Oficialmente entramos no último mês do ano e, após tantos desafios decorrentes de uma crescente instabilidade econômica, é hora de analisar o desempenho da sua empresa e programar os passos para o próximo ano.
Acompanhe nosso artigo com dicas para o planejamento da sua empresa
Planeje o último mês
Enfim, é dezembro. Mas, quem acha que é hora de descansar, se engana. Dezembro é o mês do Natal e do Ano Novo, portanto, um dos meses mais esperados para comerciantes e prestadores de serviços.
Mantenha o ritmo e liste as tarefas que estão pendentes, quais estão em andamentos e acompanhe passo a passo cada uma delas para fazer ajustes, se necessário, e evitar transtornos.
Feedback dos colaboradores
No final do ano, é essencial realizar uma pesquisa de clima organizacional dentro da empresa. Conversar com os seus colaboradores permite avaliar os pontos fracos e fortes da sua gestão, bem como, a interação e o desempenho da sua equipe.
Além disso, com os resultados do feedback você tem a chance de fazer um novo planejamento para a gestão de pessoas, pensando no que motiva a sua equipe e de que formas eles se sentem valorizados.
Feedback dos clientes
O feedback dos clientes é crucial para você avaliar a performance geral da sua empresa. Elabore uma pesquisa de opinião para avaliar o nível de satisfações dos seus clientes em relação aos serviços e produtos da sua empresa.
A partir dos resultados da pesquisa é possível planejar suas tarefas e investir em táticas para fidelizar seus clientes, aumentando seu engajamento com a marca e melhorando o posicionamento da sua empresa no mercado.
Planejamentos futuros
Já conversamos em outras ocasiões da importância de registrar todos os movimentos da sua empresa para avaliar o seu desempenho. Ter o controle diário do fluxo de caixa, regularmente realizar o cálculo de ROI para avaliar o retorno dos seus investimentos e acompanhar o desempenho da empresa permite traçar estratégias para aprimorar seus resultados e reavaliar o seu negócio.
Ter em mãos os resultados dessas análises feitas ao longo do ano permite estabelecer novas metas e, no futuro, melhorar a performance interna e externa do seu negócio. Para isso, conte com uma boa ferramenta de gestão que contribua para o controle e otimização dos processos da sua empresa.
E você, está preparado para o fim de ano?