Conecte-se ao empreendedorismo

Como manter o foco e fazer mais com menos recursos

Tempo de Leitura: 3 minutos
Como manter o foco e aumentar a produtividade
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Aumentar a produtividade é, sem dúvidas, o objetivo número zero de toda companhia que busca crescimento sustentável. Afinal, fazer mais utilizando os mesmos recursos significa economizar, e por consequência produzir mais vendo o faturamento crescer.

As distrações cotidianas impactam diretamente no trabalho. Concentração e foco são importantes para manter sua organização no ritmo certo. Não existe receita pronta, mas o primeiro passo é dar as coordenadas para sua equipe e o mais importante: nunca deixar de checar e revisar processos e podar comportamentos nocivos.

Vamos pensar que sua companhia é como uma árvore. Quando tudo funciona podemos dizer que ela está na primavera, exuberante e trazendo ótimos frutos (lucros). No verão, período de bonança, você ainda surfa nos ótimos resultados e nas ações implementadas e que deram resultado.

Mas aí vem o Outono e suas dificuldades, e o inverno arrasador com seus problemas ainda maiores. Se você esteve preparado e atento a tudo que estava ocorrendo logo logo chegará a primavera novamente, e essa fase turbulenta vai passar (sua produtividade vai crescer). Se você esqueceu de cuidar de sua árvore, estas estações (problemas) vão durar muito mais tempo que deveriam (sua produtividade vai ser menor).

Todas as empresas passam por primaveras, verões, outonos e invernos. A diferença é que para algumas estas duas últimas estações vem e vão em uma velocidade muito maior.

A produtividade funciona assim. O feedback dado ao seu colaborador hoje é a primavera e durante esta semana sua empresa vai passar pelo verão, colhendo os resultados desta conversa. Mas se você se descuidar logo chegará o outono e o inverno, tudo estará esquecido e o comportamento negativo voltará a ser como antes.

Mantenha sua empresa sempre na primavera, implementando ações e vigiando para não perder o foco. É muito difícil manter-se sempre ativo e colhendo bons resultados. Difícil porém possível. Separamos três dicas para manter o foco e fazer mais com os mesmos recursos:

1-  Sempre revise processos e veja se eles estão adequados. A sociedade é dinâmica, e sua empresa está inserida na sociedade, portanto, deve mudar junto com ela. Às vezes implementamos soluções para problemas que surtiram efeito de forma pontual, mas não funcionam mais.

2- Combata maus hábitos antes que eles se espalhem. Não deixe uma erva daninha tomar conta do campo para só então começar a tratá-la. Às vezes sua equipe tem um problema que traz grande impacto, mas de fácil solução. Por exemplo a manutenção de computadores. Com o tempo eles naturalmente vão ficando mais lentos devido a inúmeros processos e programas instalados. Uma manutenção periódica evita o stress desnecessário com a perda de projetos importantes pelo travamento das máquinas, ou a diminuição do tempo trabalhado pela lentidão de algum sistema.

3- Priorize o que é realmente importante e organize as tarefas. O que é mais importante, lavar a calçada ou limpar o chão da sala sujo por um litro de água derramado? Parece óbvio, não? Às vezes fazemos a escolha errada e a água vai se espalhando pela sala, corroendo o chão e estragando tudo que vê pela frente. A calçada lá fora sempre poderá esperar. Uma boa dica para não cair nesta armadilha é criar uma lista de prioridades e nomear os responsáveis, separando as atividades por grau de importância e retorno para seu negócio. Nas próximas semanas o VHSYS irá lançar um aplicativo que vai ser extremamente útil nesta tarefa, chamado Gestão de Projetos. Logo sua empresa poderá utilizar essa ferramenta para aumentar ainda mais a produtividade de sua empresa 😉


Manter o foco e a produtividade não são tarefas fáceis. São resultados de um trabalho minucioso e de persistência. Sua empresa pode viver longos períodos de primavera, só depende de você 🙂

Quer aumentar a produtividade e melhorar a gestão de seu negócio? Conheça nossos aplicativos que vão ajudar sua empresa nesse processo. Temos soluções pensadas para facilitar sua vida!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!