aproximação (NFC)

Os pagamentos NFC (Near Field Communication), também conhecidos como pagamentos sem contato, ganharam popularidade em todo o mundo. 

Essa é uma tecnologia que permite aos usuários transmitir e receber informações com segurança por meio de seus celulares, pulseiras de pagamentos e cartões com essa função habilitada, em curto alcance, geralmente, 4 cm.

Para realizar o pagamento, o cliente aproxima o cartão do dispositivo que tenha o NFC e o pagamento é efetuado.

O NFC também permite que seus usuários armazenem vários cartões de débito e crédito em seus dispositivos móveis. Com isso, os usuários não precisam mais carregar cartões na carteira.

Carteira móvel

Uma carteira móvel, ou digital, nada mais é do que o armazenamento de seus dados financeiros e pessoais em sigilo. Por meio dessa solução, é possível realizar transações financeiras com segurança e privacidade.

Por exemplo, ao criar uma conta no MercadoPago, suas informações bancárias, dados pessoais e os dados do seu cartão de crédito são armazenados para que você consiga realizar compras futuras.

Mobile Payment

Comprar pelo celular faz parte do dia a dia do brasileiro e essa tendência deve aumentar ainda mais. 

Por isso, as empresas que já focam no fornecimento de diferentes tipos de pagamentos móveis em seu negócio, como o uso de diferentes aplicativos, vão ter mais facilidade para conquistar seu espaço no mercado.

mPOS

Ao implementar uma interface entre dois dispositivos móveis, o mPOS facilita a leitura de pagamentos de cartão de crédito ou débito de forma prática, segura e sem muitas dificuldades. 

Isso acontece via Bluetooth, ou NFC, e é uma tendência nos meios de pagamento, pois oferece diversos tipos de serviços, como a geração de relatórios financeiros e o envio de faturas por e-mail.

Cashless

O sistema Cashless, ou pagamento sem dinheiro, pode ser usado em uma variedade de tecnologias, possibilitando o acesso por meio de telefones celulares, pulseiras ou cartões. 

Dessa forma, o consumidor pode escolher o valor de crédito que deseja gastar e, assim, fazer proveito da autonomia.

QR Code

O QR code funciona basicamente da mesma maneira que os códigos de barras nos supermercados. Ele é uma imagem digitalizável que pode ser lida instantaneamente usando uma câmera de smartphone.

Criar QR code é bem simples se você pretende criar apenas um design básico, diferente de quando você opta por um código QR totalmente personalizado, precisando talvez até mesmo de um especialista.

Quando o smartphone do cliente escaneia o código QR code, ele converte as informações em link para pagamento, por exemplo.

Esse método além de facilitar a captura das informações, ainda é uma ótima estratégia de marketing, pensando na divulgação do QR code do seu negócio em anúncios, cartões e até panfletos.

Como preparar a sua empresa para adotar os novos meios de pagamento

O aumento no uso de smartphones fez também com que muitos clientes realizassem compras e fizessem pagamentos usando seus dispositivos móveis, pois são mais rápidos, fáceis e transparentes.

Antes de sair implementando vários meios de pagamentos no seu negócio, é importante ter um plano de negócios, já que essa transformação digital está ligada, principalmente, ao uso de tecnologias para conduzir os negócios da melhor forma possível.

vhPay

O vhPay é um gateway de pagamento próprio do vhsys que concentra a configuração dos principais meios de pagamento do mundo físico e digital: maquininhas de cartão, ferramentas de pagamento online, carteiras digitais, link de pagamento e PIX!

Esse gateway atua como ponte e comunicação direta entre consumidores, bancos e operadoras de cartão de crédito. 

Veja as vantagens do vhPay:

  • Taxas atrativas para clientes vhsys.
  • Checkout transparente para sua loja virtual vhsys.
  • Link de pagamento a partir de pedidos no vhsys.
  • Simplicidade no pagamento através de QR Code de carteiras digitais.
  • Dados seguros e criptografados.
  • Redução de despesas.
  • Agilidade no acesso.

Assim, seu negócio fornece  aos clientes diferentes métodos de pagamento de forma rápida e fácil. 

Além disso, o vhPay é totalmente integrado ao vhsys e você ainda tem um conjunto de funcionalidades que trazem mais praticidade e agilidade para seu negócio:

Tudo isso em um único lugar. Faça um teste grátis por 7 dias e descubra tudo o que o sistema vhsys pode fazer pelo seu negócio.

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