Carteira de Trabalho Digital: como funciona?

13.11.2019
Carteira de Trabalho impressa posicionada sobre uma mesa de madeira

Você já deve ter ouvido falar sobre a nova Carteira de Trabalho Digital, mas como ela funciona?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos principais documentos do trabalhador brasileiro. Nela está listado todo o histórico de sua vida profissional, incluindo seus empregos atuais e anteriores, atualizações de salários, anotações de férias, entre outros. Ela é imprescindível para se conseguir um emprego formal.

Até o mês de Fevereiro de 2020 a Carteira de Trabalho era emitida no formato impresso – aquela caderneta de capa azul emitida apenas com hora marcada nas secretarias municipais e distritais.

Como o processo de agendamento e obtenção era muito demorado, o governo brasileiro resolveu adotar um formato digital que é mais prático e acessível a todos.

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é um documento eletrônico equivalente à antiga CTPS impressa. É o mesmo documento, mas em uma versão online.

Esse novo formato funciona da mesma maneira que o anterior. Nele constam os locais onde o profissional já trabalhou, bem como qual o tempo e as condições de contrato, além de todos os dados individuais e trabalhistas.

A grande diferença é a forma de emissão, que passou a ser inteiramente feita pela internet e não precisa mais de agendamentos.

Além disso, agora você não precisa mais emitir uma segunda via da Carteira de Trabalho. Em caso de perdas ou esgotamento de espaço, basta solicitar a versão digital e o banco de dados já identifica todas as empresas com as quais o trabalhador manteve vínculo e mantém o cadastro atualizado.

A Carteira de Trabalho impressa não vale mais?

Vale sim! A migração para a versão digital é opcional e só é obrigatória para novas emissões. Se você ainda tem sua carteira impressa com espaços para anotações, ela continua valendo até você decidir migrar para o formato digital.

Inclusive, o governo orienta que você guarde a versão de papel da sua Carteira de Trabalho. Ela poderá ser útil no futuro na hora de comprovar tempo de serviço e outros aspectos da sua vida profissional.

Importante: Caso a empresa contratante não utilize o sistema do eSocial, a carteira de trabalho impressa será necessária.

Quem pode solicitar a versão digital?

Todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Porém, cada trabalhador precisa habilitar o documento, criando uma conta de acesso no sistema online de emissão.

Para facilitar, veja o passo a passo abaixo de como solicitar a Carteira de Trabalho Digital.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

O procedimento é fácil e é possível ser solicitado por todo brasileiro ou estrangeiro que esteja registrado no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Acompanhe o passo a passo:

Passo 1 – Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego. Vá até o bloco “Carteira de Trabalho Digital” e clique em “Obter”.

Tela do site gov.br apresentando as opções de serviços para o trabalhador

Passo 2 – Uma nova página irá carregar trazendo maiores detalhes sobre a nova modalidade da carteira de trabalho digital. Clique no botão “Solicitar”.

Tela do site gov.br destacando o botão de solicitação da Carteira de Trabalho digital

Passo 3 – Você agora entrou na página do “Emprega Brasil”.

Se você já possui um cadastro no sistema acesso.gov.br, Sine Fácil ou no Meu INSS, basta clicar em “Já tenho cadastro” e acessar o sistema.

Se esse é o seu primeiro acesso, clique “Quero me cadastrar”.

Tela do sistema Emprega Brasil para cadastro de usuários e solicitação da Carteira de Trabalho Digital

Passo 4 – Ao clicar em “Quero me cadastrar”, você deverá preencher um formulário com seus dados completos. Por fim, a sua solicitação já estará realizada e você já terá acesso a sua Carteira de Trabalho Digital.

Tela de formulário de cadastro do site Emprega Brasil, usado na emissão da carteira de trabalho digital

Você pode fazer o download da sua Carteira em formato PDF, ou usar ela no aplicativo. Acesse o passo a passo completo lançado pelo governo.

Qual o custo para emitir?

Nenhum. A solicitação e cadastro no sistema são gratuitos.

O que essa mudança significa para as empresas?

Como todo os dados estão integrados, a busca e verificação da situação de cada trabalhador fica mais fácil, melhorando e agilizando os processos e a gestão, sendo isso benefício tanto para o empregado quanto para o empregador.

Como funciona para novos trabalhadores?

Todo cidadão brasileiro com CPF já possui uma Carteira de Trabalho Digital. Ou seja, não é necessário pedir a emissão do documento. Basta fazer o cadastro no sistema para ter acesso ao documento.

Para aqueles nunca trabalharam com registro em carteira, o documento digital aparece apenas com dados pessoais de qualificação civil.

E o número de identificação da carteira de trabalho?

A versão digital utiliza como número chave somente o CPF.

Para as empresas que já utilizam o eSocial, somente o CPF é o suficiente para seguir com a contratação.


Ainda ficou com alguma dúvida sobre a nova versão da Carteira de Trabalho? Será um prazer te ajudar, deixe seu comentário:

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários da públicação

  • avatar
    João Victor, em 06.10.2016 disse:

    Ok. Mas como tirar a carteira de trabalho digital?

    • avatar
      Jorge Lipski, em 18.10.2016 disse:

      Olá João Victor,

      A implementação do sistema de carteira de trabalho digital está ocorrendo gradativamente. Para saber se sua cidade já está operando com o novo sistema, acesso o site do Ministério do Trabalho http://www.mte.gov.br.

  • avatar
    maria luciana, em 04.05.2018 disse:

    quero conseguir carteira de trabalho para duas filhas pela internet oline

Conheça o VHSYS

Sistema de

Gestão Completa VHSYS

Emita Notas Fiscais

Gerencie as Vendas

Controle o Estoque

Organize seu Financeiro

Saiba mais
Desbloquear conteúdos

Torne-se um empreendedor de sucesso. Tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos gratuitamente.