Dicas de como identificar oportunidades de negócio

Consultor VHSYS

Identificar uma boa oportunidade de negócio é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Antes de tudo é preciso entender que existe diferença entre uma ideia de negócio e uma oportunidade de negócio. Neste artigo vamos falar sobre o que difere os conceitos e, além disso, mostrar alguns caminhos para saber como aliar negócio e oportunidade. Preparado?

O que diferencia uma ideia de uma oportunidade é a questão monetária, propriamente dita. A ideia não precisa ter o compromisso de ser viável economicamente. Em geral, ela surge espontaneamente, nasce da criatividade e pode se tornar uma oportunidade.

A oportunidade é quando determinado aspecto de um nicho de mercado não está sendo atendido de maneira satisfatória. Aqui entra a possibilidade de retorno financeiro.

Em empresas estabelecidas, ou negócio ainda na fase de planejamento, precisam atuar identificando carências no mercado. E, a partir desse diagnóstico, oferecer soluções para o público-alvo.

Como identificar essas brechas?

Já falamos e repetiremos: com um olhar treinado. É possível manter-se sempre atento às demandas do mercado. Para isso, trocar informações com colegas, fornecedores, clientes e, por que não, concorrentes?

Pesquisas de mercado são um bom termômetro para identificar quais espaços ainda existem para a criação de negócios. Sabe as reclamações de clientes? Elas são outra importante ferramenta. Fique atento a elas.

Periodicamente também é possível reavaliar e revisar ideias ainda não implementadas. Aquela ideia que você teve há cinco anos, e que não era viável, pode encontrar um cenário favorável agora.

Do mesmo modo, busque empreendimentos e soluções que em outros setores tiveram boas respostas. Quem sabe elas podem servir de referencial para as suas atividades.

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É importante manter-se sempre atento e em movimento. Movimento no sentido literal, viaje, participe de feiras, workshops e congressos. Essa é a melhor maneira de ficar por dentro das novidade de seu setor, sendo um meio de conseguir identificar possíveis soluções para a produção, gestão de negócio ou atendimento de sua empresa.

Autocrítica é outro pilar que todo empreendedor deve manter forte. Isso porque é por meio dela que se pode medir como e quando suas ideias estão dando certo e mudar as posturas em caso negativo.

Boas oportunidades de negócio não surgem do acaso, nascem do trabalho de pesquisa e planejamento de gestores.

Que ferramentas sua empresa tem utilizado para identificar e desenvolver boas oportunidades de negócio?

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