Conecte-se ao empreendedorismo

Fluxo de caixa: Qual a melhor forma de mantê-lo atualizado?

Tempo de Leitura: 2 minutos
imagem padrao
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O fluxo de caixa, uma ferramenta de controle da movimentação financeira, é um importante recurso para gestores entenderem como anda a empresa já falamos muito sobre fluxo de caixa aqui no blog, hoje daremos dicas de como manter um fluxo de caixa atualizado e eficiente.

Manter o fluxo de caixa atualizado facilita na hora de saber qual é o valor das obrigações assumidas, bem quais as entradas e como aplica-las. Entende-se por fluxo de caixa a diferença entre os pagamentos e recebimentos, durante um período de tempo determinado. Quando negativo, a análise do fluxo de caixa mostra que a empresa está gastando mais que recebendo, sendo necessária a revisão dos gastos. Bem como, em caso positivo, indica que a empresa está mantendo suas obrigações de modo satisfatório, tendo boas disponibilidades e condições financeiras.

Planilha fluxo de caixa download

Existem diferentes maneiras de se calcular o fluxo de caixa. montar planilhas é uma delas. Como primeiro passo, separe as saídas de dinheiro em três categorias: despesas, fornecedores e outras saídas.

Na categoria das despesas, coloque as administrativas, como papelaria, correio e telefone, por exemplo. Em fornecedores, anote todos os pagamentos feitos a empresas ou pessoas que fornecem material necessário ao desenvolvimento dos produtos ou serviços de sua empresa.

Já nas outras saídas, descreva eventuais pagamentos de empréstimos, tributos e investimentos. No que toca às entradas, demonstre quais produtos ou serviços têm trazido, bem quais os valores. Para realizar o fluxo de caixa dessa maneira o mais importante é o comprometimento de quem o faz, todas as informações devem ser anotadas diariamente. O que pode resultar um tanto cansativo.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Por isso, uma das alternativas mais acertadas, e seguras, é a adoção de um programa de análise de fluxo.

A VHSYS, por exemplo, oferece um software bastante acessível, por meio do qual é possível ter acesso às informações gerencias de sua empresa, com apenas um clique. Com ele, o gestor pode criar relatórios do fluxo de caixa, com informações mensais, anuais (mesmo de modo retroativo).

Além do extrato resumido e detalhado, ele mostra o saldo de todas as contas, sejam receitas ou despesas, todas já categorizadas financeiramente. Outra facilidade é a geração de estatísticas, que demonstram como e onde o dinheiro tem entrado e por onde ele tem escapado.

Você pode conferir outras vantagens na nossa página de Funcionalidades

E, você, como mantém o fluxo de caixa de sua empresa atualizado? Comente.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!