Está se preparando para oferecer produtos em venda consignada em sua empresa? Então, esse artigo irá ajudá-lo. Vamos falar sobre as vantagens e desafios de essa modalidade.
O que você vai encontrar?
TogglePor venda consignada entende-se o tipo de venda na qual o proprietário dos produtos entrega para outras pessoas ou empresas a responsabilidade sobre a venda, sem a necessidade de ter que pagar o que não for vendido previamente.
O vendedor fica com o produto para a venda em troca de uma comissão e o que não for vendido pode ser devolvido sem ter que pagar, pagando apenas os produtos vendidos.
Quais as vantagens da venda consignada?
Entre os benefícios da venda consignada destaque para a possibilidade de vender mais, ampliando o alcance de sua marca, atingindo um número maior de potencias clientes.
Já para o vendedor há a vantagem de ter um volume maior de mercadorias com um investimento em estoque menor e com maior rotatividade. A possibilidade de devolver os produtos não vendidos ajuda a identificar, tanto para o vendedor quanto para o proprietário dos produtos, quais as mercadorias com mais saída e, portanto, melhor custo/benefício. Escolher o preço de venda da mercadoria também é interessa, já que permite uma margem de lucro maior.
O controle de estoque sempre atualizado é o diferencial na venda consignada, porque por meio dele empresa e vendedor conseguem dimensionar o sucesso da empreitada. Essas informações ajudam a avaliar e traçar estratégias de venda mais produtivas. Falamos sobre como realizar o controle de estoque nesse artigo aqui.
Quais as melhores áreas para investir em vendas consignadas?
Algumas áreas, de acordo com o tipo de produto, têm sido mais interessantes para empresários que apostam em vendas consignadas. Por exemplo, cosméticos, roupas, calçados, semijoias e bijuterias são produtos com saída rápida e exigem pouco espaço para estoque. Livros também podem ser interessantes.
Com o que devo me preocupar?
Antes de pegar produtos para vender é importante conhecer os produtos, bem como a reputação da empresa fornecedora. Assim, você evitará possíveis problemas com a qualidade da mercadoria e no relacionamento com a empresa.
Do mesmo modo, para a empresa é necessário checar os antecedentes do vendedor, verificar qual a sua experiência. É interessante pedir por recomendações, confirmando a idoneidade do profissional.