Dicas para realizar a gestão da cadeia de suprimentos

Jorge

Dicas para realizar a gestão da cadeia de suprimentos

É normal em empresas de pequeno e médio porte que gestores dediquem muito de seu tempo para a organização da cadeia de suprimentos. No entanto, quando não há especialização, a gestão é feita de modo intuitivo e nem sempre acertado. Para melhorar esses processos, neste artigo vamos falar sobre como organizar suas rotinas e procedimentos na gestão da cadeia de suprimentos.

Cadeia de suprimentos: o que é?

A cadeia de suprimentos, do inglês supply chain, é a corrente formada por diferentes empresas conectadas com o objetivo de entregar determinado serviço, ou produto, ao mercado. Trata-se, portanto, da relação entre distintas funções: fornecedores de matéria-prima, fabricantes, estoques, transportadoras e varejistas.

A gestão da cadeia de suprimentos significa o processo, por meio do qual, é possível gerenciar estrategicamente os diferentes fluxos – de bens, serviços, fluxo financeiro e de informações – aliados às relações entre as empresas.

Otimizar os processos, garantindo a redução do estoque e a entrega com qualidade e correspondente à demanda dos clientes é a principal vantagem da gestão bem feita.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Para isso, é preciso integrar os processos internos e externos. Isso inclui, por exemplo, o planejamento de compras, a supervisão dos materiais, os fluxos financeiros, os prazos dos fornecedores, e muito importante, a gestão do estoque. Desse modo, a previsão das demandas e logística em geral está sempre em constante observação.

O principal obstáculo enfrentado pelas empresas é não possuir um sistema de controle sobre toda a cadeia. Esse problema pode ser superado se o gestor souber como criar uma equipe bem preparada. A assessoria de profissionais, como contadores e administradores é o primeiro passo.

Um modelo básico de gestão da cadeia de suprimentos deve incluir métodos para melhorar o rendimento de atividades centrais, tais como:

  • Previsão e planejamento baseado na demanda;
  • Localização de fornecedores de suprimentos;
  • Fabricação do produto;
  • Armazenagem do produto;
  • Entrega do produto;
  • Pós-atendimento.

Para uma gestão eficiente é importante descobrir maneiras de fazer com que as etapas descritas a seguir sejam cumpridas com rapidez e qualidade. Contar com um software de gestão em sua empresa pode ajudá-lo. A VHSYS oferece soluções adequadas às suas demandas, conheça mais sobre nossa ferramenta clicando aqui.

Como sua empresa tem lidado com essas questões? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações