Como aumentar a produtividade de minha empresa?

Consultor VHSYS

Como aumentar a produtividade de minha empresa?

Entender como se desenrolam os processos em sua empresa é essencial para aumentar a produtividade. E para isso é preciso escolher os indicadores adequados. Neste artigo vamos falar sobre essas questões: como medir e aumentar a produtividade de sua empresa.

Medir a eficiência de produtividade é um desafio, isso no que se refere a definição de padrões e valores aceitáveis. Nesse processo escolher os indicadores ajuda a promover e melhorar o desempenho da equipe, de determinados processos, da empresa de um modo geral. O primeiro passo é ter clara a diferença entre aumentar a produtividade e aumentar a produção.

Aumentar a produção significa produzir mais, seja pela contratação de funcionários, aumento da carga horária ou investimento em maquinaria. Já o aumento da produtividade está relacionado às melhorias efetivadas nos processos. Em resumo, aumentar a produtividade é melhorar o desempenho com as condições que se tem. Para alcançar uma produtividade maior é preciso adotar alguns indicadores. Já ouviu falar sobre KPI?

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

KPI é a sigla para Key Perfomance Indicator, do inglês, que significa Indicador Chave de Desempenho. Trata-se de uma técnica de gestão para avaliar e melhorar a produtividade. Existem diferentes tipos de indicadores, confira alguns exemplos: indicadores quantitativos; indicadores qualitativos; indicadores de entrada; indicadores de processo; e indicadores financeiros, por exemplo.

É preciso escolher um tipo, ou uma combinação deles, para então definir as metas. Indicador quantitativo pode ajudá-lo a determinar quanto cada funcionário produz em determinado espaço de tempo. Com esses números é possível pensar como remanejar e organizar os trabalhadores afim de que o trabalho seja feito de maneira mais prática. Importante salientar que os indicadores servem para encontrar estratégias de crescimento, sendo necessários saber como organizá-las em práticas.

Imaginemos a seguinte situação, ao avaliar os processos em sua empresa você percebeu que em um determinado período há uma queda na produtividade. Investigando mais detalhadamente, deu conta de que a diminuição está relacionada ao esgotamento físico de seus funcionários. Então, para evitar esse problema é possível pensar em como organizar uma pausa de descanso dirigida. Ginástica laboral, por exemplo, pode ser uma boa saída.

Você identificou, desse modo, uma questão problemática potencialmente e a reverteu para o bem da equipe. Disso também se trata a gestão. Outros tipos e técnicas de gestão foram abordados no seguinte artigo, confira.

Dúvidas ou sugestões? Comente!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações