Conecte-se ao empreendedorismo

Como abrir uma microempresa?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Como abrir uma microempresa?

O surgimento de muitas microempresas nos últimos anos têm sido proporcionada por um aumento de renda significativo. E, principalmente, pelas facilidades e menor burocracia oferecidas pelos órgãos oficiais. Atualmente, criar uma microempresa no Brasil é literalmente um bom negócio. Neste artigo vamos falar sobre como abrir uma microempresa e porque fazê-lo.
O que é uma microempresa?

Pode ser entendida como uma microempresa uma sociedade ou uma firma individual que tem rendimento anual igual ou inferior a R$360.000,00.

Quais as vantagens?

Partindo da definição apresentada acima, a principal vantagem a ser apontada é a menor burocracia envolvida. A maioria dos procedimentos, tanto para abrir ou fechar uma microempresa, bem como a rotina propriamente dita são facilitados. Para as microempresas existe o Simples Nacional, que é um regime tributário que garante um tratamento diferenciado e mais acessível às empresas que se encaixem nesse conceito. Por meio dele os impostos são unificados.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Além disso, os processos administrativos, as obrigações previdenciárias e trabalhistas podem ser realizadas de modo mais fácil. Não há, por exemplo, a necessidade de indicar ao Ministério do Trabalho, quando houver férias coletivas.

licitações

Outro ponto a favor das microempresas é concorrência em licitações. As microempresas têm garantidas pelo poder público algumas vantagens nos processos licitatórios, por exemplo:

Microempresas podem participar de licitações, mesmo que não estejam com suas obrigações fiscais em dia. Entretanto, deve ser regularizada em até dois dias se for a vencedora da licitação.

Há um empate virtual caso a proposta da microempresa for de 5% a 10% mais cara do que a de uma empresa de grande porte.

Essas vantagens acabam estimulando o desenvolvimento das microempresas.

Outras vantagens que podem ser indicadas são de ordem mais subjetivas: a facilidade de fazer a gestão financeira e administrativa, a relação mais próxima com os colaboradores e clientes, menos capital inicial para o investimento, não necessidade de capital de giro muito alto.

Você tem uma boa ideia para um negócio? Então, muna-se de seu plano de negócios e procure fazer com que ela saia do papel. Cremos que nosso blog pode te oferecer muitas opções e dicas de como organizar sua empresa. Gostaria de ler sobre algum tema específico? Comente!

Conhece outras vantagens de ter uma microempresa? Conte-nos sobre sua experiência.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!