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Como fazer uma empresa crescer em 10 passos

Tempo de Leitura: 5 minutos
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Cada negócio possui seus próprios desafios, mas o trabalho de todos os empreendedores tem algo em comum: a constante busca de como fazer uma empresa crescer

Aumentar o investimento em marketing? Expandir a operação? Mudanças nos produtos vendidos? Não existe uma única alternativa correta para o crescimento de um negócio. É preciso entender as necessidades de cada empreendimento, estudar o mercado, conhecer o público-alvo, avaliar a operação atual, entre milhares de outras possibilidades para construir um planejamento sólido e estratégico de crescimento.

Portanto, para apoiar a sua jornada à procura da resposta de como fazer uma empresa crescer, a seguir temos algumas dicas que podem te ajudar a criar o plano ideal para melhorar e acelerar os seus resultados.

10 passos para entender como fazer uma empresa crescer

Dificilmente uma única estratégia pode fazer uma empresa crescer, pois a expansão dos resultados de um negócio depende do conjunto completo: uma gestão eficiente, operação funcionando corretamente, boas entregas, ações de captação, etc.

Por exemplo, não adianta fazer um bom investimento em marketing para atrair clientes para a sua loja, se o atendimento é fraco e não fideliza os consumidores, pois seria um investimento praticamente perdido e que não perpetua resultados a longo prazo.

Por isso, para elaborar um bom planejamento de crescimento, é preciso estar ciente do atual estado da empresa no mercado, identificando todos os seus pontos fortes e fracos para ajustar as metas alcançáveis, elaborar estratégias e definir as melhorias necessárias.

A seguir estão as 10 etapas que você deve considerar ao analisar o seu negócio e traçar estratégias para aumentar seus resultados. 

1. Criar ou aprimorar um modelo de negócio

Sua empresa já possui um modelo de negócios? Se sim, ele é monitorado constantemente ou foi atualizado?

O modelo de negócios é o documento que guia toda a operação da empresa para que ela seja o empreendimento que foi designado a ser e, principalmente, atinja os resultados esperados. É uma descrição detalhada das formas como a empresa gera valor para seus clientes e recebe receita em troca. 

Ter um modelo de negócios atualizado exige uma análise do mercado e dos clientes, além de uma compreensão clara da proposta de valor e dos recursos necessários para a empresa operar e crescer. 

É uma etapa que requer muito estudo, revisão das ações tomadas e identificação de melhorias, pois assim a empresa poderá corrigir erros, aumentar suas chances de sucesso e se manter competitiva perante as adversidades.

2. Conhecer o cliente e entender suas dores

Conhecer o perfil do consumidor é um passo importante para quem busca como fazer uma empresa crescer. Afinal, o cliente é alvo de todas as operações da empresa, os produtos e serviços do seu negócio são destinados a ele, por isso conhecer as necessidades e preferências do seu público é fundamental para elaborar estratégias de crescimento.

Como estudar o perfil do consumidor da minha empresa?

Conhecer o perfil do cliente da sua empresa é essencial para todas as estratégias de crescimento. Por isso, para estudar o seu consumidor, considere:

  1. Realizar pesquisas de mercado para obter informações precisas dos consumidores: suas necessidades, preferências, características de perfil, como os acontecimentos externos estão influenciando a sua forma de comprar, etc. Esse tipo de pesquisa pode ser feito por meio de questionários ou entrevistas conduzidas online, por telefone ou pessoalmente. 
  2. Analise dados de vendas para entender o perfil do consumidor. Por exemplo, você pode estudar a idade, histórico de compras, forma de pagamento e outras informações de consumo do seu cliente. 
  3. Converse com seus consumidores para entendê-los, dê espaço para feedbacks e faça perguntas que possam ajudar a sua gestão a conhecê-los melhor a fim de aprimorar as ações de negócio relacionadas aos clientes.  

3. Acompanhar o mercado e suas atualizações 

Empresas que se mantêm atualizadas sobre as tendências e as mudanças de mercado têm mais chances de superar a concorrência e alcançar um crescimento financeiro acima da média. Esse dado é de uma pesquisa da McKinsey & Company, realizada em 2020

Esse estudo destaca como é importante acompanhar as atualizações do mercado para:

  • Identificar oportunidades de negócios;
  • Antecipar as mudanças nas preferências dos clientes;
  • Encontrar tendências e tecnologias emergentes;
  • Adaptar suas estratégias para se manterem à frente da concorrência.

4. Ter uma gestão financeira de excelência

Falta de investimentos para acelerar os resultados, atrasos no pagamento de fornecedores, dificuldades em implementar melhorias na operação, esses e outros motivos podem ser resultados de uma má gestão financeira – algo que atrapalha muito quem busca como fazer uma empresa crescer.

Garantir a saúde financeira do negócio e criar condições favoráveis para investimentos e expansão é essencial para acelerar os resultados da empresa, por isso é tão importante garantir que a gestão financeira esteja organizada e funcionando corretamente através de ações como:

  1. Ter um plano de negócios
  2. Monitorar o fluxo de caixa
  3. Organizar contas a pagar e receber
  4. Garantir um controle tributário correto
  5. Integrar todas as etapas financeiras da empresa de maneira segura
  6. Desenvolver políticas e procedimentos financeiros transparentes

5. Ter crédito para investir

Ter crédito disponível para investir é essencial para possibilitar o crescimento da empresa, pois assim é viável aproveitar oportunidades que surgem, investir na captação de clientes, fazer as melhorias necessárias na empresa, adquirir equipamentos e expandir os negócios. 

Para obter crédito para investir na sua empresa, é fundamental ter um bom planejamento financeiro e demonstrar aos credores que a empresa é capaz de pagar as dívidas assumidas.

6. Se capacitar constantemente

Assim como o seu plano de negócios deve estar atualizado e as estratégias da empresa sempre a par das novidades do mercado, a sua gestão e a sua equipe precisam ser constantemente treinadas e atualizadas para estarem à frente.

Portanto, estude o que tem novo no mercado, analise o que os concorrentes estão fazendo e ofereça cursos ou treinamentos adequados para todos da sua equipe. Estar em constante atualização é um passo muito importante de como fazer uma empresa crescer!

7. Investir na contratação de bons profissionais

Investir na contratação de bons profissionais é um dos principais pilares para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, os colaboradores vão contribuir para o negócio atingir as metas e vão influenciar a produtividade da organização.

Portanto, no momento de montar a sua equipe, tenha em mente os resultados que o seu negócio precisa alcançar e invista na contratação de profissionais capacitados para tais objetivos. 

8. Apostar no marketing digital para divulgação 

O marketing digital é uma das maneiras mais acessíveis de fazer a sua empresa expandir e alcançar mais clientes. Por isso, estude as estratégias que a sua empresa pode incluir para captar mais clientes. Algumas sugestões são:

  1. Publicar conteúdo relevante das mídias sociais da empresa
  2. Estabelecer um bom atendimento on-line via WhatsApp para enviar orçamentos
  3. Enviar cupom de desconto e promoções interessantes via sms ou e-mail marketing
  4. Investir em anúncios de mídia paga, como Google e Facebook Ads

9. Buscar maneiras de se destacar da concorrência

Ao longo das nossas dicas, destacamos a importância de estudar o mercado e os concorrentes do seu negócio para identificar suas as ameaças e oportunidades. 

Estudar os concorrentes não é apenas ficar de olho no que estão fazendo para copiá-los, mas desenvolver um olhar crítico para as ações que eles estão praticando, no que estão falhando, como estão deixando de atender alguns clientes, entre muitas outras questões que podem gerar insights positivos para o planejamento de crescimento da sua empresa.

10. Usar a tecnologia ao seu favor

A tecnologia é uma aliada fundamental no processo de como fazer uma empresa crescer, pois com ela é possível estudar o mercado e os consumidores, identificar erros e oportunidades, aumentar a produtividade do seu negócio, entre outras vantagens.

Portanto, avalie as necessidades da sua empresa e encontre as soluções tecnologias que podem acelerar seus resultados.

Por exemplo, o atendimento na frente de caixa da sua loja está impactando a satisfação dos clientes? Estude a possibilidade de utilizar um sistema PDV frente de caixa para agilizar o atendimento.

O estoque do seu negócio está com erros e gerando prejuízo? Um ERP com Sistema de Controle de Estoque pode resolver os seus problemas e ainda melhorar os resultados positivos.

Como fazer uma empresa crescer em 10 passos
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

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