Quais as principais vantagens da gestão participativa?

Jorge

Quais as principais vantagens da gestão participativa?

Um dos fatores que ajuda a impulsionar um negócio, disseminando a cultura da empresa entre seus colaboradores, a gestão participativa é tema deste artigo. Você sabe o que é gestão participativa? Com fazê-la? E quais as vantagens dela para sua empresa? Continue lendo e descubra!

Gestão participativa: o que é?

Entende-se por gestão participativa um modelo de organização que tem como característica principal o desejo de engajar todo o quadro de funcionários nos objetivos da empresa. Pode parecer um pouco arrojado demais para os gestores muito tradicionais, no entanto, rever essas relações hierárquicas e rígidas é importante.

É senso comum pensar que os funcionários são a cara da empresa, 24 horas por dia e em todos os espaços. Atualmente, mesmo nas redes sociais os funcionários continuam a ser identificados com a empresa da qual fazem parte, não é mesmo?

Então, é justo que esse funcionário esteja envolvidos na maior parte dos processos em que a empresa toma parte. Vejamos as vantagens desse tipo de gestão:

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Comprometimento

Para uma gestão participativa efetivamente funcionando é preciso criar espaços de diálogo. Por meio deles, o gestor fica sabendo quais as ideias e críticas de seus colaboradores. Podendo a partir delas tomar novos direcionamentos. Também é por meio desses espaços de conversação que o gestor dará a saber quais os objetivos e metas da empresa e como cada colaborador pode e deve se empenhar na conquista deles.

Ao sentir que faz parte das decisões e do crescimento da empresa, invariavelmente, nota-se um engajamento maior por parte do trabalhador. Quando apresentamos uma ideia, que é acatada, certamente nos empenhamos mais para vê-la concretizada.

Maior visão

Quando um gestor abre espaço para a gestão participativa, os funcionários têm a possibilidade de expressar suas ideias e proposições. Isso culmina em diferentes respostas a problemas enfrentados pela empresa. A velha máxima de que duas cabeças funcionam melhor é verdadeira. Com muitas cabeças pensando em como fazer crescer sua empresa, os resultados serão mais satisfatórios. Para isso, procure incentivar discussões sobre temas relacionados às atividades de sua empresa, bem como troca de experiências. Tem um funcionário com algum conhecimento específico? Por que não colocá-lo como líder em um grupo de estudos. Essa é uma maneira de integrar a equipe, disseminar conhecimento e criar uma cultura da partilha em sua empresa.

Como sua empresa tem lidado com a gestão participativa? Comente!

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Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

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