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Como Criar uma Identidade Corporativa de Loja: Informações Completas

Tempo de Leitura: 6 minutos
Quando uma nova loja entra no mercado, é altamente desejável destacá-la de alguma forma para atrair a atenção dos consumidores. Nos dias de hoje, não basta apenas a loja estar em um lugar conveniente, ter uma ampla gama de produtos e preços baixos.

É preciso que ela tenha também uma identidade corporativa inesquecível. Isso ajudará o seu negócio a se destacar entre os concorrentes e atrair a atenção dos clientes. Neste artigo vamos te ajudar com etapas e recursos necessários para criar uma identidade, veja o que você vai ver por aqui 🙂

O que é uma identidade corporativa para uma loja?

A identidade corporativa é uma imagem da sua empresa projetada para clientes, colaboradores, concorrentes e o público em geral. É importante ressaltar que a identidade corporativa de uma empresa não é apenas a combinação de um logo, cores, nome e outros atributos visuais, mas também a cultura e a impressão causada pela empresa. Graças a uma identidade corporativa bem desenvolvida, o cliente terá uma atitude positiva em relação aos seus produtos e ganhará um certo nível de confiança que poderá ser usado à seu favor no futuro.

No entanto, não basta apenas definir uma identidade corporativa. É importante torná-la reconhecível, torná-la seu cartão de visitas. Ela deve ser como uma linda obra de arte em uma exposição na qual você não pode tirar os olhos. Neste caso, é necessário considerar a harmonia entre a identidade corporativa e a imagem a ser transmitida. Ela deve refletir os objetivos da sua marca já na escolha do esquema de cores.

Para destacar a sua identidade em uma grande cidade, não basta apenas tornar os elementos de identidade reconhecíveis, mas também é preciso garantir que eles sejam de “bom gosto”. Se você não quer evocar emoções negativas de potenciais clientes, você precisa dar a devida atenção ao desenvolvimento da identidade corporativa.

Os Objetivos de Desenvolver uma Identidade Corporativa para a sua Loja

A identidade corporativa da loja não é apenas um belo invólucro, mas também é parte integrante da sua marca, portanto, é fundamental estudar o seu público-alvo para que seja possível criar o design perfeito e usufruir dos principais benefícios do desenvolvimento de uma identidade corporativa. A seguir, vamos conferir quais os objetivos de uma identidade corporativa.

  1.Melhorar a competitividade

A sua loja precisa se destacar das lojas concorrentes. O comprador deve escolher você desde o início – na fase de percepção externa.

  2.Projetar uma atmosfera única

O layout da loja, a playlist de músicas que tocam no ambiente, o design das tags e etiquetas, as embalagens, as sacolas e a maneira fora do comum de expor as mercadorias fazem com que um possível cliente entre no clima certo para abrir a carteira. Tudo isso faz com que o cliente queira voltar a sua loja, pois ele não esquecerá de quão agradável foi a sua experiência.

  3.Reduzir custos com publicidade

Uma identidade corporativa original e harmoniosa será o seu cartão de visita e o elemento que irá diferenciar você dos concorrentes. Desta forma, ela será capaz de realizar a função publicitária por si só.

  4.Manter o mesmo padrão em diferentes locais

Uma das soluções mais eficazes para quem possui várias lojas ou uma loja com mais de um andar é manter o mesmo padrão e identidade em todos esses locais.

Elementos da Identidade Corporativa

Antes de adentrarmos nos passos para criar uma identidade corporativa para uma loja, vamos entender um pouco mais no que ela é constituída. Os elementos da identidade corporativa devem evocar certas emoções e associações com a cultura e imagem da loja. Portanto, antes de prosseguir para a criação, já tenha em mente o conceito que você deseja. Considere os seguintes elementos como parte da identidade corporativa:

Nome

É um dos elementos da identidade de maior importância para sua loja. O nome deve ser único e fácil de pronunciar. Também deve ser curto e fácil de lembrar. Isso fará com que você se diferencie dos concorrentes já na fase de leitura.

Logo

Um logo é o elemento visual que ajuda a identificar a loja. Você pode se referir a ele como “a cara da sua identidade corporativa”. O logo deve estar presente em quase todos os elementos relacionados à sua empresa, portanto, é imprescindível abordar sua criação da forma mais responsável possível.

Fonte corporativa

Após escolhermos a fonte corporativa, nós a aplicaremos em todos os lugares adequados: etiquetas de preço, sinalizações e, até mesmo, no logo. A fonte deve ser exclusiva e atraente, contudo, não deve ser difícil de ser lida, caso contrário, deixará os clientes irritados ou, ainda, fará com que sua loja vire motivo de piada.

Design de embalagem

Trata-se de desenvolver sacolas ou caixas com a sua marca nas quais os clientes colocarão os produtos. Soluções criativas vão gerar publicidade adicional para você. Uma boa solução de sacola ou embalagem é aquela que pode ser utilizada posteriormente ou exibida em qualquer lugar fazendo que o próprio cliente divulgue indiretamente a sua marca.

Papelaria

Cartões de visita, canetas, folhas timbradas, cadernos e adesivos são os materiais ideias para transmitir a imagem exata da sua loja para colaboradores e clientes. Além de um estilo bem pensado nos materiais de papelaria que são úteis para o dia a dia, é possível criar elementos visuais decorativos com eles. Assim,  a papelaria fora do comum e criativa chamará a atenção das pessoas que estão em sua loja e despertará maior interesse em sua marca.

Uniformes

Isso ajudará a destacar quem trabalha na loja. Utilizando uniformes personalizados, seus colaboradores serão facilmente identificados pelos clientes caso estes precisem de alguma assistência ou informação para a escolha das mercadorias.

Cores da empresa

O esquema de cores é outro elemento-chave. Graças a ele, o cliente conseguirá distingui-lo instantaneamente entre os concorrentes. Cores devidamente escolhidas podem atrair um cliente e evocar um certo tipo de sensação nele.

Placas e Vitrines

Aqui também incluem-se elementos como adesivos, etiquetas de preço e cartazes que oferecem descontos em produtos da loja (desconto, bônus para clientes regulares etc). Todas essas pequenas coisas fazem sua mercadoria se destacar e as pessoas lembrarem de você. A etiqueta de preço projetada nas cores da empresa – ou destacada em uma cor especial durante um período promocional -, atrai a atenção do cliente entre as outras mercadorias. Um gestor de loja competente pode, assim, melhorar essa ou aquela situação em uma das lojas. Digamos, por exemplo, para vender mercadorias que estão em excesso no estoque ou para anunciar novos produtos.

Souvenir e propaganda

Uma revista ou panfleto com o catálogo de seus produtos colocado junto do produto em uma sacola de compras no caixa, ajuda a atrair o interesse em sua loja. Além disso, qualquer tipo de souvenir ou brinde (por exemplo, um calendário) se pagará, graças às agradáveis emoções que esse tipo de lembrança despertará nos clientes fazendo com que eles voltem à sua loja.

 

Desenvolvimento da Identidade Corporativa da Loja: Principais Etapas

É impossível criar instantaneamente uma identidade corporativa. É necessário abordar esse assunto um passo por vez. Assim, será possível pensar e chegar ao conceito mais adequado evitando a maior quantidade possível de erros. Isso é extremamente importante, porque não é a melhor prática ficar alterando elementos da identidade corporativa a todo instante a não ser que seja absolutamente necessário. Vamos dar uma olhada nas principais etapas:

 1. Pesquisa

Em primeiro lugar, você precisa estudar o mercado, seu público-alvo e os concorrentes diretos. É preciso entender bem, para evitar erros e rejeição de certos elementos. Por exemplo, no Japão, eles evitam usar o número 4. Em um prédio, você vai ver que existe o 3º andar e depois a numeração vai direto para o 5º andar. Outra coisa que pode acontecer é que a cor que seria sua escolha ideal já está sendo utilizada por um concorrente, neste caso, você vai escolher outra para evitar qualquer tipo de confusão. Nesta fase, você precisa coletar o máximo de informações sobre as preferências do seu público-alvo e estudar o mercado e seus concorrentes para evitar erros no desenvolvimento da identidade da sua marca.

 2. O Conceito de Design e Seus Detalhes

Nesta fase, o desenvolvimento do design com base nos dados obtidos já está em andamento. Um certo estilo de design e esquema de cores são definidos. Para colocar as ideias de design em prática, utilizar um programa como o Adobe Ilustrador é o ideal. Porém, é preciso destacar que este programa é avançado e adequado para pessoas com habilidades de design. Depois disso, é importante começar a criar o manual de marca, que descreve como a sua identidade corporativa vai ser usada em cada situação e, separadamente, como utilizar cada elemento da identidade corporativa: do logo aos copos e canetas.

Se você não tem as habilidades de designer ou se você está com pouco tempo, use um serviço como o Logaster. Através dele, é possível gerar uma gama de opções detalhadas de conceitos de design e elementos de identidade corporativa conforme as suas preferências.

3. Dando vida às suas ideias

Esta etapa envolve a criação de todos os produtos necessários para a sua identidade corporativa. Será preciso: desenhar o logo e suas variações, criar uniformes e o material de papelaria, desenvolver placas e etiquetas de preço e muito mais.

Onde e como usar a identidade corporativa

A identidade corporativa deve ser usada em todos os lugares! A fama de sua própria loja é a chave para o sucesso! Os compradores se lembrarão e pensarão na sua loja e compartilharão suas impressões com amigos e conhecidos.

A identidade corporativa pode ser usada tanto para a publicidade externa (folhetos, outdoors, cityboards, publicidade em veículos, etc) quanto dentro da loja (adesivos, uniformes, etiquetas de preço, sacolas, papelaria, etc.).

Esforce-se para garantir que sua loja tenha e transmita a qualidade de seus produtos. Crie uma identidade corporativa que transmita uma imagem positiva e seja reconhecida aos olhos dos clientes.

Conclusão

Criar uma identidade corporativa é um processo complexo e demorado que requer um planejamento detalhado, mas se justifica totalmente graças ao retorno que traz ao seu negócio. Ao investir em sua criação, você reduzirá os custos de publicidade e garantirá uma vida longa e de sucesso para a sua loja.

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