Vamos falar de capital social?

VHSYS

Vamos falar de capital social?

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre a importância do capital social para o desenvolvimento de sua empresa. Mas você sabe o que é e como defini-lo? É sobre isso que falaremos nesse artigo.

Capital Social: o que é?

Por capital social se entende o investimento inicial feito pelos propietários da empresa, ele corresponde ao patrimônio líquido inicial. Podendo, porém ser alterador por investimentos adicionais. Sinônimo de Capital Nominal e Capital Integralizado.

Como se forma o capital social?

Ao serem criadas as empresas, em geral, contam apenas com os recursos investidos por seus sócios. Para fazer com que esse montante seja suficiente, é preciso lançar mão de um planejamento estratégico. Alguns pontos precisam ser observados com maior cuidado. Liste, por exemplo, qual a infraestrutura, materiais, investimento com publicidade, folha de pagamento e outras despesas são necessárias para manter sua empresa em funcionamento, até que ela comece a gerar receita.  Essa lista ajudará a definir o capital social.

Em conjunto a equipe deve decidir o valor do capital social e indicá-lo no contrato social. A quantia e natureza dos recursos investidos por cada sócio deve ser apontada.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Quando houver a necessidade de se ampliar o capital inicial, é preciso ter a quantia inicial total disponível. Sendo necessária a reescrita do contrato social a cada aumento. Se houver a necessidade de diminuição do capital social, o mesmo procedimento deve ser feito.

Definir com clareza o capital social de uma empresa é imprescindível. O recomendado é buscar assessoria, aliadas à gestão estratégica para dar conta do desenvolvimento e ações de sua organização.

Planejamento é o segredo

Desenhar cada passo antes da tomada de decisão é um dos fatores mais importantes para a obtenção do sucesso. Qualquer compra requer estudos detalhados, por exemplo, além do custo do produto, é preciso ponderar os valores da manutenção. Pensando no capital social é inteligente delimitar o alcance dele e, claro, vislumbrar maneiras de fazer com que ele cresça.

Este artigo ajudou?

Deixe sua sugestão nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

VHSYS
Sobre o autor
VHSYS
A VHSYS foi desenvolvido para que o empreendedor possa utilizar a tecnologia a serviço do seu negócio. Nosso objetivo é ajudar o micro e pequeno empresário a fazer a gestão eficiente de sua empresa, com maior produtividade e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações