Conecte-se ao conhecimento

Sistema de Gestão Online

Qual a diferença entre o Certificado eNF-e o e-CNPJ?

Uma dúvida muito comum entre quem precisa de um certificado para emissão de notas fiscais é identificar qual a diferença entre o Certificado NF-e o e-CNPJ. As diferenças são importantes e bastante distintas, por isso, preparamos este artigo. Aqui vamos entender o que é o e-CNPJ e a e-NFe.

Ambos os certificados podem ser usados para emitir nota fiscal eletrônica, pois os dois são emitidos pela ICP-Brasil, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira e contém o número de CNPJ da empresa.

Entre os dois a principal diferença é que o e-CNPJ só pode ser usado pelo empresário e o representante legal da empresa (como dono ou sócio da mesma). Já o certificado NF-e pode ser usado pelos representantes legais assim como funcionários autorizados. Vamos entender o que é cada um deles?

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

O e-CNPJ é um dos modelos de certificado mais adotados por sua abrangência. É o único que atende a todos os documentos fiscais eletrônicos, além disso, ele tem as mesmas informações que o CNPJ, garantindo maior segurança nas transações. Mais barato que o e-NFe seu uso esbarra no fato de que só pode ser usado pelo representante legal.

Já o e-NFe foi desenvolvido especificamente para as notas fiscais eletrônicas, NF-e. Ele serve para identificar quem foi o faturista a realizar cada operação, facilitando para a empresa que pode ter mais de um certificado credenciado, no mesmo CNPJ. Está projetado para suportar grandes volumes de validações por dia. Graças a essa complexidade maior seu preço é mais alto.

Como escolher para minha empresa?

Se for possível o ideal é manter os dois tipos de certificado. Um e-CNPJ para documentos e acessar o e-cac. E o e-Nfe registrado em nome do faturista responsável pela emissão.

Observe, se o existirem mais de um faturista opte pelo e-NFe que tem funções restritas, garantindo maior segurança. Caso o faturista venha a se desligar da empresa é importante revogar seu certificado.

Para uma empresa em que apenas o dono, por exemplo, faça esse trabalho o e-CNPJ pode ser interessante. Mas se mais pessoas estiverem envolvidas no processo, prefira o outro modelo.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Comente e compartilhe!

7 COMENTÁRIOS

    • Olá, Wanille. Como vai?
      Agradecemos o seu comentário e ficamos felizes em saber que conseguimos te ajudar. Realmente existem muitas questões burocráticas no meio empresarial que parecem bichos de sete cabeças para quem não é da área. Por isso, o nosso propósito aqui no blog vhsys é descomplicar esses assuntos para que todos entendam com mais facilidade.

      Para continuar informado, faça sua inscrição em nossa Newsletter e receba os melhores conteúdos: http://materiais.vhsys.com.br/newsletter-vhsys 😀

      Até mais.

    • Olá, Joelma. Como vai?
      Agradecemos muito o seu comentário! 😀

      Até mais.

  1. Faço questão de manifestar meu agradecimento e parabenizar pelo esclarecimento simples, direto e honesto porque revirei a internet questionando a viabilidade dos dois tipos de Certificado uma vez que sou leigo em questões fiscais e um simples MEI, porém preciso do tal certificado para gerar notas eletronicas e foi a único canal que encontrei que me informasse de modo direto de acordo com a NECESSIDADE real, a me ajudou a optar inicialmente pelo e-cnpj…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.