Conecte-se ao conhecimento

Dicas de contabilidade para micro e pequenas empresas

Cortar custos e gastos é uma das maneiras com que os empreendedores buscam para manter suas empresas competitivas no mercado. A contabilidade para micro e pequenas empresas tem algumas especificidades que devem ser observadas para que os cortes sejam cirúrgicos para não causar mais danos do que benefícios. É sobre essa temática que trataremos neste artigo. Confira!

A contratação ou não de um contador para a empresa é uma das dúvidas que mais assolam os empreendedores em começo de negócio. Para aliviar pontos centrais da gestão de sua empresa  é possível contar com um sistema de gestão integrado. Ele agilizará os processos, fazendo com que o empreendedor possa direcionar sua atenção para outros aspectos da organização.

Voltando à questão da contabilidade: será que posso fazê-la sem um contador?

Para profissionais autônomo, com CNPJ, sem funcionários a parte tributária é simplificada. Por isso, é possível fazê-la de modo online, no site da Receita Federal. Porém, caso não seja essa a sua  situação o risco de cometer equívocos é grande, por isso, o trabalho de um contador profissional pode fazer a diferença. Isso porque apenas o contador possui conhecimentos de rotinas, processos específicos no que toca às finanças. Ele é também um consultor crucial no crescimento da empresa.

Todo empresário precisará de um contador para abrir empresa. O profissional será responsável por definir a divisão da participação dos sócios, identificar o capital social,  o planejamento, a tributação aplicada e afins. A assessoria de um advogado também deve ser considerada.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Na rotina da organização o contador será responsável por definir os contratos, os formatos jurídicos e tributários. Os orçamentos, planejamentos e adequações às mudanças de legislação cabem a este profissional. Do mesmo modo, para fechar uma empresa será necessário contar com um bom contador.

Se surgir a dúvida: contrato por demanda ou regularmente. Isso depende do tamanho de sua empresa. Um profissional com essa formação é importante para que os procedimentos em sua empresa estejam adequados, evitando erros e problemas tributários.

Como mencionamos no artigo, contar com um sistema de gestão pode ajudá-lo a facilitar os processos, sobrando mais tempo para outras questões. Como o atendimento ao público e marketing.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Alguma sugestão? Deixe nos comentários. E compartilhe o post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.