Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Controle Fiscal

Gestão Financeira: erros contábeis que devem ser evitados

Gestão Financeira: erros contábeis que devem ser evitados

O empresário deve se envolver em todos os aspectos do negócio, principalmente na parte financeira, pois, os erros contábeis podem ser fatais para a sua empresa. Os erros financeiros prejudicam o crescimento, além de afetar negativamente os resultados, prejudicar o fluxo de caixa e sujar a imagem da empresa.

Portanto, preparamos esse artigo selecionando alguns dos erros mais comuns que empresários cometem na contabilidade. Confira!

Não separar o que é patrimônio da empresa das finanças pessoais

Um dos erros contábeis mais frequentes é o de misturar finanças pessoais e empresariais. Portanto, tenha contas separadas para lidar com as finanças e separe os gastos pessoais dos gastos empresariais.

Deixar de atualizar as informações financeiras

Tem empresa que fica meses sem atualizar suas informações financeiras, lançamentos, demonstrativos, conciliações e tudo mais. Isso acarreta em diversos problemas, como relatórios desatualizados e, consequentemente, informações irreais e incompletas. Essa situação leva a falhas sérias na estrutura da empresa, acarretando em sua perda de credibilidade.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Documentos fiscais desorganizados

Não guardar recibos é um erro que não apenas empresários cometem, pois é o documento que esclarece erros e diferenças de cálculos. Além disso, os recibos comprovam a veracidade dos tributos declarados.

Vale lembrar que, se a Receita Federal exigir, os recibos também servem como provas de demonstrativos financeiro e, a sua ausência, pode trazer implicações fiscais para a empresa.

Cálculos incorretos

Mesmo de forma automática, atualizar os livros contábeis de maneira apressada implica em erros de cálculo. Um pequeno erro pode transformar-se em uma grande bola de neve financeira para a sua empresa, pois ele pode passar despercebido.

Violar os princípios da contabilidade

Gestão Financeira: erros contábeis que devem ser evitadosOs princípios da contabilidade garantem a adoção de procedimentos corretos na gestão de uma empresa, uniformizando os processos da gestão financeira de um negócio. Agir de má-fé ou não cuidar dos processos financeiros, pode alterar a percepção do patrimônio e resultar em estratégias prejudiciais para a organização.

Ferramentas para a gestão financeira

O sistema online de gestão empresarial VHSYS possui um módulo completo de controle financeiro para micro, pequenas e médias empresas. Além disso, na loja de aplicativos você encontra recursos específicos para o controle financeiro do seu negócio, como o Controle de Bens, para sistematizar e controlar todos os recursos da sua empresa de forma fácil, evitando perdas e prejuízos. Experimente grátis!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais