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Como escolher o melhor sistema para oficina mecânica?

Tempo de Leitura: 6 minutos
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Escolher o melhor sistema para oficina mecânica é uma decisão fundamental para o sucesso do seu negócio. Com a crescente demanda por serviços automotivos de qualidade, ter um sistema eficiente pode fazer toda a diferença na gestão das operações diárias, desde o controle de estoque até o atendimento ao cliente.

Se você é dono ou está pensando em abrir uma oficina mecânica temos uma ótima notícia, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae a procura por esse tipo de serviço aumentou cerca de 8,44% nos últimos anos, isso porque o tempo médio em que o brasileiro permanece com o mesmo veículo subiu de 5 para 7 anos. 

Para ajudar a garantir o sucesso do seu negócio, nós preparamos um artigo cheio de dicas para a escolha de uma ferramenta essencial, o sistema para oficina mecânica. Vamos lá?

Qual a importância de um sistema para oficina mecânica?

Muitas oficinas, de diferentes portes (inclusive as MEs e EPPs), utilizam esse recurso, pois o sistema para oficina mecânica ajuda a gerenciar as principais áreas do negócio em um único lugar, com facilidade, segurança e muita praticidade, para que os gestores tenham mais tempo para focar estrategicamente na administração enquanto o sistema garante a organização da empresa nas atividades do dia a dia. 

Como escolher o melhor sistema para a sua oficina mecânica? 

Um sistema para oficina mecânica só tem benefícios a gerar no seu negócio! Por isso, vamos te dar algumas dicas sobre funções essenciais que você precisa garantir na hora de escolher o melhor sistema para a sua oficina mecânica. 

1. Emissão de nota fiscal 

A oficina mecânica é um negócio que lida com vários tipos de notas fiscais, desde a compra de peças com fornecedores até a emissão de notas para serviços prestados.

Então o primeiro passo é garantir que o sistema escolhido ofereça um emissor e notas fiscais rápido e prático, para facilitar o seu dia a dia. 

2. Emissão de boletos e cobranças 

A emissão de boletos e cobranças garante que o cliente possa realizar pagamentos de maneira fácil e segura.

Por isso, escolha um sistema que ofereça funcionalidades integradas para a emissão automática de boletos e o acompanhamento das cobranças. Isso facilita a gestão de recebíveis, reduz a inadimplência e melhora o fluxo de caixa.

3. Controle financeiro e fluxo de caixa 

O controle financeiro é uma das áreas mais desafiadoras e importantes para qualquer negócio, inclusive para oficinas mecânicas.

Por isso, é importante garantir que o sistema escolhido ofereça soluções completas para a gestão financeira, incluindo:

4. Controle de vendas 

Essa também é uma função essencial para a sua oficina mecânica, pois também é um recurso que garante praticidade e agilidade no dia a dia, facilitando o processo de vendas e permitindo um atendimento mais eficiente e profissional aos clientes.

Certifique-se de que o sistema escolhido ofereça um módulo de vendas completo incluindo um sistema PDV (ponto de venda), envio de propostas e orçamentos por WhatsApp, gerenciamento de vendedores e comissões e integração de vendas presenciais e online de forma automatizada.

5. Controle de estoque 

Abandonar as planilhas e migrar para um sistema automatizado é um grande avanço para o seu negócio, pois, com isso você pode administrar a entrada e saída de materiais, controlar movimentações e criar relatórios de estoque de forma eficiente. Isso otimiza a rotina da empresa e ajuda a ganhar mais tempo para focar no negócio!

6. Ordem de serviço 

O módulo ordem de serviço permite que você formalize as solicitações de serviços de forma rápida e prática, além disso você pode encaminhá-la por e-mail ou imprimir e entregar na hora para o seu cliente.

7. Relatórios 

Os números dizem muito sobre o futuro da sua empresa! Por isso, para que você, gestor, possa tomar decisões com segurança e evitar imprevistos, um sistema para oficina mecânica eficiente deve criar relatórios gerenciais em poucos cliques!

Porque o vhsys é o melhor sistema para sua oficina mecânica? 

Agora que você já entende quais são os principais requisitos para escolher um sistema para a sua oficina mecânica, vamos te mostrar porque o vhsys é a melhor opção, confira: 

✅ Fácil acesso: Além de ser online, o ERP vhsys está disponível para celular, tablet e notebook, tornando possível acompanhar e administrar seu negócio de qualquer lugar! 

✅ Cadastros organizados: Com o vhsys é possível realizar o cadastro de cada um dos seus clientes para atendê-los de forma personalizada e certeira com base em seu histórico, aumentando sua fidelidade e satisfação!

✅ Controle de vendas completo: O vhsys inclui um módulo de vendas completo, com todas as principais funcionalidades como PDV, envio de propostas via WhatsApp, gerenciamento de vendedores e integração de vendas.

✅ Controle de estoque: Com o vhsys, o estoque é atualizado em tempo real, toda vez que um produto é vendido, utilizado ou adquirido do fornecedor. O sistema também emite alertas sobre a quantidade mínima e máxima de produtos no estoque para facilitar a compra de novos equipamentos na oficina

✅ Controle financeiro: O módulo financeiro do sistema vhsys foi pensado e projetado para garantir um controle completo para o seu negócio.

Um dos grandes diferenciais do vhsys é a integração com todas as áreas do negócio. Isso significa que todas as informações financeiras estarão centralizadas em um só lugar

✅ Emissão de notas fiscais automatizada: Com o emissor de notas fiscais do vhsys é possível realizar a emissão de diversos tipos de notas, como NF-e, NFC-e, NFS-e e MDF-e com preenchimento simples e automático.

✅ Relatórios gerenciais rápidos: Crie relatórios gerenciais em poucos cliques para insights estratégicos.

✅ Suporte técnico especializado: Tem alguma dúvida sobre o sistema?  Na vhsys você tem um time de especialistas para te ajudar: sem robôs ou menus extensos que atrasam o seu atendimento! 

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Como gerenciar uma oficina mecânica?

Gerenciar uma oficina mecânica não é uma tarefa fácil, pois é preciso tomar conta de diversas áreas simultaneamente para garantir que tudo funcione corretamente. Se você está na dúvida sobre por onde começar, não se preocupe, nós trouxemos algumas dicas práticas para te ajudar, confira: 

1. Cuide bem de seus equipamentos

Máquinas e ferramentas de qualidade garantem a realização de reparos precisos e rápidos, além de reduzirem a necessidade de retrabalho.

Então, embora sejam um investimento mais alto em termos financeiros, bons equipamentos aumentam a produtividade e a lucratividade da empresa, além de ajudar na fidelização de clientes pelo ótimo trabalho prestado.

2. Escolha os produtos certos para sua oficina

Trabalhar com produtos de alta qualidade e adequados para cada tipo de serviço é essencial para garantir uma boa durabilidade nas reparações.

Além disso, utilizar produtos de qualidade evita problemas futuros e retrabalhos, contribuindo também para a satisfação do cliente e a reputação da sua oficina. Para isso, você terá que pesquisar e selecionar bons fornecedores, além de ter um ótimo controle de estoque.

3. Invista em mão de obra treinada e qualificada 

Apenas profissionais qualificados são capazes de realizar reparos duradouros e de qualidade, atender clientes com eficiência e contribuir para a imagem positiva da empresa. 

Portanto, no momento de contratar profissionais para a equipe da oficina, faça um processo seletivo justo e sério. Além disso, lembre-se que um bom gestor também investe na capacitação, treinamentos.

4. Precifique seus serviços de forma justa e competitiva

Estabelecer preços de forma justa e competitiva é fundamental para atrair clientes e garantir a saúde do seu negócio. 

O processo de precificação envolve todos os custos envolvidos, como mão de obra, peças, equipamentos e despesas operacionais. Realize uma pesquisa de mercado para entender os preços praticados pelos concorrentes e fazer ajustes conforme necessário para manter-se competitivo sem comprometer a qualidade do serviço.

5. Mantenha um ambiente limpo e organizado

Garantir a limpeza e organização do ambiente de trabalho é fundamental para uma oficina mecânica. 

Além de manter um ambiente agradável para toda a equipe trabalhar e para receber os clientes, a organização facilita a localização de peças e ferramentas no estoque, melhora o andamento dos serviços, aumenta a produtividade e pode até reduzir o tempo de espera dos clientes.

6. Estabeleça uma comunicação clara e um bom relacionamento com seus clientes

Não é segredo pra ninguém que um bom relacionamento e comunicação são fundamentais para a atração e retenção de clientes. Um cliente satisfeito é a melhor propaganda para a empresa, por isso leve a sério o marketing de relacionamento na sua gestão! Combinado?

7. Use a tecnologia para otimizar a sua gestão

Esse conselho pode ser considerado o verdadeiro “pulo do gato”! Já pensou em otimizar o tempo da sua equipe, automatizar tarefas repetitivas, e de quebra garantir uma gestão mais precisa e assertiva? Hoje você consegue fazer tudo isso de uma só plataforma onde o empreendedor poderá consultar cadastro de clientes e fornecedores, dados financeiros, de estoque, vendas, ordens de serviços e muito mais. 

Um sistema para oficina mecânica poderá transformar dados complexos em informações relevantes para o seu negócio, com isso, você terá uma visão ampla e estratégica de todos os setores da sua oficina mecânica. 

karin - redatora de conteúdo de empreendedorismo e gestão
Karin Prestes

Graduada em Marketing, com especialização em Marketing Digital, sou uma redatora entusiasta da comunicação, tecnologia e inovação. Busco integrar técnica e paixão para oferecer aos micro e pequenos empreendedores conteúdos esclarecedores, capazes de desmistificar temas complexos e ajudar efetivamente no seu dia a dia.

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