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Como montar um banho e tosa? Saiba o que é necessário aqui!

Tempo de Leitura: 6 minutos
como montar um banho e tosa
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Se você está pensando em como montar um banho e tosa, saiba que é preciso criar um planejamento bem definido para estruturar a empresa da maneira correta e ter sucesso desde o início do seu empreendimento.

Montar um banho e tosa para pets pode ser uma excelente oportunidade de negócio para quem deseja trabalhar no ramo de cuidados com animais, pois é um serviço recorrente em que é possível fidelizar os clientes com mais facilidade – o que é muito benéfico para a saúde financeira da empresa.

Por isso, temos algumas dicas para auxiliar você nesse processo de abrir um negócio no segmento pet.

Como funcionam os serviços de banho e tosa para pets?

Para entender como montar um banho e tosa, é preciso compreender a estrutura dos serviços prestados por esse tipo de negócio que, na maioria das vezes, envolvem várias etapas para manter os pets limpos, bem-cuidados, seguros e com a aparência adequada. 

Banho

O banho é o serviço principal que inclui atividades como lavagem no pelo e da pele dos animais com shampoos, condicionadores, perfumes, entre outros produtos específicos para cada tipo de pelagem. 

O banho também inclui a limpeza das orelhas, dentes e do corte das unhas. Em alguns estabelecimentos, esses serviços podem ter um valor adicional no banho ou fazer parte do pacote.

Tosa

A tosa é um serviço adicional, mas que pode ser vendido junto com o banho. A atividade inclui aparar ou cortar o pelo do animal para ajudar na higienização, aparência e saúde.

Alguns estabelecimentos trabalham com dois tipos de tosa: a tosa na tesoura, focada em mudar o estilo do pet; e a tosa higiênica, a mais vendida, que proporciona a manutenção do asseio durante o banho. 

Outros serviços

Além do tradicional banho, escovação e tosa, é possível fornecer outros serviços, como:

  1. Hidratação;
  2. Coloração de pelagem;
  3. Leva e traz: transporte dos animais até a casa para que o dono não precise levar e buscar no estabelecimento;
  4. Remoção de pulgas e carrapatos.

É importante garantir que o seu negócio esteja em conformidade com as normas e regulamentações locais da sua região para fornecer todos os serviços escolhidos, incluindo o alvará da prefeitura e a avaliação técnica de um veterinário para certificar que o local segue as regras de segurança e bem-estar animal. 

Como montar um banho e tosa?

Para montar um banho e tosa é preciso seguir tanto as etapas comuns de abertura de qualquer empresa, como aderir algumas estratégias específicas do ramo pet e de serviços recorrentes.

1. Faça o um plano de negócios

O primeiro passo para empreender no mercado pet é fazer o plano de negócio, ou seja, planejar como será o seu negócio:

  1. Serviços  que serão oferecidos;
  2. Padrão de qualidade;
  3. Regras do local;
  4. Missão, visão e valores;
  5. Público-alvo;
  6. Ações de marketing;
  7. Estratégias de diferenciação;
  8. Análise de mercado;
  9. Plano operacional;
  10. Plano financeiro;
  11. Aspectos legais e regulatórios;
  12. Análise de riscos.

Fazer um plano de negócios não é obrigatório. Com isso queremos dizer que nenhum órgão governamental vai exigir o seu planejamento para liberar a criação do seu CNPJ, por exemplo. Porém, é primordial ter um plano de ação detalhado para orientar o desenvolvimento do seu empreendimento.

Afinal, um empreendedor já precisa lidar com muitos desafios no seu dia a dia, então quanto mais organizado e estruturado seu planejamento estiver, mais tempo e clareza da situação você terá para lidar com as eventuais situações e atingir bons resultados.

2. Defina seu público-alvo 

Identifique e estude seu seu público-alvo, ou seja, os clientes que você pretende atender. 

Entenda as características, necessidades e preferências dos donos do pet que você pretende atender para poder moldar os seus serviços de acordo com os consumidores. Dessa forma, você poderá se destacar no mercado e fidelizar mais clientes.

Além disso, estude também sobre as diferentes raças de pets e condições específicas que você e sua equipe precisam ter conhecimento para atender da melhor forma. 

Por exemplo, algumas raças de pets exigem cuidados especiais no banho e tosa. Enquanto outros animais podem ter doenças ou condições diferentes de pele que precisam de atenção.

3. Analise a concorrência

Faça uma pesquisa detalhada sobre a concorrência na sua região, pois isso ajudará a definir sua proposta de valor e a como se destacar no mercado.

Então, conheça os pet shops da região, confira os serviços oferecidos, descubra como eles tratam os clientes, se há reclamações dos consumidores sobre esses estabelecimentos, os preços praticados, localizações, entre outros aspectos relevantes. 

4. Pesquise e encontre bons fornecedores 

Pesquise por fornecedores confiáveis, com alta credibilidade e que forneçam produtos de boa qualidade para o banho, tosa e cuidados com os animais do seu estabelecimento. 

Mantenha o cadastro de fornecedores organizado e sempre tenha o histórico atualizado de pedidos, com informações como valores, datas, lote e validade, pois caso você tenha algum problema, fica mais fácil identificar a origem da situação, além de facilitar o seu controle de estoque.

5. Resolva as questões fiscais e tributárias

Como toda empresa, você também precisa verificar as obrigações fiscais e tributárias do seu negócio e da sua região, que podem ser os seguintes documentos:

  1. Abertura do CNPJ;
  2. Contrato social, caso a empresa tenha mais de um dono ou sócio;
  3. Certificado digital para conseguir emitir nota fiscal;
  4. Emissão correta de nota fiscal de serviço;
  5. Pagamento de impostos, taxas e tributos: você pode contratar os serviços de um contador para saber exatamente o que precisa pagar de acordo com a sua região;
  6. Alvará de funcionamento: é o que permite o funcionamento das atividades no local escolhido e deve ser solicitado na prefeitura a inspeção no local;
  7. Responsável técnico para checar a prestação de serviço aos animais: todo estabelecimento que presta serviços para animais deve ter um responsável técnico registrado no CRMV para assegurar que o local segue o padrão adequado de segurança para os pets. 

6. Tenha um planejamento financeiro

Crie um planejamento financeiro para garantir uma boa administração do dinheiro da empresa, a fim de garantir que o seu negócio consiga pagar as despesas e crescer.

No planejamento do seu setor financeiro você pode incluir a estimativa de custos iniciais, as despesas operacionais mensais, a precificação do banho e tosa, a reserva necessária de capital de giro para garantir o funcionamento do negócio nos primeiros meses, entre outras questões.

Exemplo de planejamento financeiro de um estabelecimento de banho e tosa: 

Custos iniciais:Reforma do espaço: R$ 10.000Equipamentos e materiais: R$ 8.000Estoque inicial de produtos de banho e tosa: R$ 2.000Registro e alvarás: R$ 1.000Marketing e divulgação: R$ 2.000Total de custos iniciais: R$ 23.000
Custos operacionais mensais:Aluguel do espaço: R$ 3.000Salário do funcionário: R$ 2.000Insumos de banho e tosa: R$ 800Contas de água, luz e telefone: R$ 500Custos com marketing e divulgação: R$ 500Outros custos fixos: R$ 1.000Total de custos operacionais mensais: R$ 7.800
Projeções de receitas mensais:Média de atendimentos de banho e tosa por mês: 150Preço médio por serviço: R$ 60Receita mensal estimada: R$ 9.000
Projeções de lucro líquido mensal:Receita mensal estimada: R$ 9.000Custos operacionais mensais: R$ 7.800Lucro líquido estimado: R$ 1.200 

7. Divulgue seus serviços

Invista em estratégias de marketing para divulgar seu negócio de banho e tosa desde a abertura da empresa. 

As ações de marketing dependem do quanto você tem para investir, mas você pode trabalhar no seu ponto de venda colocando decoração atrativas dentro e fora do seu espaço, distribuir banners e panfletos na região, criar um site, anunciar no Google ou no Facebooks Ads, criar página nas redes sociais, fazer parcerias com pet shops que não tenham o serviço de banho e tosa ou clínicas veterinárias para aumentar sua visibilidade.

8. Fidelize clientes

A fidelização de clientes é uma jogada muito importante para você que está pensando em montar um banho e tosa trabalhar, pois oferecer um serviço recorrente é o que fará o seu negócio prosperar.

Inclusive, existe uma pesquisa muito conhecida do economista americano Philip Kotler que aponta que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual.

Por isso, priorize sempre prestar um excelente atendimento ao cliente, ouça feedbacks e crie programas de fidelidade, ofereça preços promocionais ou brindes para clientes frequentes, crie preços de pacotes mensais ou trimestrais para incentivar seus consumidor a voltar, além de incentivar o boca a boca positivo por meio de avaliações e indicações.

Estrutura necessária para um banho e tosa

Os itens necessários para montar um banho e tosa pequena podem variar muito de acordo com cada negócio e sua região. Mesmo assim, montamos uma estrutura básica para abrir uma empresa pequena nesse ramo com estimativas de preços.

ItemDescriçãoEstimativa de preço
CNPJRegistro para oficializar a sua empresa e estar dentro da legislação.Varia de acordo com a categoria tributária e a região, podendo variar de R$ 200 a R$ 1.500
Alvará de FuncionamentoObter o alvará de funcionamento na prefeitura da cidade onde o estacionamento funcionará.Varia de acordo com a cidade e a categoria do estabelecimento, podendo variar de R$ 300 a R$ 2.000
Certificado DigitalObter um certificado digital, que é o documento eletrônico obrigatório para emitir nota fiscal, entre outras transações online.A partir de R$ 200
Sistema de gestão ERPEscolha um ERP, sistema para realizar o cadastro de clientes, emitir notas fiscais, atender na frente de caixa, agendar serviços, gerenciar estoque de produtos, administrar as vendas e o departamento financeiro, entre muitas outras funcionalidades.Mensalidades a partir de R$ 125
Computador ou celularAdquira um dispositivo para gerenciar o seu negócio e acessar ao sistema de gestão, pode ser um computador, celular ou tablet, por exemplo.Média de R$ 1.500
Contratação de FuncionáriosAnálise se você precisa de apoio em determinadas funções e avalie a necessidade de contratar uma equipe.A partir de R$ 1.500
EquipamentosMesa de tosa, secador de pelos profissional, máquina de tosa, tesoura para cortar unha, tesouras de tosa, escovas para diferentes tipos de pelo, aventais, luvas e outros equipamentos para o estabelecimento.Em média R$ 5.000
MóveisBancadas, cadeiras para os clientes esperarem, prateleiras ou armários, espelhos.Em média R$ 3.000
Produtos de Higiene e LimpezaShampoos e condicionadores para pets, perfumes, escovas descartáveis para dente, toalhas e panos para secagem, produtos de limpeza para o ambiente.A partir de R$ 1.000
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Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

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