Conecte-se ao conhecimento

Romaneio de Carga: o que é e qual sua importância?

Organização e controle são fatores imprescindíveis nos processos de entrega de produtos. Sem eles, as mercadorias podem ser trocadas, chegarem com atraso ou até serem desviadas durante o trajeto. 

Quanto maior a quantidade de envios feitos, maior a possibilidade de alguma falha acontecer nessa operação, caso os devidos cuidados não sejam tomados. Existem documentos que auxiliam nessa logística e um deles é o Romaneio de Carga.

Neste post, vamos explicar melhor como funciona esse documento, quais as circunstância para a emissão e como fazer. 

O que significa Romaneio de Carga

O romaneio de carga é um documento que descreve as características das mercadorias que estão no carregamento, facilitando sua identificação e localização entre os outros produtos que estão no lote. 

Com isso, é possível agilizar a conferência das cargas, bem como a fiscalização no momento de embarque e desembarque das mercadorias.

Para que serve o Romaneio de Carga?

Por facilitar a conferência e fiscalização das mercadorias, consequentemente o relatório tem diversas outras utilidades: ele ajuda a evitar erros na entrega, a prevenir roubos e furtos durante o transporte e também serve como um documento de controle tanto para quem despacha o produto, quanto a quem o recebe.

O romaneio de carga possui grande importância na exportação e no trânsito de produtos no território nacional. 

Benefícios da utilização do romaneio

O uso do romaneio nestes procedimento torna os processos muitos mais eficientes e seguros, reduzindo muito os erros e aumentando a qualidade na entrega dos serviços. 

Além disso, o romaneio traz inúmeros benefícios para a organização interna da transportadora, melhorando a fiscalização das mercadorias

Informações devem constar no Romaneio de Carga

Normalmente, não há um padrão definido para a elaboração do romaneio de cargas. No entanto, existem alguns dados básicos que as transportadoras usam para gerar o documento. Dentre elas, estão:

  • Notas Fiscais referentes aos produtos transportados;
  • Quantidade de volumes;
  • Identificação única de cada pedido;
  • Tipo de embalagem utilizada para o transporte (caixa de plástico, madeira, papelão, paletes, entre outras);
  • Dados gerais da carga (dimensões, peso e volume).

Aplicação do documento

A legislação não é muito clara a respeito da obrigação da emissão do Romaneio de Carga, usando o termo “quando aplicável” ao descrever seu uso. Esse documento é regido pelo Regulamento Aduaneiro e Instrução Normativa SRF 680.

É indicado utilizar o relatório no casos em que é costumeiro sua emissão, como no desembaraço da mercadoria, na Declaração de Importação e em outros documentos de instrução da Declaração Aduaneira, nesse último caso sendo possível receber multa pela não apresentação do Romaneio de Carga.

Como fazer um Romaneio de Carga?

O romaneio pode ser gerado tanto de forma simplificada, quanto automatizada. A primeira alternativa consiste em utilizar planilhas básicas para descrever manualmente os produtos transportados e todos os detalhes necessários sobre cada um. 

A segunda alternativa é gerar esse documento a partir de um sistema que puxa as informações do sistema de forma automática, agilizando o processo e reduzindo o risco de erros no romaneio.

Como emitir o Romaneio de Carga?

Esse relatório não tem um padrão estabelecido pelos órgãos regulamentadores. No entanto, a Receita Federal indica alguns elementos que costumam estar presentes neste documento:

  • Quantidade total de volumes (embalagens);
  • Marcação dos volumes;
  • Identificação dos volumes por ordem numérica;
  • Descrição da embalagem (por exemplo: caixa, pallet, etc), com o peso líquido e bruto, dimensões de cada unidade e o volume total da carga.

O Romaneio de Carga pode ser feito em uma planilha ou então emitido por um sistema online. O sistema é capaz de otimizar esse processo, garantindo mais segurança e agilidade, fazendo com que haja redução de erro na operação.

Emita o seu Romaneio de Carga com o VHSYS

O sistema VHSYS possui o aplicativo Expedição, uma ferramenta criada para facilitar a logística de entrega de produtos, ajudando na gestão dos pedidos e das notas fiscais usadas nesse processo. 

Com ele, é possível fazer a impressão das etiquetas, cadastro das informações das mercadorias e a emissão do Romaneio de Carga de forma mais rápida e eficiente. Tudo isso ajuda a otimizar a operação e a evitar falhas, como envios errados ou trocados.

Além disso, o aplicativo é integrado ao sistema de gestão online VHSYS, potencializando ainda mais suas funcionalidades. O software tem módulos específicos para todas as áreas de uma empresa, desde financeiro ao estoque.

O módulo de estoque possibilita um maior controle dos processos de cadastro de fornecedores e transportadoras e de giro de estoque, ajudando a evitar o encalhamento de produtos ou a falta de mercadorias. Ele ainda oferece relatórios detalhados para melhor visualização do desempenho do setor.

O VHSYS ainda tem várias funcionalidades, como emissão de notas fiscais, gerenciamento de orçamentos, fluxo de caixa, contas a pagar e receber e ordem de compra. Descubra como o nosso sistema pode otimizar a gestão da sua empresa e teste gratuitamente o software online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.