Conecte-se ao empreendedorismo

Dicas para se tornar um produtor rural a longo prazo

Tempo de Leitura: 4 minutos
Produtor rural: aprenda agora mesmo como você pode se tornar um! Separamos as 4 dicas para te auxiliar nesse processo e trazer oportunidades para você.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Sabemos que ter sucesso e se destacar em nossas profissões nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, ter acesso às informações que te direcionam para esse caminho, com certeza é uma alternativa bastante inteligente para todos nós, mas principalmente para você que deseja se tornar um produtor rural!

Afinal, a profissão está em alta no país, de acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  o número de produtores rurais em 2018, chegou a 4,8 milhões, salientando toda presença e importância do setor para o nosso desenvolvimento e economia.

E você está interessado em seguir essa profissão? Então bora descobrir como você pode se tornar um produtor rural de sucesso.

Como ser um produtor rural?

Antes de descobrirmos o que você precisa saber sobre ser um produtor rural, você sabe quais são as atividades que o produtor rural desempenha em seu dia a dia?

O produtor rural, realiza atividades do ramo da agropecuária, no qual o principal objetivo é realizar a produção/cultivo de algo para comercialização.

Dessa forma, sua rotina engloba atividades como: extração de vegetais e cultivo, silvicultura, pesca, aquicultura, criação de animais, extração de produtos primários, e ainda se enquadram também atividades não agrícolas que respeitem a função social da terra. 

Mas a grande pergunta é: como eu posso me tornar um produtor rural?

Se você deseja se tornar um produtor rural, o primeiro passo é entender qual atividade você deseja exercer, quais são os seus objetivos e metas, para que dessa forma você saiba para onde precisa caminhar, e quais obstáculos te esperarão. Listamos abaixo 4 passos para você seguir! Veja só:

Planejamento Estratégico

Antes de tomar qualquer decisão, um dos passos mais importantes é se planejar! 

Você deve elaborar um planejamento estratégico, que é basicamente um documento que reúne informações importantes para a criação e desenvolvimento do negócio.

Com ele, você terá a definição de maneira clara e objetiva sobre suas metas, como você poderá alcançá-las e qual é o período.

Uma ferramenta bastante aplicável para isso, é a análise FOFA que em suma, permite a definição das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao seu negócio, englobando características internas e externas! 

Sua aplicação é fácil e bastante eficaz, permitindo uma preparação para as ações que devem ser tomadas diante do andamento dos trabalhos, proporcionando mais qualidade e eficácia para todo o processo.

Planejamento Financeiro

A elaboração do planejamento financeiro, te fornecerá informações com base nos dados levantados, permitindo que o seu investimento, seja ele em maquinário, produtos, mão de obra, entre outros, seja realizada aproveitando o máximo do mercado, e minimizando os custos.

Outra dica, é pesquisar em diversas fontes sobre o valor, qualidade de serviço, entrega e suporte que os fornecedores podem te oferecer, para garantir a realização de um bom negócio e uma bela compra! 

Afinal quem aí adora sentir aquela sensação de ter feito uma compra bem sucedida? 

Planejamento de equipe

Certifique-se sobre o propósito da equipe que trabalhará com você, sejam eles familiares ou amigos! Afinal, o seu negócio caminhará muito mais saudável se a sua equipe compartilha os ideais da sua empresa, e querem se esforçar para alcançar os resultados e metas traçadas.

Vale ressaltar, que você também precisa fazer a sua parte! Invista no desenvolvimento dos seus colaboradores, e promova suporte, aplicando uma gestão parceira, que entende e compreende as necessidades do colaborador!

Trabalhe para motivar a sua equipe, engaje-os da melhor maneira, e você verá na prática os bons frutos que essa relação pode trazer!

Aprimoramento de conhecimento

Se você busca o crescimento, e quer se manter de maneira competitiva no mercado, tenha em mente o aprimoramento e a busca contínua pelo conhecimento!

Aproveite os recursos existentes no mercado, afinal  hoje em dia, existem diversas possibilidades de aprimoramento de gestão, liderança, finanças entre outros, totalmente de maneira gratuitas, como os cursos oferecidos pelo Sebrae.

Não se esqueça de procurar o Sindicato Rural da sua cidade para tirar suas principais dúvidas e buscar informações que possam te auxiliar quando necessário! 

Além disso, faça contato com os produtores da sua região e busque construir uma boa relação com seus novos amigos de profissão!

Após descobrir essas super dicas, seguimos para um assunto muito importante! Você sabe como legalizar o seu negócio rural? 

Como se legalizar?

Para legalizar o seu negócio, você precisa adquirir Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) junto a órgãos federais, estaduais e municipais. Depois disso, você poderá solicitar CNPJ ou o registro de produtor rural, que será obtido mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Cópias do CPF e RG e da escritura de posse da terra,
  • Cópias do imposto territorial rural (ITR),
  • Cópias do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR)
  • Cópias do comprovante de endereço; 
  • A matrícula do imóvel atualizada.

Os órgãos responsáveis para os demais segmentos são:

  • Agricultores ou pecuaristas,  devem se dirigir ao órgão responsável pelo registro é o Instituto de Desenvolvimento Rural (RURAP). 
  • Pescadores, piscicultores e aquicultores, devem realizar a inscrição junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Depois de realizado o registro e obtidos os documentos, o talão para a realização de notas fiscais devem ser solicitados na Secretaria da Fazenda. 

Continue a leitura para entender como é importante definir o nicho de atuação!

Qual Nicho vai atuar?

A definição do nicho de atuação permite um maior direcionamento sobre as ações, além disso especificar um nicho, oferece respostas para as perguntas como: “quem será o meu fornecedor?”, “qual é o meu público?”, “o que eu preciso produzir?”, “quais máquinas preciso?” entre outras…

Quando você define um nicho de atuação você consegue elaborar um plano estratégico mais direcionado, além disso, a melhor definição permite que o trabalho seja focado para a vertente definida, trazendo maiores chances de resultados, visto que não haverá dispersão sobre o enfoque.

Invista em tecnologia, e se destaque! 

Produtores que investem em tecnologia para a produção rural conseguem produzir mais e melhor, além disso aplicam uma gestão mais efetiva. 

A tecnologia está presente em todos os cantos do nosso país, e tem aprimorado o relacionamento entre as empresas e os clientes, isso é um fato! Mas e você vai ficar de fora?

Nós da vhsys contamos com um sistema muito eficiente de gestão empresarial para você produtor rural! Seja você um produtor iniciante, médio ou grande porte nós podemos te ajudar a maximizar os seus resultados!

Livre-se das preocupações com anotações, rascunhos e planilhas! Nosso sistema oferece a você a integração dos setores do seu negócio, promovendo a centralização de todas informações em um só lugar!

Nosso sistema permite: emissão de notas, controle financeiro, controle de vendas, controle de estoques e muito mais!

Então se você ficou interessado clique no botão abaixo e comece a testar o nosso sistema de maneira totalmente gratuita por até 7 dias! Você não vai deixar passar essa super oportunidade não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!