Empreendedor: como conciliar a vida pessoal com a profissional?

Fernando

Empreendedor: como conciliar vida pessoal com a profissional?

Quando você é dono do seu próprio negócio as responsabilidades se triplicam e, na maioria das vezes, a linha tênue que separa vida pessoal da vida profissional acaba sendo ultrapassada, prejudicando os dois lados.

Mas, como conciliar ambos sem prejudicar nem um, nem outro? Para responder essa questão, preparamos um artigo com algumas dicas para você alcançar o sucesso equilibrando vida pessoal e vida empreendedora.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Objetivo do negócio

Claro que ninguém trabalha de graça ou não pensa em ter um bom retorno financeiro do seu negócio. Mas, se você começa uma empresa apenas pelo dinheiro, em pouco tempo estará desgastado e desanimado, pois são muitas as exigências e tarefas que um empreendedor deve cumprir no dia a dia.

Portanto, invista em algo que realmente te faça feliz e te inspire a sempre melhorar. Busque uma área na qual não somente você tenha expertise, e sim que também te motive a trabalhar a cada dia e assumir todas as responsabilidades da sua atividade. O retorno com certeza será maior!

Tire um tempo para você e a sua família

Não adianta você passar o tempo fora da empresa pensando em seus problemas e desafios, e estar cansado e estressado demais para resolver essas situações no outro dia. Reserve um tempo para você se exercitar, relaxar e fazer outras atividades prazerosas que possam te desligar do trabalho. Assim você terá energia para realizar suas obrigações durante o expediente.

Além disso, tenha tempo para sua família e amigos, contando com o apoio deles durante os altos e baixos de se ter seu próprio negócio, e mantenha um diálogo aberto e saudável com as pessoas próximas a você.

Separe bem o tempo de cuidar das obrigações da empresa, o tempo de estar com sua família e amigos e o tempo para si mesmo.  Desta forma você conseguirá se dedicar aos três, dando igual importância, e ser produtivo e menos estressado.

Separe as contas

Esse é um dos erros clássico do empreendedor brasileiro, e que continua se repetindo e causando não só descontrole pessoal, mas também o encerramento de muitas empresas. As contas do trabalho devem ser pagas com o capital da empresa, e as despesas de casa com seu dinheiro próprio. Não realize retiradas extras ou deixe de pagar seus gastos particulares para investir no empreendimento; desta maneira você evita desfalcar um lado ou outro e acabar causando sérios danos ao seu negócio ou vida privada.

Divida as tarefas

É tentador tentar ter o controle de tudo, no entanto, uma das grandes qualidades de um bom empreendedor é saber delegar tarefas e criar uma equipe que saiba desempenhar bem cada uma delas. Não é possível uma pessoa só fazer tudo, por isso permita que os outros tenham maior autonomia para que você tenha mais tempo para suas outras obrigações, inclusive pessoais.

Divida as tarefas da sua empresa com seus sócios, funcionários e parceiros. Dessa forma, você passa a conhecer melhor sua equipe, além de desenvolver mais senso de responsabilidade entre seus colaboradores.

Não seja refém do seu próprio negócio

Para manter uma empresa saudável, aprenda a se impor e a se organizar. Estabeleça um horário de atendimento para seus clientes e organize suas tarefas de modo que você consiga cumprir com seus afazeres sem atropelar o seu desempenho e o da sua equipe.

Utilize a tecnologia

A tecnologia deve ser uma grande aliada na gestão de um negócio. Muitas tarefas podem ser realizadas e monitoradas pelo celular ou internet. Isso irá ajudar a agilizar processos, otimizar atividades e evitar desperdício de recursos e de tempo.

Implemente várias ferramentas de tecnologia na sua empresa para facilitar e potencializar as tarefas do dia a dia de forma fácil e segura. Um sistema de gestão, por exemplo, pode ser usado para realizar atividades importantes como fluxo de caixa, contas a pagar e receber, conciliação bancária, emissão de notas fiscais, giro de estoque e entrada de mercadorias – entre outras operações -, automatizando diversos processos para que você possa ter mais tempo, tanto para investir nas áreas estratégicas do seu negócio, como para cuidar de si mesmo e ficar com a família e amigos.

O sistema de gestão online VHSYS oferece soluções completas para a administração da sua empresa. Com o software, é possível ter o controle dos setores de vendas e faturamento, financeiro, compras, estoque e serviços – tudo em um mesmo lugar e com apenas alguns cliques.

Faça um teste gratuito com o sistema VHSYS e agilize os processos de gestão da sua empresa!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações