É possível crescer na crise? Para muitos empresários essa é uma pergunta sem resposta ou até mesmo inviável de se imaginar. Entretanto, é nesse momento de turbulência econômica que devemos arrancar a venda dos olhos, arregaçar as mangas e pisar fundo em busca dos objetivos.
O que você vai encontrar?
TogglePara lhe ajudar nessa jornada, preparamos algumas dicas de como você deve se portar para continuar crescendo em meio a uma crise econômica.
Não espere a crise passar para começar a crescer
Quando o gestor percebe que a crise está começando a afetar o seu negócio, é normal assumir uma postura mais defensiva. Nesse momento, o próprio gestor prefere optar por um planejamento que possibilite cortes de custo dentro do seu negócio. Imaginando que essa é a melhor decisão a ser tomada e acaba deixando projetos de expansão ou novas ideias para o futuro.
Entretanto, é muito difícil prever o término de uma crise, e esperar o fim dela para começar a reestruturar a empresa pode ser uma decisão muito arriscada, que pode afetar diretamente o futuro de seu empreendimento. Fique atento e não deixe que a crise impeça você de enxergar oportunidades para crescer, até mesmo quando seus concorrentes ou todo o restante do mercado não está.
Pesquisa de mercado
Em tempos de crise, mais do que nunca o conhecimento a respeito do mercado que o cerca pode ser a chave para o crescimento de sua empresa. Não deixar de investir dinheiro e, principalmente, o seu tempo em pesquisas de mercado tornou-se a decisão mais acertada.
Além de entender a postura do seu consumidor, o gestor ainda pode descobrir uma nova oportunidade de negócio para sua empresa, alavancado as vendas. Nesse post aqui, mostramos um modelo de pesquisa de mercado bem eficiente e que pode ser aplicado em todo o tipo de negócio.
Realinhar as estratégias e traçar novos planos
Sabemos que o mercado não é estático. Entender que aquelas estratégias que antes da crise estavam dando certo, agora podem ser menos eficazes. Por isso, é muito importante ficar atendo ao que está acontecendo e estar preparado para adaptar-se em diferentes situações.
Pensar em novas estratégias de mercado pode ser um diferencial competitivo e fará com que o empresário tenha uma visão mais detalhada do seu negócio. Oferecer uma linha de produtos com preços reduzidos, por exemplo, pode ser um bom atrativo para chamar atenção de novas oportunidades, e assim, contribuir para a expansão de seu empreendimento.
Oportunidades no ambiente online
Com o avanço tecnológico, os consumidores estão procurando cada dia mais novas opções e maiores comodidades na hora de realizar suas compras. Por isso, é muito importante que o gestor esteja sempre se atualizando, acompanhando as novas tendências do mercado. Disponibilizar alternativas para que seu público alvo possa encontrar com facilidade a sua empresa, também no ambiente online, é primordial para o crescimento do seu negócio em qualquer momento econômico.
Algumas vantagens que o empresário pode encontrar na hora de inserir sua loja no ambiente online é a possibilidade dela ficar disponível 24 horas por dia, aumentando a liberdade do consumidor de adquirir um produto ou contratar um serviço a qualquer hora, de qualquer lugar com conexão a internet. Além disso, outro diferencial é que todo o processo de compras fica automatizado e o empresário pode, por exemplo, reduzir a média de vendedores em sua loja física e aumentar o foco na loja online.
Todas as dicas que mostramos devem ser complementadas com inovação, criatividade e, sobretudo, perspicácia para analisar de forma criteriosa todos os ambientes da empresa e quais ações pode ser adaptadas no seu ambiente empresarial. Superar a crise e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece é parte primordial para o sucesso do seu negócio!
E você, já sabe qual estratégia usar? Comente conosco!