Já falamos aqui sobre a importância de manter o funcionário motivado e engajado com os objetivos da empresa. A comunicação interna é um dos pilares para um bom relacionamento entre os funcionários e alinhamento de objetivos. Entretanto, como criar uma comunicação interna eficiente que possa envolver todos os funcionários de diferentes setores? Separamos 5 dicas que vão lhe ajudar nesse processo:
O que você vai encontrar?
ToggleInteração entre setores
Um erro muito em comum em empresas, principalmente nas maiores, é a falta de troca de informações entre setores. É bem corriqueiro no ambiente empresarial ocorrer “disputas” entre setores, afinal, cada setor tem suas metas que culminam em um objetivo principal, o problema é quando essa disputa deixa de ser sadia e passa a prejudicar a comunicação interna da empresa e, posteriormente, até mesmo o objetivo principal.
É preciso lembrar que acima de tudo, todos os setores fazem parte de uma mesma instituição e depende, mesmo que indiretamente, um do outro. Sem informações do suporte, o marketing pode perder oportunidades de divulgação do produto ou serviço, talvez o marketing pode ter encontrado em analises uma oportunidade do comercial atacar um publico específico. Interaja, demonstre interesse em colaborar para o crescimento da empresa de forma macro.
ERP online: evite convergência de dados
Sua empresa tem uma boa relação entre setores, mas frequentemente os colaboradores percebem uma diferença entre dados compartilhados, isso ocorre quando cada setor tem uma fonte de consulta de dados diferentes.
Vamos a um exemplo: o marketing de uma empresa de calçados pega informações de vendas de um determinado tipo de tenis via google analytics, já o comercial busca a mesma informação do mesmo produto porém via um banco de dados, existe a possibilidade desses dados serem divergentes e ocorrer essa confusão na hora de compartilhar a informação.
Nesse caso a dica é simples: Implante um sistema que integre todos os dados e processos de organização da sua empresa em um único lugar, de preferência online e em tempo real, dessa forma todos os setores terão acesso a mesma informação, o que chamamos de ERP online. A sigla ERP é de origem do termo em inglês “Enterprise Resource Planning” em português “planejamento de recurso corporativo.
No Brasil existem diversas empresas erp, A VHSYS é uma ótima dica, além de oferecer diversos relatórios empresariais, a ferramenta é totalmente online e possui funcionalidades eficazes como controle de estoque, fluxo de caixa, loja de aplicativos e versão mobile! Saiba mais sobre o sistema clicando aqui
Crie um canal de comunicação
Outro ponto importante: não adianta você como gestor incentivar seus colaboradores a compartilhar informações se sua empresa não tiver um canal de comunicação formal, onde cada colaborador pode compartilhar as informações com o restante da equipe, é o que chamamos de intranet.
A intranet nada mais é do que uma rede privada e restrito as pessoas ligadas à ela de alguma forma, no caso do ambiente empresarial é justamente o canal de comunicação interno entre os funcionários. Normalmente a intranet é desenvolvida no formato de blog, lá qualquer colaborador pode inserir informações e postagens que ache válido compartilhar com outros setores ou colaboradores além de consultar informações de maneira simples e prática.
Planeje eventos externos
Um das barreiras que impedem a melhor comunicação entre os funcionários é justamente o fato deles não se conhecerem muito bem entre si, o colaborador que pensa que o vínculo entre funcionários só deve ser feito em horário de trabalho acaba perdendo muito com isso.
Planeje um happy hour após o trabalho, dessa forma você conhecerá um lado mais informal do seu colega de trabalho e com certeza isso colaborará positivamente no ambiente de trabalho, é bem mais fácil interagir e se comunicar com alguém que você conhece e já tem uma certa intimidade do que um total estranho, certo?
Incentive seus colaboradores a colaborar!
Mais importante do que falar é saber ouvir, incentive seus funcionários a expressar suas ideias e dê atenção e consideração aos pontos levantados por eles. Dessa forma você, como gestor, poderá ter uma visão ampliada das expectativas dos colaboradores com relação a empresa e uma banco de sugestões e ideias de aprimoramento muito maior.
Um funcionário que sabe que tem voz ativa numa empresa com total certeza irá compartilhar muito mais e agregará na comunicação interna!
Tem mais alguma sugestão para melhorar a comunicação dentro do ambiente de trabalho? Conte para a gente nos comentários!
Até a próxima!