Conecte-se ao empreendedorismo

O que é SLA?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Ao fechar um contrato com clientes, fornecedores e afins é importante deixar claros os termos em que as atividades se desenrolarão. Para evitar contratempos e mal-entendidos. Neste artigo vamos falar sobre SLA e qual a importância em seu negócio.

O conceito

SLA é a sigla para Service Level Agreement, que em português pode ser traduzido como “Acordo de Nível de Serviço – ANS. Consiste num contrato entre duas partes, nele a empresa que fornece o serviço e o cliente especificam, detalhadamente, os aspectos do serviço a ser entregue, bem como prazos contratuais, tipo e qualidade do serviço e preços.

Os principais critérios a serem indicados são:

  • Definição dos resultados esperados;
  • Tempo de execução da atividade;
  • Definição dos responsáveis pela atividade desenvolvida;
  • Indicação das ferramentas utilizadas;
  • Detalhamento da qualidade e duração do serviço a ser entregue;
  • De uso corrente entre as empresas de TI, o SLA pode ser estendido para todas as empresas prestadoras de serviços.

A principal vantagem do SLA é o fato de que as condições estão claras para prestadores e clientes. Com base nessa transparência é possível mensurar os prazos, formato e qualidade das atividades oferecidas.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Cuidados ao redigir o SLA

Para realizar a redação do SLA é necessário empregar uma linguagem clara, objetiva que detalhe as regras de modo preciso. Este documento não pode deixar brechas para mal-entendidos e duplas interpretações. Evitando desse modo divergências e quebra de contrato.

O ideal é que a redação seja feita de modo conjunto. As posições e regras devem ser colocadas de comum acordo. Nesse processo a negociação é central, saiba quando ceder para garantir o contrato.

Também é essencial definir termos onde constem a possibilidade de quebra de contrato, bem como multas e sanções. Indique quais condições poderão levar à suspensão da entrega do serviço, por exemplo. Indique também a periodicidade em que o SLA deve ser atualizado.

SLA de atendimento ao cliente

Um aspecto importante para constar no acordo é quais canais estarão disponíveis para o atendimento ao cliente. É necessário indicar por que meio será possível fazer reclamações, sugestões ou mesmo solicitar por serviços extras. Esses caminhos ajudarão a fazer com que os clientes sejam fidelizados e as atividades realizadas de modo satisfatório.

Esperamos que este artigo tenha lhe dado um direcionamento na hora de redigir seu SLA. Sugestão ou dúvida? Comente!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!