Planilhas para gestão de negócios – VHSYS

Bruna Wagner

Não é nada fácil gerenciar um negócio. São muitas as obrigações que o empreendedor tem todos os dias, que demandam dedicação exclusiva.

É preciso cuidar do fluxo de caixa, gestão de vendas, controle de estoque e funcionários, fazer o planejamento financeiro e muito mais.

Diante de tantas tarefas, pode ser difícil saber com precisão os dados sobre a saúde financeira, horas trabalhadas, até separar os gastos pessoais dos da empresa. Para que o negócio cresça de forma saudável, é preciso cuidar com atenção de todas as áreas do negócio e algumas ferramentas podem ajudar.

Foi pensando nisso, que a VHSYS resolveu criar e disponibilizar diversas planilhas para gestão de negócios em excel. Elas o ajudarão a manter um controle mais preciso da sua empresa e também de suas finanças pessoais.

Confira abaixo as planilhas e como vão te ajudar. Além disso, você pode baixá-las gratuitamente. Aproveite!

O que são planilhas de gestão?

As planilhas de gestão são documentos eletrônicos, feitos normalmente na programa excel, usadas para cálculo ou mesmo apresentação de dados. São compostas por linhas, colunas e filtros, que facilitam o controle de qualquer área de uma empresa.

Com uma planilha, você consegue além de tabular dados, criar gráficos que ajudam na visualização do desempenho de cada setor. Com pequenas automatizações, o documento facilita as rotinas diárias de gestão do seu negócio.

Quais os principais tipos de planilhas para gestão?

Existem diversos modelos de planilha de gestão financeira, gastos, estoque, vendas, para controle de funcionários e demais setores de uma empresa.

Os principais tipos de planilha para gestão são:

  • Planilha de Fluxo de Caixa;
  • Planilha de Contas a Pagar e Receber;
  • Planilha de Controle de Estoque;
  • Planilha de Controle de Vendas;
  • Planilha de Controle de Bens;
  • Planilha de Gastos Pessoais;
  • Planilhas de Horas Trabalhadas e Extras.

Confira abaixo como usar cada uma delas para organizar a gestão de sua empresa.

Fluxo de Caixa

Acompanhar todas as movimentações financeiras dentro do seu negócio é essencial para ter um controle preciso. O fluxo de caixa é um dos elementos mais básicos e primordiais para uma gestão eficiente. É através dele que você saberá exatamente quanto tem em caixa e que decisões financeiras poderão ser tomadas a partir dele.

Planilhas para gestão de negócios

Através da planilha de gestão financeira, você poderá inserir todas as entradas e saídas mensais e ter informações de saldos, total de despesas, gráficos de todos os dados e muito mais. Basta preencher as informações referentes aos custos fixos e variáveis e a planilha fará o restante.

Controle de Estoque

Outro fator que exige atenção no dia-a-dia da empresa é o estoque. A entrada e saída de mercadorias, o volume de vendas de cada produto no mês e os itens mais buscados são dados importantes para analisar oportunidades e manter um giro de estoque sadio.

Planilhas para gestão de negócios

Dentro da planilha de estoque, você poderá ter acesso a informações precisas de quantidades e valor dos produtos em estoque. Além disso, confere as médias de entradas e saídas de mercadorias em diversos períodos diferentes.

Contas a receber

Receber pelo produto ofertado ou pelo serviço prestado é mais do que justo, certo? Mas, como você saberá o que tem para receber sem um controle preciso? Um bom gerenciamento do contas a receber é essencial para manter um fluxo de caixa saudável.

Planilhas para gestão de negócios

Com a planilha de contas a receber preenchida diariamente, você terá um controle eficaz de todas os pagamentos da sua empresa. Isso o ajudará a fazer uma gestão de cobranças muito mais eficaz.

Contas a pagar

Assim como receber, estar em dia com seus fornecedores é extremamente para ter uma boa relação de mercado. Pagar com juros, perder prazos ou sempre deixar para organizar os pagamentos nos últimos dias do mês são costumes muito nocivos para o crescimento do negócio.

Planilhas para gestão de negócios

Manter seu contas a pagar em dia pode ser uma tarefa muito mais simples com a planilha gestão de gastos. Insira nela todas as informações referentes a pagamentos mês a mês e tenha um controle eficaz, evitando atrasos e juros.

Vendas

Uma boa gestão de vendas está ligada também a um fluxo de caixa saudável. Dentro do ambiente de negócio, você precisa estar atento a todas as vendas efetuadas em todos os períodos desejáveis.

Planilhas para gestão de negócios

Por isso, uma planilha de vendas se faz necessária. Através dela, você poderá visualizar dados referentes às vendas realizadas no mês, média de vendas por dia, valor total de produtos, além de gráficos que ajudarão a ter uma visão geral de sua operação.

Controle de bens

Você sabe, com exatidão, a quantidade de cadeiras que seu escritório possui? Ou quantos novos computadores foram comprados nos últimos 6 meses? Se a resposta for não, então a planilha de controle de bens é mais do que essencial para você.

Planilhas para gestão de negócios

Ter o controle exato dos bens do seu negócio é um benéfico não só para a gestão organizacional, mas também serve de base para planejar a compra de novos equipamentos. Além disso, ajuda a definir o período de manutenção e avaliar a durabilidade e qualidade de bens adquiridos.

Horas trabalhadas e horas extras

Uma empresa não vive apenas de vendas, estoque e bens materiais. É preciso também, que você faça a gestão de seus funcionários. O controle de horário não serve apenas para acompanhar atrasos ou faltas, ele se faz necessário também para monitorar horas extras ou banco de horas.

Planilhas para gestão de negócios

Através de uma planilha de controle de horas, tanto o gestor como o próprio funcionário podem conferir a quantidade de horas exercidas por mês, horas extras trabalhadas e os valores a serem acrescidos devido ao tempo adicional.

Gastos pessoais

Além da gestão financeira, também sabemos que o controle financeiro pessoal é importante. Preocupações com contas atrasadas ou juros acumulados, podem afetar seu desempenho gerindo a empresa ou fazendo com que você misture a conta jurídica com a física.

Planilhas para gestão de negócios

Pensando nisso, criamos uma planilha de gastos pessoais que o ajudará a manter suas contas em dia e ter uma visão mais ampla de suas despesas mensais. Com isso, você mesmo poderá fazer uma análise sobre seus gastos e fazer cortes que julgar necessário.

As planilhas não são suficientes?

Esperamos que a planilha de gestão grátis seja útil para você e sua empresa.

Mas, sabemos que com o crescimento do negócio fazer o preenchimento manual de diversas planilhas é uma tarefa inviável e fará você perder um tempo precioso. Tempo esse que poderia ser investido em novas oportunidades de crescimento de sua empresa.

Caso a planilha gestão de negócios se torne inviável, a dica é conhecer o sistema de gestão online da VHSYS. Através dele, você poderá gerir seu negócio com muito mais eficácia e ainda automatizar rotinas.

O VHSYS conta com módulos para controle de estoque, contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, relatórios automatizados além de emitir todos os tipos de notas fiscais (NF-e, NFS-e, NFC-e, CT-e, MDF-e, etc).

Você pode testar o VHSYS totalmente grátis por 7 dias. Aproveite!

Quer receber mais conteúdos como esse? Então, assine a nossa newsletter.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Bruna Wagner
Sobre o autor
Bruna Wagner
Jornalista por formação, começou a atuar com comunicação e marketing durante a faculdade. É apaixonada por produzir conteúdos ricos que ajudam empresários a chegar ao sucesso com seu negócio. Atua como Assistente de Conteúdo, na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

2 COMENTÁRIOS

Joao Henrique
02/10/2017 - 11:11:49

Parabens pelo site, top ! Voces treriam uma planilha de fluxo de caixa diario ?

Rosana Moraes
03/10/2017 - 05:59:09

Oi João, tudo bem?

Você pode usar a planilha de Fluxo de Caixa disponível no post para fazer o controle diário também.

Até mais!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações