Conecte-se ao empreendedorismo

A importância de ter um controle de Cadastro de Clientes

Tempo de Leitura: 5 minutos
O controle do cadastro de clientes é um ponto essencial para entender melhor todos os seus consumidores! Fato que irá te auxiliar a desenvolver estratégias certeiras para seu público, entenda melhor aqui.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O controle do cadastro de clientes é um ponto essencial para entender melhor todos os seus consumidores! Fato que irá te auxiliar a desenvolver estratégias certeiras para seu público, entenda melhor aqui.

O controle do cadastro de clientes é importante para todos os nichos de mercado, geralmente, é feito em plataformas específicas para obtenção desses dados e o modo de coleta pode variar de acordo com as preferências do negócio. 

Nesse artigo iremos te explicar quais são os objetivos desse cadastro, qual a importância de mantê-lo atualizado, suas vantagens e também estratégias que podem ser criadas em cima do mesmo! 

Tudo isso de maneira simples e bem organizada para facilitar seu entendimento!

Confira o artigo:

Como funciona o cadastro de clientes?

O cadastro de clientes, nada mais é do que uma lista com informações detalhadas sobre as pessoas que já compraram seus produtos ou serviços. 

Fazer o controle desses dados é fundamental para que a empresa possa analisar o comportamento dos seus clientes, para assim, promover ações que agradem ainda mais o público e suas vendas aumentem.

Entretanto, com essas informações tão valiosas em mãos, a empresa deve contar com um sistema para armazená-las de forma organizada e segura. Neste caso, os sistemas de gestão devem permitir a inclusão e a atualização dos dados dos clientes, além de oferecer ferramentas para pesquisas e segmentações de acordo com os interesses da empresa.

Essa segurança é extremamente importante, afinal, existe um aspecto muito importante no tratamento dessas informações de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

É fundamental que a empresa obtenha o consentimento do cliente para coletar e utilizar seus dados, garantindo toda privacidade e a segurança dessas informações.

Outro ponto essencial sobre como funciona o cadastro de clientes, é que é importante que as atualizações sejam constantes, dessa forma, sua empresa se baseia em dados atuais para trabalhar da melhor forma possível com essas informações.

Esse controle de atualização pode ser feito por meio de campanhas de marketing, pesquisas de satisfação, entre outras ações que incentivem o cliente a atualizar seus dados.

Dessa maneira, é possível que a empresa desenvolva estratégias de vendas personalizadas e mais assertivas. 

Agora que você já sabe como funciona o cadastro de clientes, confira quais as informações obrigatórias para você armazenar!

Quais as informações obrigatórias no cadastro do cliente?

Vale lembrar que os dados coletados variam de acordo com o objetivo do negócio. Entretanto, existem algumas informações que são essenciais para ter controle dos clientes que consomem o seu negócio. 

Sendo assim, invista primeiramente em dados básicos como:

  • Nome completo
  • Telefone 
  • E-mail 
  • Data de aniversário
  • Endereço
  • Gênero
  • CPF

Para avaliar quais outras informações são necessárias que seus clientes forneçam, é preciso ter um objetivo claro com a coleta delas.

Um exemplo: empresas que desejam trabalhar melhor a presença digital, podem encontrar em dados como as redes sociais um canal interessante para chegar nesse objetivo.

Para além das informações coletadas, caso a tecnologia utilizada pela sua empresa possibilite, avalie os dados como o histórico de compras, frequência de pedidos e métodos de pagamento para personalizar promoções quando quiser.

Outros dados importantes para segmentar ações de marketing é saber os interesses, profissão, se tem filhos ou não, podem ser valiosos para segmentar e ser mais assertivos nos seus novos projetos.

Quais são os principais objetivos do cadastro do cliente?

Todas as informações que falamos anteriormente, tem um porquê! Por esse motivo, listamos quais os principais objetivos de fazer o controle de cadastro de clientes.

Confira:

Segmentar o público-alvo

Ao cadastrar as informações dos clientes, a empresa pode segmentar o público-alvo de acordo com suas preferências, comportamentos, histórico de compras e outros dados relevantes. 

Dessa forma, é possível personalizar as campanhas de marketing e oferecer produtos e serviços mais relevantes para cada perfil de cliente.

Fidelizar clientes

O controle de cadastro também é uma das maneiras de fidelizar clientes através de um atendimento personalizado e eficiente. Dessa forma, é possível fortalecer o relacionamento com o público, reduzindo a taxa de churn (perda de clientes) e aumentando a confiabilidade do cliente para com a marca.

Gerar análises e insights assertivos

Ao coletar dados relevantes dos clientes, como a frequência de compras, ticket médio, produtos mais comprados e outras informações, é possível fazer análises para tomada de decisão bem embasada por parte da empresa.

Dessa forma, o controle de cadastro de clientes ajuda o negócio a aprimorar as estratégias do negócio, como de estoque, por exemplo. 

Atendimento eficiente

Para além da satisfação do cliente, ter um atendimento eficiente através do controle dos dados fornecidos pelo cliente vai ajudar a sua empresa a solucionar problemas de maneira ágil.

Isso ajuda na produtividade das equipes, além de, é claro, aumentar a satisfação dos clientes.

Mais eficiência nos processos internos

Por fim, o controle de cadastro de clientes pode ajudar a aumentar a eficiência dos processos internos da empresa, como o gerenciamento de estoque, o planejamento de compras e a logística de entrega.

Com informações precisas e atualizadas dos clientes, a empresa pode prever demandas futuras e tomar decisões mais eficientes para a gestão de seus recursos.

Qual a importância do cadastro de clientes?

O cadastro do cliente deve sempre estar atualizado para sua empresa seguir o ritmo do dia a dia e das mudanças cotidianas dos seus consumidores e também mudanças que afetam seu mercado.

O cadastro do cliente pode conter informações essenciais do seu mercado e preferências de compras que podem ditar sua metodologia de venda!

Acompanhar de perto essas mudanças é de extrema importância, essas informações podem ser obtidas no momento do pagamento, por exemplo, com pequenas perguntas que seu próprio sistema pode sugerir no momento que você identifica o cliente que está lidando! 

Por isso é de grande importância ter um sistema que garanta o controle e seja intuitivo em seu trabalho, para que facilite seu serviço e te lembre de informações essenciais para a evolução do seu negócio. Agora que já sabe a importância do cadastro de clientes, deve estar se perguntando que tipo de estratégias é possível criar com essas informações e para te ajudar nisso fizemos algumas sugestões abaixo! Continue a leitura para saber mais!

A importância de ter um controle de Cadastro de Clientes

Dicas de como criar estratégias em cima de cadastros dos clientes

Com tantas informações disponíveis, o que é possível fazer com elas? O primeiro ponto é alinhar com todo o time o método de abordagem ao cliente. 

Com um pouco de conhecimento de cada um deles, é possível desenvolver um método de abordagem que satisfaça a maioria deles.

Todo seu time precisa estar alinhado nesse ponto, para que nenhum cliente saia de seu estabelecimento aborrecido ou insatisfeito. Após essa mudança de base, é possível realizar estratégias diferentes, por exemplo, abrir um ambiente de atendimento virtual!

Um suporte virtual que seja mais rápido e com diferentes horários de atendimento, entregas delivery ou um sistema online com os produtos disponíveis. 

Tudo isso de acordo com as informações obtidas das preferências de seus consumidores e também levando em consideração seu ramo de atendimento. 

A formulação de eventos e promoções especiais também são uma boa saída, tudo gira em torno de um atendimento personalizado para seu público, ou seja, tudo o que você precisa fazer é conversar com ele.

Você acha que é possível aplicar isso em seu segmento? Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças! Se possuir dúvidas entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar 

Quer receber de primeira mão nossos conteúdos? Confira o nosso blog.

A importância de ter um controle de Cadastro de Clientes
Ana Flávia Franco

Graduanda em Letras Português na UTFPR que decidiu explorar o mundo da comunicação e os diferentes formatos de texto que só o digital pode oferecer. Apaixonada por inovação, produz conteúdos que buscam simplificar os conceitos complexos ligados à gestão, empreendedorismo e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!