Folha de pagamento: informações

Consultor VHSYS

Folha de pagamento: informações

Quais informações precisam constar na folha de pagamento? O que significa cada item? Como fazer o cálculo de desconto na folha de pagamento? Serão as perguntas que orientarão a escrita deste artigo. Vamos lá?

Folha de pagamento: definição

A folha de pagamento é um documento trabalhista, que preparado por pessoas jurídicas, deve indicar o valor das despesas de uma empresa com pessoal e encargos referentes a um mês de trabalho.

Planilha Contas a pagar download

Em resumo, trata-se de um documento onde serão descritos os fatos relacionados ao desenvolvimento do trabalho. A redação deve ser clara, transformadas em fatores numéricos, pode meio de códigos, quantidades, referências, valores e porcentagens. Ainda nesse documento, deve constar o recibo de pagamento de cada colaborador.

Obrigatoriamente todo mês as empresas devem gerar a folha de pagamento, demonstrando o nome do funcionários, seu salário e os descontos trabalhistas necessários. Deve indicar a demonstração da base de cálculo do INSS, IRRF e FGTS e seus descontos. Mostrando ainda o valor líquido que será efetivamente recebido pelo trabalhador.

Descontos

Antes de o funcionário receber o seu salário da empresa, verifica-se o número de faltas injustificadas e outros descontos. Nesse momento, o contracheque deve indicar quais os descontos de maneira descriminada. Os principais tipos de descontos na folha de pagamento são:

Faltas: para quando o funcionário se ausentar do trabalho por motivos não previstos em lei. Faltas medem-se em relação a dias.

Atrasos: idem ao item anterior. Atrasos medem-se em horas.

Vale-refeição: desconto limitado a até no máximo 20%.

Vale-transporte: desconto de no máximo 6% do salário.

Contribuição sindical: taxa que o empregado deve à sua representação sindical e a sua contribuição é de 01 dia de trabalho no exercício anual de sua atividade, normalmente ocorre o desconto em março de cada ano, porém caso não tenha sido descontada deverá ser feita no mês seguinte à admissão.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

INSS: refere-se ao mês em que o serviço foi prestado. Varia de acordo com a categoria.

Imposto de Renda: também descontado do salário, o valor é derivado das contribuições obrigatórias, sua alíquota é de 8%.

Como sua empresa organiza as folhas de pagamento? Há um determinado setor para isso, ou é o empreendedor que assume essa responsabilidade? Este artigo ajudou?

Caso tenha sentido falta de abordarmos algum tema, comente e deixe sua sugestão.

Compartilhe!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações