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7 dicas para Loja de Roupas: como atrair, vender e fidelizar

Tempo de Leitura: 5 minutos
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O varejo de moda sofreu quedas significativas diante do cenário em que estamos vivendo. A pandemia e seus efeitos mostraram que o varejo tradicional agora está ficando ultrapassado.

Vários lojistas estão reavaliando e revendo suas estratégias e técnicas para manter a marca bem-vista e agradar os clientes que estão cada vez mais exigentes.

Ou seja, este é o momento de se reinventar para alavancar seus resultados e evitar qualquer retrato de declínio.

Por isso, separamos algumas dicas simples e primordiais que somadas serão favoráveis ao seu negócio.

Confira!

1- Conheça melhor o seu público

Em um mercado com constantes mudanças, vender roupas de forma genérica é um tiro no pé. Identificar seu público alvo é o passo essencial para uma construção de relacionamento cada vez mais próximo com o seu cliente.

Por isso, é importante saber exatamente quem são eles para se conectar de forma eficiente.

Saiba se comunicar

Jamais utilize a comunicação em massa, pois se você mira em todo mundo, não se comunica com quem realmente interessa. 

Conhecer quem são seus potenciais clientes, suas necessidades, gostos, idade e estilo, fará com que você se comunique com qualidade.

Se adeque às necessidades do seu público

Existem diferentes tipos de clientes, cada um com necessidades e gostos específicos. 

Ao perceber o que seu cliente busca e precisa, você poderá criar uma abordagem que chegará até ele, fazendo com que sinta segurança para adquirir algo da sua loja.

2 – Ofereça um atendimento de qualidade

Quando a sua loja de roupas é reconhecida não somente por oferecer produtos de qualidade em um setor amplo e competitivo,  você estará mais próximo ao sucesso. Oferecer um atendimento personalizado, humanizado e empático, não garante apenas a satisfação, mas também a fidelidade do seu público.

Veja algumas dicas importantes para garantir um atendimento de qualidade ao seu público:

  • O atendimento personalizado é o que diferencia sua empresa da concorrência;
  • Conhecer bem todas as peças, seus preços, materiais e características particulares vai te ajudar a falar com propriedade do que está oferecendo;
  • Não venda roupas, venda estilo: entenda a imagem que o cliente quer passar usando aquela peça, oriente e apoie ele nessa escolha;
  • Não venda roupas, venda solução: analise o que seu cliente precisa naquele momento e ofereça a solução, ofertando a peça ideal;
  • Não venda preço, venda valor: agregue valor às suas peças, informe benefícios e o preço será apenas um detalhe
  • Aborde do jeito certo e na hora certa: observe e encontre aberturas no comportamento do cliente para chegar amigavelmente, passando segurança;
  • Mantenha seu estoque sempre organizado estrategicamente tanto para o atendimento presencial quanto para o online, separe em catálogos, pastas com fácil acesso.

3 – Crie canais de atendimento

Você sabe como escolher o melhor canal para sua loja? 

Lembre-se, primeiramente, que estar no máximo de canais possíveis não significa ter uma estratégia bem planejada. É preciso filtrar antes o que funciona melhor e tem mais impacto para o seu negócio. 

Uma boa tática é combinar a loja física com redes sociais. Canais combinados significam maiores chances de vendas.

Redes sociais, como o Instagram e Facebook, já possibilitam a oferta de produtos. No Facebook, por exemplo, é possível criar a página do seu negócio e também vender pelo marketplace, pensando em atingir possíveis compradores na sua região.

Já o Instagram oferece a opção de mostrar valores de cada produto nas próprias fotos, isso quando a empresa possui uma página corporativa. Com apenas um clique, o comprador é direcionado para a página de compra e pode adquirir o produto que desejar.

O WhatsApp também é uma rede que não fica de fora. Ele é um dos canais de atendimento mais efetivo nesse nicho da moda, pois é um contato mais próximo e esclarecedor para seus clientes que, muitas vezes, querem detalhes da peça.

4 – Esteja atento(a) às tendências

Se uma das certezas do mundo é a mudança, isso certamente também se manifesta nesse nicho de moda. 

Observar as tendências do momento é uma premissa para que você consiga traçar metas realistas e encontrar meios de se diferenciar e se destacar entre seus concorrentes.

Se manter bem informado faz com que você seja capaz de enxergar possibilidades de mudança, sendo esse um dos maiores desafios nas empresas. 

Prever novos comportamentos e tendências de mercado pode fazer toda diferença para que você lance uma campanha ou compre uma nova coleção, por exemplo

Estude hábitos e preferência do consumidor atual, fique atento às novas tecnologias e esteja sempre um passo à frente da sua concorrência.

Como Steve Jobs disse: “Inovação é o que distingue um líder de um seguidor”. Ou seja, se você descobrir uma tendência antes da sua concorrência, sua loja pode se tornar pioneira.

5 – Use comunicação visual para atrair mais clientes

Dê uma atenção especial para sua vitrine, ela é a primeira impressão que o seu cliente terá de sua loja. 

Sua vitrine precisa ser atraente e transmitir informações sobre o que será encontrado no interior da sua loja de forma rápida. Isso, com certeza, poderá garantir a entrada dos clientes na loja para conhecer seus produtos.

Pensando agora no interior da loja, separe suas peças por estilo e também por categorias. Comece separando as peças por gêneros, masculino, feminino e unissex. 

Depois separe por tipo, como calças, vestidos, blusas, shorts, saias etc. Isso irá proporcionar um visual mais harmônico, ajudando seu cliente a encontrar o que ele deseja.

No online, o objetivo é o mesmo, mas sendo ainda mais desafiador, pois você precisa encantar seu cliente sem que ele toque ou prove a peça. 

Sendo assim, suas roupas devem ser atrativas o suficiente a fim de convencer seu cliente a desejar aquela peça. Vários fatores são importantes para atrair o público, mas, nesse caso, a qualidade das fotos é o fator determinante da compra.

Por isso, priorize os seguintes detalhes: 

  • Boa iluminação
  • Fotos de diferentes ângulos da peça
  • Detalhes
  • Fotos em corpos reais

6 – Monte uma loja virtual

Você já deve ter ouvido falar que não é o mais forte que sobrevive, mas sim o que consegue se adaptar mais rápido. 

Essa frase nos ajuda a entender que não podemos ignorar a evolução digital, onde cada vez mais as pessoas estão conectadas em seus smartphones acompanhando as novidades.

Desconstrua a ideia de que criar uma loja virtual é coisa de outro mundo ou precisa de um profissional qualificado para isso. Basta fazer uma pesquisa cautelosa para encontrar diversas soluções baratas e acessíveis para anunciar seu produto.

Ter uma loja virtual é atingir pessoas em qualquer lugar 24 horas por dia, 7 dias por semana, e ainda ter métricas de absolutamente tudo. Por exemplo, se você está em uma loja física, dificilmente conseguirá medir quantas pessoas passaram pela porta da sua loja, quantas entraram, quantas compraram e quem são aquelas pessoas. 

Com a sua Loja Virtual, além de conseguir ter informações mais específicas sobre os visitantes, você conseguirá usar elas para melhorar ainda mais os seus serviços.

7 – Promova ofertas e descontos

Nós sabemos que abaixar os preços dos produtos é uma das primeiras coisas que vêm à mente quando pensamos em fazer promoções, mas essa não é a única maneira.

Veja algumas ideias abaixo:

  • Ofereça brindes; 
  • Frete grátis acima de um determinado valor;
  • Promoção progressiva: incentive seu cliente a levar mais peças para pagar um valor menor do que se levasse apenas uma peça, por exemplo.
  • Divulgação: ofertas são atrativas, mas elas precisam ser conhecidas pelo seu público;

Tem mais alguma dica que você também considere importante e que ficou de fora do post? Comente aqui abaixo:  

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

6 respostas

    1. Olá, Rayana, tudo bem?
      Que bom que você curtiu o nosso conteúdo!
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      Até mais!

    1. Olá, Melissa, como vai?
      Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
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    1. Olá,tudo bem?
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