Romaneio de Carga: o que é e qual sua importância?

Rosana Moraes

 

Organização e controle são fatores imprescindíveis nos processos de entrega de produtos. Sem eles, as mercadorias podem ser trocadas, chegarem com atraso ou até serem desviadas durante o trajeto. Quanto mais envios devem ser feitos, maior a possibilidade de alguma falha acontecer nessa operação caso os devidos cuidados não sejam tomados. Alguns documentos podem auxiliar nessa logística, entre eles o Romaneio de Carga.

Este relatório descreve as características das mercadorias que estão no carregamento, facilitando sua identificação e localização entre os outros produtos que estão no lote. Isso ajuda a agilizar a conferência das cargas, também por parte da fiscalização no momento de embarque e desembarque.

O Romaneio de Carga possui grande importância na exportação e no trânsito de produtos no território nacional. Em inglês, o documento equivalente é chamado packing list, enquanto em espanhol, é nomeado como lista de empaque.

Para que serve o Romaneio de Carga?

Por facilitar a conferência e fiscalização das mercadorias, consequentemente o relatório tem diversas outras utilidades: ele ajuda a evitar erros na entrega, a prevenir roubos e furtos durante o transporte e também serve como um documento de controle tanto para quem despacha o produto, quanto a quem o recebe.

Aplicação do documento

A legislação não é muito clara a respeito da obrigação da emissão do Romaneio de Carga, usando o termo “quando aplicável” ao descrever seu uso. Esse documento é regido pelo Regulamento Aduaneiro e Instrução Normativa SRF 680.

É indicado utilizar o relatório no casos em que é costumeiro sua emissão, como no desembaraço da mercadoria, na Declaração de Importação e em outros documentos de instrução da Declaração Aduaneira, sendo possível receber multa pela não apresentação do Romaneio de Carga no último caso.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Como emitir o Romaneio de Carga?

Esse relatório não tem um padrão estabelecido pelos órgãos regulamentadores. No entanto, a Receita Federal indica alguns elementos que costumam estar presentes neste documento:

  • Quantidade total de volumes (embalagens);
  • Marcação dos volumes;
  • Identificação dos volumes por ordem numérica;
  • Descrição da embalagem (por exemplo: caixa, pallet, etc), com o peso líquido e bruto, dimensões de cada unidade e o volume total da carga.

O Romaneio de Carga pode ser feito em uma planilha ou então emitido por um sistema online. Por ser automatizado, a segunda opção traz mais agilidade e controle na hora de gerar esse documento, reduzindo ainda mais a margem de erro da operação.

Emita o seu Romaneio de Carga com a VHSYS

O sistema VHSYS possui o aplicativo Expedição, uma ferramenta criada para facilitar a logística de entrega de produtos, ajudando na gestão dos pedidos e das notas fiscais usadas nesse processo. Com ele, é possível fazer a impressão das etiquetas, cadastro das informações das mercadorias e a emissão do Romaneio de Carga de forma mais rápida e eficiente. Tudo isso ajuda a otimizar a operação e a evitar falhas, como envios errados ou trocados.

Além disso, o aplicativo é integrado ao sistema de gestão online VHSYS, potencializando ainda mais suas funcionalidades. O software tem módulos específicos para todas as áreas de uma empresa, desde financeiro ao estoque.

O módulo de estoque possibilita um maior controle dos processos de cadastro de fornecedores e transportadoras e de giro de estoque, ajudando a evitar o encalhamento de produtos ou a falta de mercadorias. Ele ainda oferece relatórios detalhados para melhor visualização do desempenho do setor.

O VHSYS ainda tem várias funcionalidades, como emissão de notas fiscais, gerenciamento de orçamentos, fluxo de caixa, contas a pagar e receber e ordem de compra. Descubra como o nosso sistema pode otimizar a gestão da sua empresa e teste gratuitamente o software online.

Fique por dentro das ultimas novidades no ambiente empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.