Você saberia dizer em qual momento do seu dia você se sente plenamente feliz? Qual tarefa que o absorve de tal maneira que você nem vê as horas passando, de forma extremamente satisfatória?
O que você vai encontrar?
ToggleQuando você está completamente imerso em uma atividade profissional ou pessoal (uma leitura, por exemplo), é o que chamamos de “estado de flow”.
Vamos entender melhor sobre isso? Acompanhe!
Teoria de flow
Fruto de estudo do psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, o “flow” ou “fluxo” é caracterizado como o estado mental de profunda alegria e criatividade proveniente de um envolvimento total na realização de alguma atividade.
O “flow” no trabalho
No âmbito profissional esse estado fica mais visível no desempenho e motivação do funcionário. Quando alguém está “no flow”, torna seu trabalho mais eficaz, aumentando sua produtividade e otimizando os processos da empresa.
As sete condições para o “estado de flow”
Segundo Mihaly, existem 7 condições presentes quando o individuo está em estado de flow, que são:
1. Envolvido no que você está fazendo, está focado, concentrado.
2. Sensação de êxtase, de estar fora da realidade cotidiana.
3. Sentimento de clareza, de saber o que precisa ser feito e quão bem está sendo feito.
4. Consciência de que a atividade é possível de ser feita, de que somos capazes de fazê-la.
5. Sentimento de serenidade: nenhuma preocupação sobre si mesmo e um sentimento de estar além das fronteiras do ego.
6. Perda da noção do tempo. Focado no presente, com a sensação de que horas passam como minutos.
7. Motivação intrínseca: o produto não interessa tanto quanto a motivação de fazê-lo.
Como alcançar o seu estado de flow?
Mihaly Csikszentmihalyi diz que um estado real de flow só é possível quando os níveis de desafios e competências estão em completa harmonia. Basicamente falando, o que você faz e o que você gosta deve estar em equilíbrio, caso contrário, os resultados serão frustrantes.
Para conseguir chegar ao estado de flow, principalmente no trabalho, estabeleça metas cujos objetivos podem ser alcançados imediatamente, a médio ou a longo prazo. Por exemplo: em um dia você estabelece a meta de realizar três atividades. Ao concluir essas tarefas, estabeleça uma meta maior (fechar o mês com um determinado número de tarefas, por exemplo), e assim por diante. Mas, claro, respeitando os seus limites físicos e mentais.
Ter objetivos definidos ajudam a organizar os pensamentos e deixar que novas ideias fluam de forma espontânea, tornando os desafios mais interessantes e tangíveis.
Quer mais uma dica para aumentar a sua produtividade? Conheça o sistema VHSYS! Com o VHSYS, seu dia a dia torna-se mais simples e fácil. Unindo diversos recursos de gestão, o sistema online é acessado pela nuvem, garantindo praticidade e agilidade para o empresário. Clique aqui e experimente grátis.
E você, já entrou em estado de flow? Quais atividades no trabalho faz com que você perca a noção do tempo de forma satisfatória? Compartilhe suas opiniões conosco!