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Checklist Black Friday: sua loja já está preparada?

Por que você já precisa começar a pensar na Black Friday?

Considerada a data mais importante do e-commerce brasileiro, a Black Friday é a ocasião perfeita para os lojistas alavancarem as vendas online. No entanto, ainda há quem deixe para se preparar de última hora para a campanha.

Essa é uma estratégia arriscada porque reduz as chances de sucesso e pode até gerar problemas na operação. Sendo assim, planejamento e antecipação são fatores fundamentais para que a loja conquiste alta performance na data.

Preparamos este post para falar mais sobre como você, lojista, pode ter um ótimo desempenho de vendas. Continue a leitura para saber mais!

Ideias de Black Friday: 5 dicas para vender mais

1) Selecionar produtos de alta demanda

Trabalhar com produtos de alto potencial é uma excelente estratégia para quem quer se destacar na Black Friday. Itens populares no mercado atraem tráfego qualificado, têm rápida circulação em estoque e geram boas taxas de conversão.

Dessa forma, inclua no portfólio da loja as mercadorias mais buscadas pelo público no e-commerce e no seu segmento de atuação.

Nossa dica para que você identifique quais são esses itens de destaque é acompanhar as tendências do e-commerce e o que a concorrência está fazendo. Você pode fazer isso por meio do Google Trends, ferramenta que revela os termos mais buscados no Google em determinados períodos.

Outra sugestão é conferir a Lista do Milhão 5.0, material gratuito produzido pelo Olist que reúne 20 produtos com altíssimo potencial de vendas no e-commerce.

2) Reforçar o estoque da loja

Se você quer ter uma Black Friday histórica, reforce o estoque para atender à demanda do público no período.

Para fazer isso, priorize os produtos estratégicos da loja – aqueles que têm maior potencial de venda – e prepare o estoque de acordo com o potencial de cada item. Assim, você garante que não haja ruptura de estoque, falha grave que pode prejudicar a reputação da marca.

3) Ter ofertas competitivas

Quando se trata de Black Friday, preço agressivo é a palavra-chave. De acordo com uma pesquisa da Google e da Provokers, 46% das pessoas que compram na data consideram que o preço é o fator de maior importância.

Portanto, ter ofertas competitivas é fundamental para que a sua loja fique à frente da concorrência e conquiste um volume expressivo de vendas.

Nesse sentido, algumas estratégias além dos descontos podem ajudar você a faturar mais e aumentar o ticket médio dos pedidos. A primeira delas é oferecer frete grátis em itens específicos ou em pedidos acima de determinado valor.

Outra possibilidade é criar kits de produtos para estimular a compra. Porém, planeje-se ao oferecer descontos e frete grátis para que a loja não tenha prejuízos financeiros.

4) Anunciar em marketplaces

Imagine expor os produtos da sua loja em vitrines vistas por milhões de consumidores na Black Friday. Incrível, não? É exatamente isso que os marketplaces podem fazer pela sua loja!

Esses canais funcionam como grandes shopping centers online e recebem milhões de visitantes por dia, durante o ano todo. Sites como Mercado Livre, Americanas e Amazon são exemplos de destaque.

Entre as vantagens de anunciar em marketplaces estão altíssima visibilidade, tráfego qualificado e segurança, tanto para lojistas quanto para clientes. Além disso, vale destacar que a venda em marketplaces envolve baixos investimentos – todos os gastos com tecnologia e divulgação das ofertas ficam por conta dos próprios canais. 

Portanto, vender em sites desse tipo é uma estratégia muito indicada para quem deseja diversificar os canais de venda, ganhar visibilidade e ter um alto retorno sobre investimentos. Se esse é o caso da sua loja, conheça o Olist. Essa solução, que já conta com mais de 7 mil clientes, ajuda lojistas de todos os portes e segmentos a obterem destaque nos maiores sites do Brasil.

A boa notícia é que o vhsys oferece integração com a Olist, através de um recurso na nossa Loja de Aplicativos. Assim, você faz a gestão das vendas de forma integrada e garante melhor controle de todo o seu negócio.

5) Ter uma operação agilizada

A última – mas não menos importante – dica para que a sua loja faça sucesso na Black Friday é ter uma operação eficiente. Um dos maiores desafios dessa data diz respeito ao pós-venda.

Devido ao alto volume de pedidos, é comum que haja atrasos nas entregas e aumento nas solicitações de troca, por exemplo. Por essa razão, é importante que você mapeie tais riscos e crie estratégias para se proteger. 

Aqui, a principal recomendação é ser ágil na operação. Se for possível, deixe os produtos pré-embalados, fature os pedidos assim que recebê-los e não demore para postar as encomendas nos Correios.

Junto a isso, dilate os prazos de entrega – ter prazos mais longos é melhor do que cometer atrasos. Pequenas ações como essas podem melhorar muito a performance da sua loja.

Planeje-se para a Black Friday e fature muito mais!

E aí, gostou das nossas dicas para a Black Friday? Agora que você já sabe o que fazer para ter uma boa performance de vendas, é hora de partir para a ação.

Avalie o que precisa ser melhorado na estratégia da sua loja e liste as prioridades para a campanha. Quanto antes você se preparar, melhores serão os resultados. Boas vendas!

Tem dúvidas ou quer sugerir outras dicas? Compartilhe nos comentários!

Conteúdo produzido por: Olist

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