Saber como vender bem material de construção é essencial para todos os lojistas do ramo. Afinal, é por meio de técnicas e metodologias específicas que se alcança o cliente em potencial. E, apesar de algumas práticas se aplicarem em quase todos os cenários, é importante que os empreendedores estejam atentos às atualizações do mercado.
O que você vai encontrar?
ToggleAs formas de consumo, as previsões para o setor e a economia, são apenas alguns fatores de tantos existentes que afetam o consumidor final e, consequentemente, seu poder de aquisição de produtos.
Depois de dois anos pandêmicos que transformaram o consumo, então, nunca foi tão importante estar atento às tendências que virão. São por meio delas que se antecipa os desejos do cliente final, se destacando assim da concorrência e agregando valor à própria marca.
Como vender bem material de construção?
É importante destacar que, antes de sair buscando o que há de novo no mercado, o básico deve estar bem estruturado. Ou seja, saber como vender bem material de construção deve estar muito claro para o lojista.
Listamos abaixo os principais pontos que devem ser a base para que a venda de materiais de construção seja um sucesso.
1. Estude seu público-alvo e mercado de atuação
Quanto mais definido e claro um público-alvo estiver, melhor será o planejamento estratégico depois. Afinal, o lojista saberá quem ele quer cativar e manter como público fidelizado ao seu negócio.
Gênero, idade, sexo, classe social e regionalidade, são algumas das principais características de público-alvo para se levantar. Isso porque são essas informações que nortearam como será o posicionamento e comunicação da loja com os clientes em potencial.
Lembra daquele ditado de que “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”? Pois bem, quem não tem claro o seu cliente em potencial, pode acabar com uma estratégia de atuação genérica. E, nem sempre esse é o trajeto com melhores resultados para a loja.
Além de saber o público-alvo, é fundamental também estudar o mercado. Essa atitude previne que empresários não sejam pegos de surpresa com possíveis intempéries externas que possam vir a acontecer.
Não economizar esforços nesse primeiro momento é essencial, pois ele é decisivo para a evolução do negócio. Além disso, é fundamental também ser flexível para ajustar rotas a fim de alcançar os resultados desejados.
2. Escolha os canais de vendas que irá trabalhar
Os canais de vendas são a chave do relacionamento com o cliente. É importante que nesse momento de escolha, o lojista tome a sua decisão conforme as informações obtidas na etapa de público-alvo.
Afinal, pode ser que alguns canais façam mais sentido que outros para determinadas faixas etárias e estilos de vida. Logo, trabalhar ações nesses locais com maior concentração do público faz mais sentido.
3. Planeje campanhas e promoções para atrair compradores
Fazer um calendário promocional com as datas comerciais mais importantes para o segmento é um divisor de águas para aumentar as vendas de material de construção. Afinal, ele será o guia para a criação de campanhas e promoções ao longo do ano.
Para evitar que fique muito corrido, uma boa prática é sempre planejar anualmente seu calendário promocional em dezembro do ano anterior. Assim, você terá tempo para organizar a produção de comunicações e demais materiais que sejam necessários para cada campanha.
Confira depois: Como gerenciar uma loja de material de construção? Guia completo!
4. Promova diferenciais para arrematar clientes
Para conseguir se destacar no mercado e tentar driblar a tão temida concorrência, o empreendedor precisa ser criativo. Para isso, alguns fatores decisivos de compra podem ser utilizados estrategicamente, como:
- Prazo de entrega
- Valor do frete
- Formas de pagamento
Segundo a pesquisa da Bornlogic e Opinion Box, esses fatores estão entre os principais motivos que levam o consumidor a desistir da compra. Então, nada mais justo do que dar uma atenção especial para eles durante campanhas e promoções.
5. Controle de estoque e logística
Por fim, ter um excelente controle de estoque e logística é obrigatório para evitar frustrações no cliente. Isso porque não tem nada mais decepcionante do que você ir comprar um produto e ele estar em falta, certo?
Para se evitar essas situações, o lojista deve ter muito bem mapeado seus produtos e realizar o reabastecimento do estoque quando necessário. Cliente feliz é venda feita!
Quais são as tendências de 2023 para lojas de material de construção?
Básico bem feito, é o momento de olhar para o mercado. Para isso, é necessário estudar as tendências que virão e se antecipar nas vendas. Veja a seguir algumas que se já pode esperar:
Tijolos ecológicos
Utilizando menos recursos naturais e podendo ter material reciclado em sua composição, os tijolos ecológicos estão ganhando cada vez mais espaço nas construções. Além do argumento de venda de se utilizar um produto mais sustentável, eles podem trazer também economia à obra, já que utilizam menos cimento na etapa de assentamento.
Construção verde
Seguindo a tendência de uma construção civil mais sustentável e menos danosa ao ambiente, a construção verde é outra prática que vem conquistando o seu lugar. Isso é resultado de uma propensão de consumo na qual as pessoas estão cada vez mais ponderando a sustentabilidade na sua decisão de compra.
Espaços verdes privados e comunitários, reaproveitamento de recursos e baixo impacto na natureza, estão entre os principais pontos de uma construção verde. Trabalhar com produtos que auxiliam essas ações é um diferencial a oferecer para o cliente.
Construções modulares e elementos pré-fabricados
Ainda na ideia de menos é mais, reduzir desperdícios de tempo e materiais também tem dado destaque para construções modulares e elementos pré-fabricados. Logo, a venda de materiais de construção deve considerar produtos que façam parte do processo.
Digitalização de processos
Todo mundo já sabe que a digitalização tem afetado diversos processos do nosso cotidiano. Em lojas de materiais de construção não é diferente. Usar a tecnologia para otimizar processos, reduzir tempo de execução e tirar ideias para possíveis soluções ou melhorias está entre as tendências que vieram para ficar.
Não podemos deixar de lado também a compra digital por meio de e-commerces e marketplaces, onde o consumidor tem maior comodidade de comprar o que precisa em casa, a hora que bem entender. Logo, possuir lojas virtuais é mais um ponto positivo para se destacar da concorrência.
Estratégia omnichannel ou multicanal
Conforme comentado anteriormente, as formas de consumo mudaram após a pandemia. Para aceitar essas demandas, os empresários precisaram adaptar suas estratégias.
Agora, não existe mais o físico ou digital, mas, sim, o físico com digital. Ou seja, os modelos de compra agora são híbridos e cada cliente escolhe aquele que mais acolhe as suas necessidades.
Para atender esses consumidores com a mesma qualidade, tom de voz e eficiência, independente de onde tenha sido feito o contato com a marca, as estratégias omnichannel e multicanal ganharam força. Confira abaixo o que cada uma delas contempla:
Marketing digital 100% ativo
Quem não é visto, não é lembrado. Portanto, para vender bem materiais de construção, os lojistas do ramo devem estar onde seu público está. Ou seja, nas redes sociais e demais canais digitais.
Para que a comunicação por esses meios seja efetiva, o marketing digital deve estar sempre muito bem alinhado para acompanhar as atualizações de plataformas e formatos de conteúdos de maior destaque. Só assim os perfis da loja de construção terão o alcance necessário.
Parcerias estratégicas
Por fim, trabalhar com parcerias estratégicas é uma excelente tendência para se colocar em prática. Afinal, os fornecedores possuem grande importância no negócio por fornecerem a mercadoria e serviços necessários para o seu funcionamento.
Portanto, não se deve economizar esforços em encontrar aquele que mais se adequa às necessidades da empresa e que forneça o suporte necessário em situações de emergência.
Um bom exemplo disso é o vhsys. Um sistema de gestão com controle financeiro, controle de estoque, emissão de notas fiscais, relatórios gerenciais e possibilidades de integração com marketplaces e e-commerces. Suporte 100% humano para ajudar o empresário de material de construção no que for necessário.
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