Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Gestão do Negócio

Como construir uma boa relação entre empregadores e colaboradores?

Como construir uma boa relação entre empregadores e colaboradores

Manter relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho é um fator importante para a motivação e desempenho de cada funcionário. Essa dinâmica é ainda mais necessária quando consideramos o papel do gestor nessa situação. Diversos estereótipos foram criados sobre o convívio entre chefes e empregados, formando uma imagem negativa que persiste em empresas de diferentes segmentos.

Nem sempre as relações interpessoais no trabalho são harmoniosas: cada pessoa tem sua personalidade e conflitos são inevitáveis em um ambiente com certas expectativas e de convivência tão próxima. No entanto, mesmo com os desafios, cultivar um relacionamento respeitoso entre empregadores e colaboradores é fundamental.

Um líder pode influenciar seus funcionários a serem mais engajados e comprometidos com a empresa e seus valores. Dessa forma, eles irão contribuir com o melhor de suas habilidades, tornando a organização mais produtiva, e até serem embaixadores da marca. Isso reduz a taxa de rotatividade dos colaboradores, o que é extremamente positivo, pois evita-se custos de demissão e para encontrar e treinar um novo empregado.

Quando há um bom convívio entre as partes, cria-se um ambiente de respeito que incentiva a troca de ideias, o desenvolvimento de inovações e o crescimento pessoal, profissional e até da própria companhia. E nesse cenário todos saem ganhando: chefe, funcionário e empresa.

Entretanto como construir uma boa relação entre empregadores e colaboradores com as constantes demandas do dia a dia? Confira algumas dicas para fortalecer a confiança entre ambos e criar um ambiente de trabalho mais agradável:

Via de mão dupla

Como em qualquer relacionamento, todas as partes envolvidas são responsáveis pelo manutenção dos laços de confiança. Um convívio ruim entre os líderes e empregados não é só culpa de um ou de outro: ambos precisam ter atitudes honestas, respeitosas e comprometidas para que exista harmonia no ambiente de trabalho. Por isso, é necessário estabelecer um laço de cumplicidade entre eles, desenvolvendo uma mentalidade de agir em conjunto para alcançar o mesmo objetivo.

O líder não deve promover o sentimento de medo em sua equipe, mas sim o respeito mútuo. Agir com humildade, sabendo escutar e estar próximo dos seus empregados é uma forma de criar uma relação de confiança com eles. Já o funcionário deve obedecer às orientações do seu líder, ser responsável por suas atividades e usar seus conhecimentos e habilidades para fazer um trabalho eficiente.

Proximidade com cada liderado

Um relacionamento mais próximo entre gestor e colaborador é importante – não na obrigação de se tornarem melhores amigos, indo sempre juntos ao happy hour; sim no sentido de que o empregador conheça cada liderado seu. Saiba a fundo seus objetivos profissionais e pessoais, desafios enfrentados na função, seu grau de maturidade e autonomia, motivações, entre outros detalhes, além da dinâmica da equipe em si. Assim, o líder saberá extrair o melhor de cada um, como agir nos momentos difíceis ou de desmotivação e como o grupo influencia no comportamento do funcionário.

Defina regras claras

É importante que desde o início, até mesmo na entrevista de emprego, o funcionário conheça bem as exigências da função e o que será esperado dele, tanto no sentido de produtividade como de comportamento. Estabeleça normas claras e, se possível, deixe-as registradas em um manual – para eventuais consultas de todos e como prova. Assim, inclusive em casos mais graves de indisciplina, será mais fácil lidar com as adversidades, pois todas as partes terão conhecimento sobre as consequências de más condutas.

Também é necessário deixar explícito desde o primeiro momento a etiqueta social: exigir o respeito mútuo entre as hierarquias e entre os próprios colaboradores, para prevenir problemas futuramente.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Promova feedbacks e outras formas de comunicação

Mantenha um canal de comunicação aberto para seus funcionários, incentivando a troca de ideias e um ambiente de colaboração. Crie um momento para conversar individualmente com seus empregados a respeito de seu desempenho pessoal – saber como está seu progresso nas atividades, seus desafios na função, questões sobre seu relacionamento com os outros funcionários (com sensatez, sem transformar o encontro em pausa para fofocar sobre os colegas).

Escute com mente aberta os comentários, possíveis sugestões ou indagações: é importante que o colaborador saiba que está sendo ouvido, mesmo que sua opinião não seja implementada depois.

Não use o momento de feedback para acusar, gritar ou condenar seu funcionário. Tenha uma postura de diálogo, contextualizando e exemplificando os casos nos quais se deve advertir o colaborador, sendo claro em seus comentários. Se há algo a ser melhorado na conduta do profissional, relate como ele pode modificar esse comportamento específico. Não faça comentários genéricos ou generalizados que possam ser levados para o lado pessoal.

Outro ponto importante é o momento no qual é feito o feedback. Não se pode ter uma boa conversa quando o dia está estressante e muitas demandas devem ser cumpridas. O gestor pode, mesmo intencionalmente, causar um mal-estar no funcionário por estar irritado naquela hora.

Uma opção para criar mais mecanismos de comunicação entre as partes é formular questionários, até para respostas anônimas, a fim de saber das opiniões gerais dos empregados, o que pode ser melhorado na empresa e esclarecer eventuais dúvidas e reclamações.

Valorize o funcionário

Para manter um colaborador na empresa, ele precisa estar motivado a continuar trabalhando nela. Um das formas de fazer isso é reconhecer suas qualidades e recompensar as boas atitudes. Um funcionário que se sente valorizado é um profissional comprometido com sua companhia, produtivo e disposto a ter um bom relacionamento com todos os demais empregados.

Crie formas de recompensar os bons resultados e comportamentos dos funcionários da sua empresa, seja monetariamente ou com pequenos prêmios. Além de incentivá-los a continuar com sua conduta, os outros podem se inspirar em seus exemplos .

Promova o espírito coletivo

Toda equipe funciona melhor quando há colaboração e respeito entre seus membros. Construa um ambiente que valorize o trabalho coletivo, a união e a parceria entre os empregados. Uma simples atitude para promover essa interação é fazer uma pequena festa para celebrar os aniversariantes de cada mês ou comemorar bons desempenhos coletivos. Isso possibilita momentos de descontração e valorização dos participantes.

Postura do empregador

É imprescindível que o gestor também seja exemplo de conduta para seus funcionários. Eles se sentirão injustiçados no caso de seguirem as normas da instituição e seu superior não se submeter às mesmas convenções. Isso desmotiva e afasta os colaboradores do emprego. O líder deve ser o primeiro a obedecer as regras da empresa e a ser um profissional eficiente.

Conclusão

Criar um ambiente de respeito, colaboração e cumplicidade pode fazer toda a diferença no futuro de um negócio. Funcionários desmotivados não produzem como deveriam ou com a qualidade esperada, não realizam um bom atendimento dos clientes e, com sua saída, ocasionam custos de demissão e com a contratação de novos empregados.

Por isso é tão importante que o gestor tenha consciência do seu papel nesse contexto. Além de liderar a equipe usando as boas práticas descritas neste artigo, procurar ferramentas que otimizem o trabalho dos funcionários também é uma forma de melhorar o desempenho deles.

Um sistema de gestão pode ajudar a facilitar diversos processos que envolvem administrar uma empresa – como financeiro, vendas, estoque, serviços, faturamento e estoque. O software da VHSYS foi desenvolvido para deixar o manejo das operações mais prático, ágil e eficiente. Assim, o tempo que seria gasto com planilhas físicas, cálculos e papelada pode ser investido no fortalecimento dos relacionamentos, motivação e treinamento dos colaboradores.

Além disso, o VHSYS possui uma loja de aplicativos com a ferramenta Funcionários – desenvolvida para melhorar a gestão dos dados de todos os empregados de uma empresa, permitindo anexo de documentos e fotos, e organizando as informações para facilitar a consulta dos empregadores e do setor de Recursos Humanos.

Faça uma experiência com o sistema VHSYS e tenha uma gestão empresarial mais eficiente.

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais