Devo abrir uma microempresa?

Jorge

Devo abrir uma microempresa?

O cenário brasileiro para microempresas é bastante promissor. Menor burocracia e incentivos fiscais estão entre as vantagens oferecidas ao microempreendedor. Está pensando em como abrir uma microempresa? Acompanhe este artigo, aqui vamos falar sobre o benefícios de abrir o próprio negócio.

Xô burocracia!

Com o maior aumento de renda no últimos anos no Brasil, cresceu também a necessidade de empresas de produtos e serviços para a nova classe média. Pensando nisso, o Governo Federal tem diminuído a burocracia para microempreendedores.

Além dos procedimento serem simplificados, há programas que garantem vantagens tributárias. É o caso do Simples Nacional, um regime de tributação específico para micro e pequenas empresas.

A obrigações trabalhistas e previdenciárias também são mais práticas. Não há a necessidade de comunicar férias, nem a afixação de quadro de trabalho (anotar o horário de entrada e saída).

Vantagem em licitações

As empresas de micro e pequeno porte têm menos recursos, por isso concorrem em desvantagem às grandes empresas, em licitações. Visando diminuir essa distância, o Poder Público garante às micro e pequenas empresas um série de vantagens.

As microempresas podem, por exemplo, concorrer em licitações mesmo que não estejam em dia com suas obrigações fiscais. – Devendo regularizar sua situação em até dois dias, em caso de vitória no processo – .

A lei ainda garante um  empate virtual, caso a proposta de microempresa seja de 5% a 10% mais cara do que a de uma grande empresa. Com essas vantagens o poder público propicia melhor condições para que as micro e pequenas empresas sejam criadas e consigam se manter no cenário.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Centralidade nas decisões

Como a amplitude do negócio é menor, a rapidez para encontrar possíveis falhas e saná-las é maior. Além disso, existe ainda a rapidez nas decisões estratégicas, uma vez que as informações estão centralizadas.

Há, claro, muitas dificuldades advinda da gestão de uma microempresa. No entanto, o mercado está cada vez mais preparado para atender aos microempreendedores. Por exemplo, existem programas de gestão online totalmente pensados para a organização de uma micro ou pequena empresa. Relatórios de compra e venda, fluxo de caixa e afins são um problema para você? Então, contar com um software de gestão pode ser uma boa saída.

Além disso, um microempreendedor deve buscar formação constante, por meio de palestras, cursos ou a simples conversa e troca com outros microempreendedores. Se você está lendo este blog, está no caminho certo!

Esperamos tê-lo ajudado. Alguma sugestão? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações