Conecte-se ao conhecimento

Carteira de Trabalho Digital: como funciona?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos principais documentos do trabalhador brasileiro. Nela está listado todo o histórico de sua vida profissional, incluindo seus empregos atuais e anteriores, atualizações de salários, anotações de férias, entre outros. Ela é imprescindível para se conseguir um emprego formal.

Até o mês de Fevereiro de 2020 a Carteira de Trabalho era emitida no formato impresso – aquela caderneta de capa azul emitida apenas com hora marcada nas secretarias municipais e distritais.

Como o processo de agendamento e retirada era muito demorado, o governo brasileiro resolveu adotar um formato digital que é mais prático e acessível a todos.

Como essa migração da carteira física para a digital ainda é recente, muitos brasileiros ainda estão com dúvidas de como solicitar o seu documento, se a carteira impressa ainda valerá, e diversas outras dúvidas.

Veja o que você vai encontrar aqui neste post:

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é um documento eletrônico com o mesmo objetivo da antiga CTPS impressa. Ou seja, é o mesmo documento, mas em uma versão online.

Esse novo formato funciona da mesma maneira que o anterior, com os locais de trabalho que o profissional já foi registrado, o tempo que trabalhou, as condições de contrato, bem como todos os dados individuais e trabalhistas.

A grande diferença é a forma de emissão, que agora é feita pela internet e não precisa mais de agendamentos. Além disso, agora também não é mais necessário uma segunda via da Carteira de Trabalho. 

Em caso de perdas ou esgotamento de espaço, basta solicitar a versão digital e o banco de dados já identifica todas as empresas com as quais o trabalhador manteve vínculo e mantém o cadastro atualizado.

Quais as vantagens da Carteira de Trabalho Digital para os trabalhadores e para as empresas?

Como toda mudança, todos esperavam alguma melhoria no processo de contratação e afins com a Carteira de Trabalho Digital. E foi exatamente isso que aconteceu. 

Mas as melhorias não servem somente para as empresas. Os trabalhadores também terão boas vantagens com a nova Carteira de Trabalho. Veja quais são elas:

Vantagens da Carteira de Trabalho Digital para os trabalhadores

  • Não precisa da versão impressa
  • É possível baixar a carteira de trabalho digital no smartphone, bem como o arquivo PDF
  • Não é preciso decorar o antigo número da CTPS, pois a identificação agora é com o CPF

Vantagens da Carteira de Trabalho Digital para as empresas

  • Dispensa do manuseio do documento físico
  • Não há mais necessidade de anotar informações no documento impresso, e nem lançar dados na CTPS digital
  • Automatização do preenchimento das informações de contratação na carteira, que serão copiadas automaticamente do eSocial para a carteira digital. 

Como é feita a contratação pela Carteira de Trabalho Digital?

Para a contratação, o trabalhador só precisará informar seu CPF para a empresa fazer o registro em carteira. 

O registro é feito de forma eletrônica pelo empregador por meio do eSocial, projeto do Governo Federal de unificação do envio de dados dos trabalhadores.

Antes do trabalhador iniciar suas atividades na empresa, o empregador deve enviar o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador). 

O prazo para que a pessoa contratada possa ver o registro de trabalho na sua Carteira Digital é de 48 horas após o envio das informações por parte da empresa.

A minha Carteira de Trabalho impressa não vale mais?

Vale sim! A migração para a versão digital é opcional e só é obrigatória para novas emissões. Se você ainda tem sua carteira impressa com espaços para anotações, ela continua valendo até você decidir migrar para o formato digital.

Inclusive, o governo orienta que você guarde a versão de papel da sua Carteira de Trabalho. Ela poderá ser útil no futuro na hora de comprovar tempo de serviço e outros aspectos da sua vida profissional.

Importante: Caso a empresa contratante não utilize o sistema do eSocial, a carteira de trabalho impressa será necessária.

Qual é o número da Carteira de Trabalho Digital?

A versão digital usa como número chave o CPF. 

As empresas que já aderiram ao eSocial conseguirão realizar os procedimentos de contratação apenas com o número de CPF.

Quem pode solicitar a versão digital?

Todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para isso, cada trabalhador precisa habilitar o documento, criando uma conta de acesso no sistema online de emissão.

Para facilitar, veja o passo a passo abaixo de como solicitar a Carteira de Trabalho Digital.

Quanto custa para solicitar a Carteira de Trabalho Digital?

Não é necessário realizar pagamento. A solicitação e cadastro no sistema são gratuitos.

Não tenho carteira de trabalho, posso fazer a digital?

Sim. Aqueles que já possuem a carteira de trabalho física já têm seus dados automaticamente migrados para a digital.

Agora, quem ainda não tem, precisa fazer o cadastro. E para te ajudar nisso, preparamos abaixo um passo a passo de como solicitar sua carteira de trabalho digital. Confira!

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

O procedimento é fácil e pode ser solicitado por todo brasileiro ou estrangeiro que esteja registrado no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Acompanhe o passo a passo:

Passo 1 – Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego, e em seguida,  clique em “Iniciar” ao lado de “Obter a Carteira de Trabalho”.

Passo 2 – Na próxima página, leia o passo a passo para conseguir a senha de acesso, e ao final, clique em “Quero me cadastrar”.

Passo 3 – Agora, se você já possui uma conta no gov.br, basta digitar o seu CPF no lado direito.

Caso não tenha cadastro, clique no lado esquerdo em “Crie sua conta gov.br”

Você pode fazer o download da sua Carteira em formato PDF, ou usar ela no aplicativo. Acesse o passo a passo completo lançado pelo governo.

29 COMENTÁRIOS

    • Olá João Victor,

      A implementação do sistema de carteira de trabalho digital está ocorrendo gradativamente. Para saber se sua cidade já está operando com o novo sistema, acesso o site do Ministério do Trabalho http://www.mte.gov.br.

    • Olá, Samanta! Como vai?

      Sim. Você pode solicitar o seguro-desemprego tanto pelo portal clicando neste link, ou por meio do aplicativo da Carteira Digital, que está disponível gratuitamente para download em aparelhos Android e iOS.

      Até mais! 😀

  1. Ola, perto de finalizar o cadastro abri uma guia dizendo que meu cpf não consta no CNIS oque será que pode ser?

    • Olá, Beathriz. Como vai?

      Antes de concluir o cadastro, você precisar ter certeza que seus dados cadastrais estão devidamente atualizados entre as bases da Receita Federal e da Previdência Social. Qualquer dado divergente pode barrar a finalização do cadastro.

      Até mais!

  2. Olá tudo bem? Meu filho precisa fazer a carteira de trabalho, para se escrever no 1° emprego de Jovem aprendiz, mais devido ao covid-19 encontra se tudo fechado, a carteira digital serve para ele, ou só para quem já tem carteira de trabalho ?

    • Olá, Lucilene. Por aqui estamos bem e você?

      De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro com CPF já possui uma Carteira de Trabalho Digital. No caso daqueles que nunca trabalharam com registro em carteira, o documento digital aparece apenas com dados pessoais de qualificação civil.

      Até mais 😀

  3. Olá, tudo bem?
    Minha filha tem 14 anos, já fiz a carteira digital dela, porém gostaria de saber como saberemos o número do PIS?
    E sendo digital, preciso ir fazer a carteira impressa?
    Aguardo.
    Desde já agradeço.

    • Olá, Rosane. Por aqui tudo certo e aí?
      O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal que não é mais necessário para a contratação feita por empresas que aderiram ao eSocial. Agora, com o serviço simplificado, apenas o número do CPF será suficiente.

      A carteira digital substitui a carteira física, sendo assim, você não precisa fazer a impressão do documento.

      Esperamos ter ajudado!
      Até mais 😀

    • Olá, Kayzy. Como vai?
      Agora, com o novo formato da carteira de trabalho, o número que a empresa vai solicitar para registrar seu vínculo empregatício é o seu CPF.

      Até mais! 😀

  4. O local que vou trabalhar exige a minha carteira física,como é meu primeiro emprego eu só tenho a carteira digital,como faço pra obter a física?

    • Olá, Vanessa. Tudo bem?

      O surgimento da carteira digital substitui totalmente a carteira física. Assim, a carteira impressa já não é mais necessária.

      Até mais! 😀

  5. Oi bom dia pode utilizar a carteira de trabalho digital pra viagens de avião como faz pra comprovar essa digital também têm foto pra identificação. Minha irmã de dezesseis anos não têm RG e não têm como tirar devido a pandemia têm como ela tá fazendo a carteira digital e tá viajando com ela e com CPF.

    • Olá, Patrícia. Tudo bem?
      Infelizmente, a CTPS Digital não é válida como documento de identificação.

      Até mais.

    • Olá, Jô. Como vai?
      Sim. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro com CPF já possui uma Carteira de Trabalho Digital.

      Até mais.

    • Olá, Allessandro. Tudo certo?
      Para tirar a 2ª via da Carteira de Trabalho, você pode agendar pelo site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
      É importante saber que esse agendamento online não está disponível para alguns municípios. Se este for o seu caso, você deve ir até uma unidade do Ministério do Trabalho mais próxima ou ligue no número 158, para informações.

      Até mais 🙂

    • Olá, Eliane. Tudo bem?
      Agradecemos muito o seu feedback 😀

      Até mais!

  6. Boa tarde, Larissa Medeiros!

    Uma dúvida, quem fará as anotações na CTPS Digital, tipo: Férias, mudança de função, aumento de salário e etc….
    Fico no aguardo….

    • Olá, Rogério. Como vai?
      É tudo automático. A partir do momento que a empresa gera esses processos no sistema da folha, eles já saem na ctps digital.

      Até mais 😀

  7. Boa tarde Larissa
    Tenho uma dúvida,meu filho não tem ainda o CPF eu consigo tirar uma nova carteira pra ele?
    Seria a primeira carteira dele.

    • Olá, Alessandra. Como vai?
      O CPF é um dos requisitos para fazer a carteira de trabalho. Nesse caso então, não será possível tirar o documento.

      Até mais 🙂

    • Olá, Vanna. Como vai?
      Sim. Neste contexto, não há nenhuma questão que impeça a emissão do documento.

      Até mais 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.