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Como fazer a gestão de estacionamento e lava-rápido?

Tempo de Leitura: 6 minutos
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A gestão de estacionamento pode parecer simples para alguns, mas quem empreende sabe que é preciso enfrentar diversos desafios para gerenciar tudo com êxito.

Para obter resultados positivos desde o início do seu negócio é preciso estruturar a gestão e a operação com muito planejamento e boas estratégias. Por isso, montamos este guia para auxiliar os empreendedores a traçarem o caminho que precisam seguir na sua empresa de estacionamento e lava-rápido.

Qual é a infraestrutura básica de um estacionamento e lava-rápido?

A infraestrutura básica para a empreender no setor automotivo deve ser focada na otimização, agilidade e organização do negócio. 

Afinal, uma empresa não precisa de muitos recursos, mas sim das ferramentas certas para  fornecer segurança e rapidez nos seus serviços. 

A seguir temos uma tabela com os itens básicos para abrir um estacionamento com lava-rápido e uma estimativa de valores que pode variar de acordo com a sua região.

Item para a gestão de estacionamentoDescriçãoPreço estimado (valores de 2023)
CNPJRegistro para oficializar a sua empresa e estar dentro da legislação.Varia de acordo com a categoria tributária e a região, podendo variar de R$ 200 a R$ 1.500
Alvará de FuncionamentoObter o alvará de funcionamento na prefeitura da cidade onde o estacionamento funcionará.Varia de acordo com a cidade e a categoria do estabelecimento, podendo variar de R$ 300 a R$ 2.000
Certificado DigitalObter um certificado digital, que é o documento eletrônico obrigatório para emitir nota fiscal, entre outras transações online.A partir de R$ 200
Sistema de gestão ERPEscolha um ERP, sistema para realizar o cadastro de clientes, emitir notas fiscais, atender na frente de caixa, agendar serviços, gerenciar estoque de produtos, administrar as vendas e o departamento financeiro, entre muitas outras funcionalidades.Mensalidades a partir de R$ 125
Computador ou celularAdquira um dispositivo para gerenciar o seu negócio e acessar ao sistema de gestão, pode ser um computador, celular ou tablet, por exemplo.Média de R$ 1500
Contratação de FuncionáriosAnálise se você precisa de apoio em determinadas funções e avalie a necessidade de contratar uma equipe.A partir de R$ 1500
SeguroVerifique a possibilidade de contratar um seguro adequado para proteção do estacionamento e dos veículos dos clientes contra riscos como incêndios, roubos, danos, entre outros.Varia de acordo com a cidade e a categoria do estabelecimento, podendo variar de R$ 300 a R$ 2.000
Catracas ou cancelas de acessoEquipamentos para controle de entrada e saída de veículos no estacionamento.De R$ 1.000 a R$ 10.000 ou mais
Máquina de lavar carro (extratora profissional para lava jato)Máquina de alta pressão específica para lavagem de veículos.A partir de R$ 2.000 
Aspirador de póPara limpeza interna dos veículos, geralmente precisa ter alta potência de sucção com bicos adequados para aspirar carpetes, estofamentos, painéis e outras superfícies dos veículos.A partir de R$500
Compressor de arEquipamento para fornecimento de ar comprimido para serviços como limpeza de painéis, secagem de veículos e calibragem de pneus.A partir de R$1000
Produtos de limpezaProdutos de limpeza automotiva como sabão para carro, selante para brilho e proteção, limpa-vidros, esponjas, luvas e panos de microfibra.A partir de R$350 o kit de produtos

Como fazer a gestão de estacionamento e lava-rápido?

A gestão de estacionamento e lava-rápido requer muita organização, planejamento e normas que mantenham a alta qualidade dos serviços.

Tenha um bom sistema de cadastro de clientes

Trabalhar com um sistema de cadastro de clientes é praticamente obrigatório em um estacionamento. Assim é possível ter os dados dos donos dos veículos, como nome, telefone, e-mail, horários, placa, preferências, histórico de serviços realizados e informações de pagamento. 

Ter todos esses registros armazenados em um sistema com segurança de dados permite uma comunicação mais eficiente com os clientes, mais segurança para o estabelecimento, além de poder promover ações de marketing de relacionamento como promoções direcionadas, agendamento de serviços e fidelização.

Faça controle de estoque com inventários periódico

É importante manter um controle do estoque dos produtos de limpeza e outros itens utilizados no estacionamento e no lava-rápido. 

Faça inventários periódicos para verificar a quantidade de produtos disponíveis, controle as reposições e evitar desperdícios. Assim é possível comprar os produtos no tempo certo, impedindo a perda de serviços pela falta de itens.

Para isso, é importante utilizar um sistema de gestão de estoque, como um sistema de gestão ERP para facilitar o processo e garantir a precisão dos registros sem perda de tempo.

Acompanhe todos os serviços prestados

Mantenha um registro detalhado de todos os serviços automotivos prestados no estacionamento e no lava-rápido, incluindo dados do cliente, a data, hora e o tipo de serviço, valor cobrado e veículo atendido. 

O histórico dessas informações ajuda na organização financeira, no monitoramento do desempenho do negócio, na identificação de possíveis falhas e na avaliação da satisfação dos clientes. 

O mesmo sistema de gestão utilizado para o controle de estoque pode ser usado para o registro das vendas e cadastro de clientes.

Além da organização dos serviços, a gestão precisa treinar a equipe, estabelecer normas de padrão de qualidade e monitorar o desempenho para alinhar o que for preciso e garantir o sucesso do negócio. 

Mantenha a gestão fiscal e tributária em dia

Uma preocupação da gestão deve ser manter as obrigações fiscais e tributárias em dia. Isso inclui desde a emissão de notas fiscais ao pagamento correto de tributos e impostos.  Para isso, o meio mais fácil é contar com a consultoria de um contador terceirizado ou um BPO financeiro para garantir com facilidade o cumprimento das obrigações da empresa e evitar problemas com a Receita Federal.

Como fazer a gestão de estacionamento e lava-rápido?

Desenvolva uma boa gestão de fornecedores 

A gestão de fornecedores é essencial para garantir a manutenção do estoque e a qualidade dos serviços utilizados no estacionamento com lava-rápido. 

Portanto, busque estabelecer parcerias com fornecedores confiáveis e com bom histórico de entrega, qualidade e preço competitivo. 

Sempre pesquise muito todas as opções disponíveis, negocie prazos de pagamento e outras condições comerciais vantajosas. Estabelece um controle para as compras realizadas, verificando a qualidade e a validade dos produtos recebidos.

Mantenha o cadastro de todos os fornecedores com o histórico de pedidos e pagamentos. Essa atividade facilita a gestão e também pode ser feita através de um sistema ERP. 

Promova treinamentos de equipe 

Realizar frequentemente atividades de capacitação e treinamento da equipe é fundamental para garantir um serviço de alta qualidade em qualquer empresa, e em um estacionamento não é diferente!

Promova treinamentos para capacitar os colaboradores sobre o padrão de atendimento dos clientes, regras da empresa, técnicas de lavagem, manuseio de equipamentos e produtos de limpeza, controle de estoque e outras atividades relevantes para o funcionamento do negócio. 

Além disso, se você tem uma equipe interna, é essencial promover uma cultura de valorização dos colaboradores, reconhecendo o bom desempenho e incentivando o desenvolvimento de cada membro do time.

Realize o controle financeiro diário

Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cerca de 25% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros anos de atividade e, dentre os principais motivos para o fechamento, destacam-se a falta de capital de giro, a alta carga tributária e a falta de conhecimento em gestão financeira.

A gestão financeira é sempre um ponto crítico em todo negócio. É preciso muita organização nessa área para que a empresa evite prejuízos e consiga se manter ativa e crescendo. 

Por esses motivos, faça sempre feche o caixa no fim do dia, ou seja, registre todas as entradas e saídas de dinheiro, monitore as vendas e despesas, mantenha uma visão clara do andamento das atividades e identifique o que pode ser melhorado. 

Centralize dados para facilitar o acompanhamento

Tenha um sistema centralizado para armazenar e gerenciar os dados do estacionamento e do lava-rápido, pois isso é fundamental por uma série de motivos: relatórios estratégicos, prestação de contas, contabilidade, declaração de imposto de renda, entre outros.

Centralizar dados inclui organizar as informações dos clientes, dados financeiros do negócio, os registros de vendas, emissão das notas fiscais, inventário do estoque e etc. 

Novamente, um sistema de ERP ajuda nessa etapa, pois é mais seguro e fácil de organizar do que planilhas, por exemplo.

Foque sempre na experiência do cliente

A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso de empresas que prestam serviços. Então, desde o início da sua gestão de estacionamento e lava-rápido foque em promover:

  1. Um atendimento de qualidade
  2. Normas de qualidade na prestação de serviços
  3. Treinamentos para a sua equipe atender e realizar o serviço com maestria
  4. Ações que atendam as necessidades e expectativas dos clientes
  5. Organização, agilidade e segurança
  6. Atenção ao feedback dos clientes para identificar oportunidades de melhoria. 

Lembrando que clientes satisfeitos tendem a ser fiéis e a recomendar o estabelecimento a outras pessoas, contribuindo para o crescimento do negócio.

Como a tecnologia pode facilitar o gerenciamento de empresas de estacionamento e lava-rápido?

A tecnologia sempre pode oferecer uma série de benefícios para facilitar o gerenciamento de empresas de qualquer porte, principalmente as de pequeno porte que precisam sempre otimizar as atividades para ganhar tempo e eficiência.

Nós citamos o uso do sistema ERP em várias etapas porque é o software mais utilizado por todas os negócios, pois possui diversas funcionalidades necessárias no dia a dia, como a emissão rápida de todos os tipos de notas fiscais, cadastro de clientes, registro de vendas, gerenciamento de pagamentos, controle automático de estoque, entre muitos outros benefícios.

Se você quer conhecer um ERP com preços especiais para os pequenos negócios como estacionamentos e lava-rápidos, pode testar o sistema vhsys para conhecer e verificar como funciona.

Como fazer a gestão de estacionamento e lava-rápido?
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

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2 respostas

  1. Muito bom todas essas informações. Penso em abrir um LAVA A JATO (Diferenciado) e de baixo investimento.

    1. Olá, Bernon! Que bom que as informações do nosso blog foi útil para você!

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