Conecte-se ao empreendedorismo

Controle de férias: dicas

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Controle de férias: dicas

Manter o controle de férias de sua equipe sempre atualizado é importante para evitar contratempos e mesmo problemas sérios com a justiça trabalhista. Na sua empresa quem é responsável pela planilha de férias? Vamos falar nesse artigo sobre questões relacionadas ao gozo das férias sejam elas individuais ou férias coletivas. Confira!

Os principais passos para manter em ordem sua planilha de férias são apresentados a seguir:

1° passo – Histórico de férias gozadas

Obter ou criar um histórico sobre os períodos de férias gozados pelos funcionários é o primeiro movimento. Solicite, ou construa, um documento com as seguintes informações: Período de férias concedido; Nome do funcionário; dias de gozo efetivo (de/até).

2° Passo – Defina a política de férias de empresa

Defina a política de férias de empresa

Seguindo a legislação brasileira é possível dividir os 30 dias de férias em período de, no mínimo, 10 dias. Exceto funcionário com menos de 18 e mais de 50 anos, que devem gozar os 30 dias de uma única vez. É possível, observando essas questões definir políticas diferentes para sua empresa.

Para criar essas definições é importante contar com assessoria de um profissional especializado. E também ouvir o que seus colaboradores têm a dizer, já que, afinal, são eles os maiores interessados. Uma maneira prática de resolver essas questões é criar um grupo de debate, formado pelos trabalhadores de sua empresa, onde serão discutidos os termos dessas políticas.

Depois de definidas essas políticas é hora de publicar. É possível fixá-las em um lugar onde os que funcionários tenham acesso. Além disso, se houver um manual de integração, as políticas de férias devem constar nele. Descritas de modo claro e conciso.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

3° Passo – Planilha de férias

Crie uma planilha que controle as solicitações e os períodos de férias. Lembre-se que cabe à empresa definir em que período cada profissional gozará suas férias. No entanto, o ideal é encontrar um meio termo. Além disso, prestar atenção às convenções e acordos sindicais é essencial.

Manter a planilha bem atualizada é essencial para que todos os funcionários de sua empresa consigam se programar. Desse modo, nenhum setor será prejudicado.

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Há algum tema que lhe interesse e que gostaria de ver por aqui? Comente e compartilhe!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!