Coworking: saiba como funciona esse espaço de trabalho

Rosana Moraes

coworking

Quando se é um autônomo ou microempreendedor individual (MEI), seus ganhos dependem muito da produtividade. Enquanto atuar por conta própria pode possibilitar vantagens como maior flexibilidade de horários, há alguns desafios nesse modelo de serviço em relação ao rendimento de trabalho.

Quem realiza suas atividades em casa pode ter dificuldades em se concentrar nas demandas e não desviar a atenção com as tarefas domésticas ou com outras situações. Para trabalhar no próprio domicílio, é preciso muita disciplina e organização. No entanto, há uma alternativa para quem tem dificuldade de se adaptar a essas condições: o coworking.

Coworking é uma forma de negócio que consiste em um espaço compartilhado por diferentes profissionais, que pagam para utilizar o ambiente. Cada vez mais, essa modalidade vem ganhando adeptos no Brasil e no mundo. Se ainda não tem uma comunidade desse modelo na sua localidade, talvez esta seja uma oportunidade de mercado, considerando o aumento de MEIs no país – segundo os dados do governo, essa categoria profissional ultrapassou a marca de sete milhões de pessoas em 2017.

Se você quer participar de um coworking ou abrir seu próprio espaço, confira neste artigo algumas vantagens oferecidas neste modelo:

Preço

Um dos atrativos dessa modalidade é a possibilidade de reduzir gastos. Os custos recorrentes – como limpeza, internet, água, luz, móveis, aluguel – são diluídos entre os coworkers (nomenclatura de quem trabalha nesse espaço). É cobrada uma assinatura, que pode ser dividida em determinados períodos de tempo como hora, semana ou mês, e o valor varia entre as comunidades.

Cursos

Alguns espaços oferecem com frequência cursos específicos, que podem ser até ministrados pelos próprios coworkers. Assim, há a oportunidade de aprender novos assuntos e habilidades ou então dar aulas no próprio ambiente de trabalho.

Networking

Geralmente essas comunidades reúnem profissionais das mais diversas áreas, vivências e habilidades, tornando o coworking um ambiente rico para a troca de experiências e crescimento profissional e pessoal. É um local democrático, que pode abrigar até pequenas empresas.

O contato próximo entre as pessoas permite realizar parcerias, sanando algumas necessidades do seu negócio ou até tornando alguns coworkers seus clientes. Além disso, alguns espaços promovem eventos abertos, aumentando ainda mais a oportunidade de conhecer pessoas novas e divulgar seu trabalho.

Reuniões

Outro ponto interessante dos coworking é a possibilidade de marcar reuniões com seus clientes no espaço, passando uma imagem credibilidade maior do que realizar os encontros em locais públicos ou no próprio domicílio.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Cuidados antes de participar de um coworking

Antes de aderir a uma comunidade dessas, é importante analisar as necessidades do seu negócio e verificar suas finanças, avaliando os preços e condições de cada coworking: sua localização, os outros coworkers, o espaço físico e como você se adapta a essa modalidade no dia a dia. Não deixe de pesquisar, planejar e entrar em contatos com diversos locais antes de tomar a decisão.

Cuidados antes de abrir seu coworking

Para quem quer montar seu próprio espaço, tenha em mente que um dos motivos mais importantes para alguém aderir a essa modalidade é a qualidade da comunidade de pessoas, e não, em primeiro lugar, o local físico em si. Por ser um estilo relativamente novo, é imprescindível pesquisar bastante, até a respeito de legislação, antes de fundar seu coworking. Mas, como qualquer empresa, é preciso dedicação ao negócio, oferecer diferenciais aos seus coworkers e investir em divulgação.

Deixe seu negócio mais eficiente

Uma dica especial para quem quer abrir seu coworking ou participar de um é contratar um sistema de gestão. Essa ferramenta facilita as operações do seu negócio e permite que você perca menos tempo com as tarefas administrativas e invista mais esforços na parte prática do seu trabalho.

O software da VHSYS traz uma solução completa para as necessidades da sua empresa, com todos os módulos – financeiro, vendas e faturamento, compras, serviço e estoque – disponíveis nos diferentes planos. Faça a emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, orçamentos e cadastro de clientes, entre outras tarefas, de maneira prática, automatizada e ágil.

Os planos foram divididos para abranger as diferentes necessidades dos mais variados portes de empresas, inclusive MEIs. Assim, você não gasta mais, por menos funcionalidades.

Além disso, o sistema tem uma loja de aplicativos com diversas ferramentas para potencializar ainda mais sua gestão.

Faça um teste com o sistema VHSYS e otimize os processos da sua empresa, seja qual for seu porte.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações