Lições preciosas para o trabalho em equipe

Consultor VHSYS

Lições preciosas para o trabalho em equipe

Lidar com a individualidade de cada membro, para impulsionar o trabalho em equipe é o desafio de todo líder. Felizmente existem algumas atitudes que podem ajudar os empreendedores iniciantes a realizar uma gestão de equipe mais eficiente. E é sobre elas que falaremos neste artigo, preparado? Então, vamos lá!

Não confunda autoridade com autoritarismo

Exercer a autoridade dentro de um grupo tem muito mais a ver com a legitimação do grupo, do que com uma hierarquia institucionalizada. O gestor, para ser um bom líder, precisa saber como ensinar e instigar seus colaboradores. Como? Delegar tarefas que possam ser cumpridas, de acordo com as preferências e habilidades de cada trabalhador. O exemplo, nesse caso, é crucial. Não que o gestor precise “ensinar a pescar”, mas fornecer as ferramentas é o “x” da questão.

Respeite a individualidade

Ao contratar um trabalhador, provavelmente você pensou nas habilidades e conhecimentos que ele possuía e que eram interessantes para sua empresa. Por isso, pense como ele pode complementar em sua equipe. Qual o ritmo de trabalho? De que maneira suas atividades podem ser adequadas aos interesses dele? Para isso, manter um canal de diálogo aberto é essencial. Ouça o que seus funcionários têm a dizer e entenda o desejo de cada um. Pessoas felizes são mais eficientes.

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Trabalho em equipe

Entender o que seus funcionários pode oferecer individualmente é a chave para um bom trabalho em equipe. Criar espaços de integração e troca entre os trabalhadores pode ajudar a descobrir afinidades que podem ser usadas em prol do seu negócio. Uma empresa sem divisões físicas, muito delimitadas, propicia esse tipo de encontro.

Por falar nisso, encontros periódicos podem são muito bons. Reunir os trabalhadores para confraternizar sem motivos aparentes ajuda a criar vínculos, entre eles próprios, e deles com a empresa. Afinal, eles são efetivamente a empresa.

Diálogo aberto

Como mencionamos acima, saber ouvir é a maior qualidade de um gestor. Isso porque são os seus funcionários que estão envolvidos com as atividades cotidianas de sua empresa. Isso permite que eles vejam debilidades que o gestor, por ser responsável por muitas coisas, não consiga. Ouça-os e esteja sempre pronto a repensar com base nessas observações.

Que experiências na gestão de sua equipe têm sido proveitosas para sua empresa? Comente e compartilhe conosco.

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