Entenda a diferença entre os certificados digitais e-NFe e e-CNPJ

Qual a diferença entre o Certificado eNF-e o e-CNPJ?

Consultor VHSYS

Uma dúvida muito comum entre quem precisa de um certificado para emissão de notas fiscais é identificar qual a diferença entre o Certificado NF-e o e-CNPJ. As diferenças são importantes e bastante distintas, por isso, preparamos este artigo. Aqui vamos entender o que é o e-CNPJ e a e-NFe.

Ambos os certificados podem ser usados para emitir nota fiscal eletrônica, pois os dois são emitidos pela ICP-Brasil, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira e contém o número de CNPJ da empresa.

Entre os dois a principal diferença é que o e-CNPJ só pode ser usado pelo empresário e o representante legal da empresa (como dono ou sócio da mesma). Já o certificado NF-e pode ser usado pelos representantes legais assim como funcionários autorizados. Vamos entender o que é cada um deles?

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

O e-CNPJ é um dos modelos de certificado mais adotados por sua abrangência. É o único que atende a todos os documentos fiscais eletrônicos, além disso, ele tem as mesmas informações que o CNPJ, garantindo maior segurança nas transações. Mais barato que o e-NFe seu uso esbarra no fato de que só pode ser usado pelo representante legal.

Já o e-NFe foi desenvolvido especificamente para as notas fiscais eletrônicas, NF-e. Ele serve para identificar quem foi o faturista a realizar cada operação, facilitando para a empresa que pode ter mais de um certificado credenciado, no mesmo CNPJ. Está projetado para suportar grandes volumes de validações por dia. Graças a essa complexidade maior seu preço é mais alto.

Como escolher para minha empresa?

Se for possível o ideal é manter os dois tipos de certificado. Um e-CNPJ para documentos e acessar o e-cac. E o e-Nfe registrado em nome do faturista responsável pela emissão.

Observe, se o existirem mais de um faturista opte pelo e-NFe que tem funções restritas, garantindo maior segurança. Caso o faturista venha a se desligar da empresa é importante revogar seu certificado.

Para uma empresa em que apenas o dono, por exemplo, faça esse trabalho o e-CNPJ pode ser interessante. Mas se mais pessoas estiverem envolvidas no processo, prefira o outro modelo.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Comente e compartilhe!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais