Conecte-se ao conhecimento

O que fazer para regularizar o CPF suspenso?

Imagine a seguinte situação: você vai até uma loja, faz as suas compras e na hora de fazer o cadastro, descobre que o seu CPF está suspenso. Muito preocupante, não é?!

O CPF é um documento de fundamental importância, solicitado em praticamente todas as situações de contrato, inclusive em ambientes virtuais.

Mas quando esse documento está suspenso, o que fazer?

E quando isso acontece, onde recorrer?

Essas e outras perguntas, vamos responder logo abaixo neste post. Acompanhe!

Vamos falar sobre:

Planilha de controle de gastos pessoais

CPF pode impedir recebimento do auxílio emergencial do governo

Se você fez o cadastro no CadÚnico para o recebimento do auxílio emergencial de R$600, mas não informou o CPF a essa base de dados, você precisa se cadastrar no aplicativo disponibilizado pela caixa nesta terça-feira (07).

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Caso o seu CPF não esteja regular, o aplicativo informa a necessidade de regularização no site da Receita Federal. 

Acompanhe no nosso post como solicitar a regularização de seu CPF junto à Receita Federal.

>>> Principais medidas anunciadas pelo Governo Federal para ajudar a superar a crise causada pelo Covid-19

Quais os motivos para ter o CPF suspenso?

Basicamente, o CPF é suspenso quando o seu cadastro na Receita Federal está incompleto ou incorreto. A Receita Federal determina até cinco situações para o status do CPF:

  • Regular: quando não há pendências no cadastro do CPF (lembrando que a situação cadastral tem a ver com a situação fiscal);
  • Pendente de regularização: quando o contribuinte deixa de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF);
  • Suspensa: quando os dados da pessoa física estão incorretos ou incompletos no sistema;
  • Cancelada: quando o CPF é cancelado por decisão administrativa, judicial ou por falecimento do contribuinte;
  • Nula: quando é constatado alguma fraude na inscrição

Lembrando que você pode fazer a consulta da sua situação cadastral do seu CPF no próprio site da Receita Federal. A consulta é totalmente gratuita.

Quais as consequências do CPF suspenso?

Geralmente, quem está com o CPF suspenso fica impedido de abrir crediário em lojas, abrir conta-corrente ou poupança, fazer empréstimos, fazer passaporte, participar de concursos públicos, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional e, até mesmo, receber prêmio de loteria.

Em caso de CPF suspenso, os bancos também podem encerrar a conta em um prazo de 90 dias.

Dígito verificador 02, CPF suspenso, o que é?

Quando você realiza a consulta do seu CPF ele te dá as informações sobre a situação cadastral do seu documento. Certo?!

Em umas das opções que aparece na pesquisa, está o “dígito verificador 02”.

Mas o que é Dígito verificador 02?

O Dígito verificador 02 é somente um indicador da própria situação do CPF, no caso, suspenso. Como por exemplo, se o CPF estiver com a situação regular, o Código verificador para esse status será 00.

CPF suspenso, o que fazer?

Para regularizar a sua situação cadastral, primeiramente, você deve se certificar de que não há pendências com entregas de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. A verificação pode ser feita na Pesquisa de Situação Fiscal.

Já o pedido de regularização do CPF é realizado pelo próprio contribuinte que, por sua vez, deve levar a lista de documentos definida pela receita aos seguintes estabelecimentos:

  • Bancos: Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal;
  • Entidades Públicas Conveniadas, nos casos de inscrição e de alteração de endereço;
  • Sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) na Internet, nos casos de inscrição e pedido de regularização da situação cadastral suspensa, para pessoa que possui título de eleitor;
  • Unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil;

Em ambos os atendimentos o valor cobrado para a atualização e regularização do CPF é de R$7,00.

A regularização pela internet também é feita no site da Receita Federal e o pedido de regularização é gratuito.

Confira um passo a passo de como solicitar a regularização do seu CPF

1º passo: Abra o site da Receita Federal. Procure a guia “Serviços”.

2º passo: Desca a página e procure por “CPF”, no lado direito.

3° passo: Procure pela opção “Regularizar Cadastro no CPF”

4° passo: Em seguida, o site vai abrir o formulário para preencher com os seus dados. Assim que preenchido, clique em “Enviar” no fim da página e pronto. Sua solicitação para regularizar o seu CPF foi realizada.

Caso você tenha feito esse processo e mesmo assim não conseguiu regularizar o seu CPF, entre no site da Receita Federal e clique em “Contato”, ou procure uma Unidade de Atendimento mais próxima da sua casa.

Irregularidades no CPF afetam os negócios

Como é possível imaginar, as irregularidades no CPF de clientes afetam diretamente os empresários, que acabam prejudicados por conta de fraudes.

Como evitar que CPF irregular afete seus negócios?

Para evitar prejuízos, a VHSYS oferece em sua loja virtual o aplicativo de Consulta de CPF e CNPJ.

O aplicativo reúne importantes informações econômicas e financeiras de seus clientes e, com apenas um clique, você terá a sua disposição um dos maiores bancos de dados do mundo.

Clique aqui e experimente grátis o sistema de gestão empresarial online VHSYS, para uma gestão mais ágil e eficiente!

Esperamos que tenha gostado. Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente na caixa de comentários abaixo e até a próxima!

24 COMENTÁRIOS

  1. Ótima matéria, me esclareceu muitas duvidas !
    Mas será que ficar sem votar pode causar suspensão no CPF ? eu fiquei sem votar 2 vezes seguidas e ainda não justifiquei, será que isso pode ter feito meu CPF ser suspenso ?

    • Olá,

      Ficar sem votar e não justificar é um dos motivos para o CPF ser suspenso. Neste caso, você deve primeiramente regularizar seu Título de Eleitor no Tribunal Eleitoral da sua região e depois regularizar seu CPF em órgãos conveniados como Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

      Voltar para o topo

    • Olá Carla, tudo bem?

      Entre em contato com a Receita Federal e verifique se não há outras pendências no cadastro do CPF.

      Até mais

  2. Olá boa noite estou com um problema se alguém poder me ajudar agradeço muito. Seguinte meu pai recebe benefício do INSS banco Itaú esses dias vi uma msg no banco.dizendo q a conta poderia ser cancelada pq o CPF estava com problemas q era pra procurar a receita. Ao consultar pelo site vejo que consta como Cancelado por motivo de óbito do ano 2006 porém meu pai está Vivo não morreu. Como arrumar isso? Pq se não vão cancelar a conta e ele não recebe. Se alguém poder me ajudar como resolver .

  3. depois q eu regulariza o titulo , quanto tempo leva pra eu volta a usar , meu maido esta pelo inss deois de um tempon sem receber o dinheiro saiu e ele nao pode sacar

    • Oi Francisco, é aconselhável que você resolva na própria receita a situação 😉

    • Olá, Eduardo
      No seu caso, recomendamos que procure a Receita Federal para que eles possam verificar o que pode estar acontecendo.

      Até mais!

  4. Oi,eu fui a receita federal já faz 1 semana,e até agora meu CPF está suspenso, quando ele volta para regular ,pois já fui até a receita federal para regularizar , qual o prazo para regularizar,pois estou com muitas problemas em contas de banco e etc

    • Olá, Gioviani
      Tudo bem?
      Normalmente, o CPF é regularizado ao final da conclusão do atendimento na Receita Federal. Se ela ainda consta pendente de regularização, ele será regularizado após o processamento da declaração do(s) exercício(s) que o contribuinte estava omisso.

      Até mais!

  5. Meu cpf taça suspenso por causa do meu título de eleitor. Regularizei tudo na receita federal faz uns 10 dias. Mas meu cpf ainda consta como suspenso. O que mais precisa fazer?? Pois tô precisando muito do cpf.obrigado

    • Olá, Nayra
      Nesse caso, como você já realizou todos os procedimentos para a regularização da situação cadastral do seu cpf, o recomendado é que aguarde até que a Receita Federal possa dar a baixa na situação.

      Até mais.

  6. Olá, Veronici. Tudo bem?

    Primeiramente, você precisa verificar se não há pendências com entregas de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física ou então se há algo de errado ou incompleto no cadastro do documento, podendo ser o nome, data de nascimento, nome da mãe ou ainda problemas com o Título Eleitoral.

    Após identificar o que aconteceu, você pode seguir com o pedido de regularização.

    Esperamos ter ajudado!

    Até mais. 😉

  7. Olá, Thatiane. Tudo bem?

    Assim que o seu CPF estiver regular, você pode fazer o cadastro do auxílio emergencial novamente. O CPF precisa estar regularizado para que dê tudo certo com o cadastro.

    Até mais. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.