Conecte-se ao conhecimento

Sistema de Gestão Online

Como abrir uma microempresa?

Como abrir uma microempresa?

O surgimento de muitas microempresas nos últimos anos têm sido proporcionada por um aumento de renda significativo. E, principalmente, pelas facilidades e menor burocracia oferecidas pelos órgãos oficiais. Atualmente, criar uma microempresa no Brasil é literalmente um bom negócio. Neste artigo vamos falar sobre como abrir uma microempresa e porque fazê-lo.
O que é uma microempresa?

Pode ser entendida como uma microempresa uma sociedade ou uma firma individual que tem rendimento anual igual ou inferior a R$360.000,00.

Quais as vantagens?

Partindo da definição apresentada acima, a principal vantagem a ser apontada é a menor burocracia envolvida. A maioria dos procedimentos, tanto para abrir ou fechar uma microempresa, bem como a rotina propriamente dita são facilitados. Para as microempresas existe o Simples Nacional, que é um regime tributário que garante um tratamento diferenciado e mais acessível às empresas que se encaixem nesse conceito. Por meio dele os impostos são unificados.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Além disso, os processos administrativos, as obrigações previdenciárias e trabalhistas podem ser realizadas de modo mais fácil. Não há, por exemplo, a necessidade de indicar ao Ministério do Trabalho, quando houver férias coletivas.

licitações

Outro ponto a favor das microempresas é concorrência em licitações. As microempresas têm garantidas pelo poder público algumas vantagens nos processos licitatórios, por exemplo:

Microempresas podem participar de licitações, mesmo que não estejam com suas obrigações fiscais em dia. Entretanto, deve ser regularizada em até dois dias se for a vencedora da licitação.

Há um empate virtual caso a proposta da microempresa for de 5% a 10% mais cara do que a de uma empresa de grande porte.

Essas vantagens acabam estimulando o desenvolvimento das microempresas.

Outras vantagens que podem ser indicadas são de ordem mais subjetivas: a facilidade de fazer a gestão financeira e administrativa, a relação mais próxima com os colaboradores e clientes, menos capital inicial para o investimento, não necessidade de capital de giro muito alto.

Você tem uma boa ideia para um negócio? Então, muna-se de seu plano de negócios e procure fazer com que ela saia do papel. Cremos que nosso blog pode te oferecer muitas opções e dicas de como organizar sua empresa. Gostaria de ler sobre algum tema específico? Comente!

Conhece outras vantagens de ter uma microempresa? Conte-nos sobre sua experiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.