Conecte-se ao conhecimento

5 dicas para criar um ambiente de trabalho motivador

Você já sentiu que sua equipe estava um pouco desmotivada? Esse, infelizmente, é um problema que acontece em muitas empresas, e os motivos são os mais diversos: falta de reconhecimento por parte da gestão, número alto de demandas, falta de oportunidade de crescimento etc.

Sabendo que essa é uma situação comum enfrentada por muitos negócios, você, como dono(a) do próprio negócio, precisa ser a pessoa responsável por promover o engajamento de todos que trabalham com você.

E para te ajudar nisso, separei 5 dicas para que você inclua na sua lista de tarefas, pensando na melhoria do engajamento da sua equipe. Mas antes, entenda melhor o que é esse tal engajamento:

O que é engajamento de equipe?

Primeiramente, é importante saber que o engajamento da pessoa trabalhadora é muito mais do que apenas se ela gosta ou não do que faz. O engajamento é sobre saber sobre o comprometimento da pessoa em relação ao seu negócio e como ela se mantém motivada.

Em resumo, uma pessoa engajada com o trabalho está motivada a dar o seu melhor em prol das metas e, principalmente, do objetivo comum da empresa. Além disso, uma equipe engajada terá sempre uma compreensão clara dos objetivos do trabalho que realizam.

Para as pessoas engajadas, o trabalho é muito mais do que o salário no final do mês, é o relacionamento saudável com os colegas de trabalho, um ambiente propício para a realização das tarefas, e tudo mais o que pode refletir em seus resultados individuais.

Se você quer saber como manter sua equipe de trabalho engajado e comprometida com os objetivos da empresa, veja as 5 dicas que separamos para você:

1 – Forneça as ferramentas necessárias

O fornecimento de ferramentas de trabalho necessárias é uma das ações mais importantes para manter o engajamento das pessoas trabalhadoras, e também uma das mais negligenciadas.

Quando as pessoas têm acesso fácil às ferramentas necessárias para realizar suas tarefas elas tendem a serem mais produtivas, mantendo um engajamento suas obrigações e com a empresa como um todo.

Além disso, não é somente sobre as ferramentas de trabalho, mas também sobre os processos que a empresa utiliza para desenvolver o trabalho e também as capacidades organizacionais disponíveis.

Com a transformação digital que as empresas estão passando nos últimos anos, os processos tendem a ficar mais complexos, ressaltando a importância da empresa fornecer uma boa infraestrutura para que a equipe não esteja em um ambiente ineficiente que impossibilitem de realizarem suas tarefas.

2 – Demonstre confiança

Você como líder, mais do que ninguém, deve mostrar que confia no trabalho da sua equipe para tomar as decisões certas. Uma das formas de demonstrar confiança é dando liberdade para a equipe ser criativa e inovadora em suas tarefas.

Estabelecer regras e passos para a realização do trabalho faz com que a equipe não se sinta segura o suficiente para tomar as próprias decisões, desenvolvendo um sentimento de incapacidade. E isso pode impactar diretamente nos resultados.

Demonstre confiança também oferecendo outras responsabilidades para a equipe, e quando falamos em responsabilidade não é sobre mais demanda, mas sim sobre a capacidade de exercer uma nova atividade. 

3 – Dê voz às pessoas que trabalham com você

Para o funcionamento de um negócio é preciso mais do que apenas uma pessoa, fazendo com que haja uma variedade de visões e pontos de vista dentro da empresa. 

Essa diversidade de pensamentos e opiniões das pessoas trabalhadoras devem ser sempre ouvidas e recebem a devida atenção. Mas isso não diz respeito apenas à identificação e resolução de problemas. Essa ação também é importante para que as pessoas se sintam valorizadas em seu trabalho.

Utilize algum canal de comunicação para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões, suas ideias e também dar feedbacks. Com o monitoramento dos feedbacks das pessoas da equipe você pode detectar e solucionar problemas em potencial.

4 – Invista em treinamentos

Parte do seu trabalho é ajudar a sua equipe a atingir seus objetivos profissionais. Uma forma de promover esse desenvolvimento é por meio de cursos, palestras, workshops, bolsas de estudo etc. 

Quando  a  sua empresa tem pessoas focadas em oportunidades de crescimento seja na função atual ou em um novo cargo, maior é a probabilidade de permanecerem engajados e menor a de procurar outra empresa.

Considere a criação de um plano de carreira individual e acompanhe o desempenho das pessoas. Isso vai ajudar eles conquistarem não só os objetivos pessoais, mas também os objetivos da empresa. 

5 – Tenha um propósito claro

Todo e qualquer trabalho precisa ter um significado. Revisite a missão e os valores da sua empresa e promova junto ao objetivo da sua equipe para que possam incorporá-los todos os dias. 

As pessoas que trabalham em sua empresa precisam saber o que a organização representa, pois a partir disso eles conseguirão medir se aquilo se alinha ou não com seus próprios valores.

Outra maneira de demonstrar o propósito à sua equipe é mostrar os efeitos positivos que seu trabalho reflete sobre o ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. Isso ajuda a estimular um senso de propósito nas pessoas também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.