Fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial
Gestão do Negócio

Como aproveitar as festividades da época para lucrar mais

festa junina

A Festa Junina é um evento tradicional e de muito apreço na nossa cultura. Com uma temática alegre, essa festividade envolve comidas, músicas e danças bem características. Apesar de remeterem principalmente ao mês de junho, as comemorações se estendem até julho.

Como todos os eventos sazonais, essa é uma oportunidade para alavancar os lucros de um negócio. A festa junina é aguardada por muitas pessoas e costuma movimentar o comércio, principalmente na região Nordeste. No entanto, mesmo as pequenas empresas e microempreendedores de todo país podem aproveitar esse momento para vender mais e encantar seus clientes.

Ainda dá tempo de aproveitar o espírito da festa junina para aumentar a sua renda! Acompanhe nosso artigo e anote algumas dicas para lucrar com essa data:

1) Decoração especial

Como toda festa sazonal, o meses de junho e julho também pedem uma decoração temática. Aproveite o período para enfeitar seu comércio com bandeirinhas, palha, tecidos estampados, entre outras ideias. Tudo isso faz seus colaboradores e consumidores se animarem e entrarem no clima.

2) Comunicação temática

O espírito da festa também pode estar presente na comunicação da sua empresa. Invista em um design festivo para as redes sociais, e-mails marketing, cartazes, banners e outras peças gráficas.

3) Ações e promoções

Uma festa sazonal é a oportunidade perfeita para realizar eventos especiais. Que tal oferecer um desconto, fazer ofertas de produtos temáticos (como peças xadrez, couro, entre outros) ou até mesmo uma mini gincana com os clientes? Solte sua criatividade: Aqui, toda ideia é bem-vinda!

4) Comidas típicas

Com tantas opções de pratos diferentes – paçoca, pamonha, quentão, pipoca, milho, por exemplo – é uma boa iniciativa que negócios como bares, restaurantes, lanchonetes e mercados ofereçam ou comercializem esses quitutes. É possível montar um estande temático somente com essas mercadorias, chamando ainda mais a atenção dos clientes.

Além disso, o frio da época também desperta o interesse em comidas como queijos, vinhos, chocolates e sopas, aumentando consideravelmente as vendas desses itens nesse período.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

5) Artesanato

Quem trabalha com esse segmento pode aproveitar as cores alegres, estampas típicas e diferentes materiais para fazer peças descontraídas e que remetam à festa ou à cultura nordestina. Esse estilo irá destacar seu produto perante os outros, ainda mais se seus clientes são turistas.

6) Turismo

As agências de turismo podem aumentar seu faturamento nesta época, pois muitas pessoas viajam ao Nordeste para curtir o clima festivo. Aproveite também o período de férias escolares e faça pacotes familiares para os estados dessa região.

7) Roupas

Com tantas festas sendo realizadas por amigos, familiares, empresas, escolas e outros grupos e instituições, muitas pessoas gostam de ir à caráter, seja com roupas próprias ou alugadas. Costureiras, vendedores autônomos e lojas de aluguel ou venda de vestuário tem uma grande oportunidade de comercializar roupas e acessórios especiais e aumentar seus lucros nessa época.

8) Faça sua própria festa

Dependendo do seu planejamento e dos recursos disponíveis, é possível fazer uma festa junina para seus clientes ou colaboradores. Montando alguns estandes de brincadeiras simples – como pescaria, boca do palhaço, derruba lata -, oferecendo comidas típicas, músicas alegres e até mesmo preparando uma quadrilha, os consumidores, funcionários e seus familiares aproveitarão o momento para se divertir e estreitar seus relacionamentos com a marca.

Prepare seu negócio com um sistema de gestão

Para realizar qualquer ação especial em uma empresa é necessário planejamento para que tudo dê certo e a festa não termine em prejuízo. É importante saber exatamente o que será feito, quanto será investido em cada área e o retorno desses esforços, além de preparar a equipe para atender o cliente com o espírito das festividades.

O sistema de gestão VHSYS pode te ajudar a ter mais controle sobre as áreas do seu negócio, pois tem diversas soluções como fluxo de caixa, centro de custos e controle de caixa – tanto para verificação diária quanto mensal -, contas a pagar e receber, gestão de compras e giro de estoque, entre outras funcionalidades, essenciais no dia a dia de uma empresa.

O software foi desenvolvido para facilitar a gestão empresarial, deixando cada operação mais prática e eficiente, para que você não perca tempo com planilhas e contas, mas sim invista sua energia em outras decisões e setores do seu negócio.

Descubra como o sistema VHSYS pode auxiliar no crescimento do seu comércio e teste gratuitamente o software.

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais