6 dicas para fazer marketing nas redes sociais e levar sua empresa ao sucesso

Autor Convidado

As empresas que conseguem acompanhar as inovações tecnológicas e as atualizações do mercado têm sempre novas perspectivas para apostarem nas suas estratégias de vendas.

Sendo assim, não é nenhuma novidade para as pessoas que as redes sociais são uma das frentes para criar campanhas de marketing para alavancar suas vendas.

Afinal, é por meio da produção de conteúdos para atrair e nutrir o cliente, assim como campanhas e posts estratégicos nas redes sociais que as marcas podem desenvolver uma comunicação engajada com seu público.

Você ainda não conhece todo o potencial que o marketing nas redes sociais pode oferecer? Saiba que com ele é possível vender mais pela internet levar sua empresa ao sucesso.

Separamos as melhores estratégias de marketing nas redes sociais para você aplicar agora mesmo em seu negócio.

Qual o impacto das redes sociais na sua empresa?

Qualquer negócio que deseja crescimento precisa investir em estratégias de marketing para as redes sociais.

Atualmente, é quase impossível crescer em larga escala sem investir nas mídias sociais. Afinal, são mais de 130 milhões de usuários de redes sociais do Brasil, segundo pesquisa das empresas We are Social e Hootsuite.

Ou seja, estamos diante de uma realidade que impacta o relacionamento da empresa com os consumidores e afeta a quantidade de vendas.

Quem começa a investir em marketing nas redes sociais enxerga um verdadeiro oceano de oportunidades. O retorno do investimento é notável, e o valor a ser investido é muito inferior em comparação às mídias tradicionais, como rádio e televisão.

Outra vantagem de se aproveitar o cenário virtual de vendas para aumentar os resultados da empresa é que a internet é um ambiente propício para propagar e fortalecer a imagem da marca.

Além disso, o engajamento cresce bastante no ambiente virtual, assim como o número de acessos do seu site, seja ele um blog ou loja virtual.

Sendo assim, veja as melhores estratégias para as redes sociais se tornarem um aliado da sua empresa:

1 – Faça um atendimento personalizado

O primeiro passo para o sucesso online é entender que as mídias sociais são canais de comunicação com as pessoas. Por isso, eles esperam um tratamento estreito e pessoal quando conversam sobre a marca.

É importante que haja um profissional responsável para responder os comentários das publicações, por exemplo, de forma individual.

Isso mostra que a empresa consegue escutar o seu público e se importa com que ele diz. Sendo uma maneira da sua marca se destacar em relação às outras.

Nessa interação procure chamar o seguidor pelo nome, busque sentir a dor dele e tente resolver o problema reportado. Isso vai aumentar a relevância da sua marca com o público.

2 – Pense em conteúdo

Além de divulgar suas ofertas nas redes, produzir um conteúdo personalizado é fundamental.

Portanto, unir o discurso de vendas com a produção de conteúdo informativo ajuda a aumentar suas vendas. E uma das principais estratégias para isso é o marketing de conteúdo.

Num contexto onde grande parte do público sente-se atraído por marcas preocupadas com temas e discussões relevantes, é necessário adaptar seu discurso à essa demanda.

Por isso, a produção de conteúdo deve colocar sua empresa no lugar do seu do seu público-alvo e pensando em temas que chamam sua atenção.

Pode-se publicar diferentes tipos de conteúdos, desde postagens de cunho educativo, inspirador ou até mesmo de entretenimento.

3 – Invista em marketing de influência

Os influenciadores digitais são as celebridades do mundo virtual. Assim como os artistas de filmes, séries e novelas que são usados em comerciais de televisão, o mesmo pode ser aplicado nas redes sociais com os influenciadores.

Com um grande número de seguidores nas mídias, nada melhor do que conseguir que eles aproveitem essa visibilidade para divulgar seu produto.

O uso do influenciador digital dentro da sua área de atuação pode fazer com que um público maior conheça e tenha interesse pelo seu negócio.

4 – Ofereça itens exclusivos

Os clientes gostam de produtos exclusivos. Em empresas focadas no mercado de nicho a característica de exclusividade de itens torna-se uma grande aliada para demonstrar que sua marca é uma autoridade.

Divulgar seu produto nas páginas das redes sociais ajuda a chamar a atenção dos seus clientes. Além disso, você pode contar a ajuda do público no processo de criação. Assim, acaba adicionando um maior valor sentimental no diálogo entre empresa e seguidor.

5 – Promova concursos e sorteios para seu público

Uma forma interessante de aumentar o engajamento do seu público nas redes sociais é a criação de concursos e sorteios. Pois, todo mundo gosta de ganhar alguma coisa não é mesmo?

Para isso, peça aos seus seguidores enviarem vídeos, fotos e mensagens relacionados ao seu negócio. Ou até mesmo comentar e compartilhar determinada postagem para ganhar um pequeno prêmio.

Esse tipo de engajamento pode ajudar a aumentar interesse do público pela sua marca e o envolvimento com a página nas redes sociais.

6 – Otimize a linguagem de acordo com a sua persona

Um ponto indispensável em uma estratégia de redes sociais é a comunicação da empresa com o seu público. A melhor forma de diálogo entre ambos é se preocupar em adequar a linguagem utilizada.

Em primeiro lugar, estude o seu público-alvo e entenda como eles dialogam entre si. Dessa forma, você consegue saber como tratá-los e implementar uma conversa tanto mais séria ou de maneira descontraída e brincalhona.

Independente do tipo de abordagem escolhida, sempre use a norma culta na hora de escrever suas publicações. Mesmo as redes sociais exigindo uma comunicação menos formal, escrever errado pode pegar mal para a imagem da marca.

Use as redes sociais para aumentar as suas vendas

Como vimos as redes sociais podem ser grandes aliadas para sua empresa.

Nas mídias sociais é possível aumentar o engajamento do seu público por meio de conteúdos relevantes, publicações inspiradoras e sorteios na sua página.

Além disso, elas podem ser utilizadas como um canal de comunicação. Por isso, procure saber a linguagem do seu público e responda todas as dúvidas e sugestões das pessoas rapidamente.

Isso faz com que os seus seguidores se sintam presentes e importantes para sua empresa.

E então, agora que você já sabe essas dicas valiosas é hora de colocar as mãos na massa e traçar sua estratégia de vendas nas redes sociais!


Este conteúdo foi produzido pelo Blog Marketing Industrial, que oferece conteúdos focados em vendas, marketing, inovação e tecnologia para o segmento B2B.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Autor Convidado
Sobre o autor
Autor Convidado
Esse post foi escrito por um de nossos parceiros.
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações