Aos poucos os estados vão se enquadrando na obrigatoriedade de nota fiscal. Minas Gerais é um dos próximos estados onde a nota fiscal eletrônica se tornará obrigatória, incluindo a NFC-e.
Por isso, na publicação de hoje você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre emissão obrigatória de NFC-e em Minas Gerais.
Emissão obrigatória da NFC-e em Minas Gerais
Todas as empresas do varejo terão que emitir Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica no estado de Minas Gerais a partir de julho de 2018.
O novo documento passa a substituir o cupom fiscal e deverá ser entregue aos consumidores após qualquer compra.
A obrigatoriedade visa oferecer mais transparência ao governo, a população e ao próprio empresario.
O que é a NFC-e?
A nota fiscal do consumidor eletrônica é o documento que substituirá o cupom fiscal emitido por ECF. O documento fiscal deverá ser entregue a todos os consumidores que realizarem compras no varejo.
Além de oferecer mais transparência e segurança ao consumidor, a NFC-e também possui validade jurídica garantida pela assinatura digital, que pode ser verifica com a obtenção de um certificado digital para o emitente.
Quais as vantagens da NFC-e para as empresas?
Um dos principais objetivos da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica está na facilitação da rotina dos contribuintes.
Com isso, a nota emitida eletronicamente evitará o uso de impressora fiscal, reduzindo os gastos com papéis e manutenção.
Se for desejo da empresa ou do consumidor, a nota também poderá ser entregue em cópia impressa, feito por uma impressora comum.
Outro benefício está no controle sobre as notas que a empresa terá, onde será possível consultar todas as notas no portal da Sefaz.
Como emitir NFC-e?
Hoje, uma excelente alternativa para empresas está na contratação de um sistema de gestão.
O sistema além de emitir nota fiscal também permite ao empresario o controle de gestão e financeiro da empresa.
Conheça o VHSYS e tenha à disposição um sistema completo para emissão de nota fiscal, emissão de boletos, controle de estoque, fluxo de caixa e muito mais!
Se sua empresa precisará se enquadrar da obrigatoriedade da Emissão de NFC-e em Minas, providencie já seu emissor de notas.