Conecte-se ao empreendedorismo

Manutenção preventiva: suas contas em ordem

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A manutenção preventiva para equipamentos consiste em antecipar possíveis problemas a fim de garantir que esses itens funcionem adequadamente no dia a dia. Essa questão pode até não parecer, mas é muito importante para a gestão de uma empresa, especialmente porque um descuido pode gerar uma grande dor de cabeça.

O que é manutenção preventiva?

Podemos entender a manutenção preventiva como um cuidado programado, que tem a missão de evitar situações posteriores que atrapalhem o bom desempenho de um equipamento. Isso significa atentar-se para que eventuais dificuldades não se tornem problemas que causem prejuízos para o negócio. Trata-se, portanto, de um investimento em segurança, já que impede que os gastos extras e imprevistos sejam maiores.

Planilha de controle de bens - Download

Por que fazer manutenção preventiva?

Ao adotar um programa de manutenção preventiva, a empresa possibilita uma conservação mais adequada de seus equipamentos, aumentando assim sua vida útil. Na prática, esse cuidado serve como um redutor de gastos extras, já que costuma ser menos caro do que a manutenção corretiva – aquela feita em um itens que já apresentam problemas.

Ajudando a prever e realizar a gestão de gastos, esse tipo de manutenção evita que a produção, por exemplo, seja paralisada em momentos de pico, pois ela pode ser agendada para um período de baixa produtividade. Outra vantagem dessa medida é reduzir os riscos de acidentes, melhorando a segurança de todos os processos e pessoas envolvidas no negócio.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Como montar a manutenção preventiva?

Cabe ao gestor, ou setor administrativo da empresa, verificar qual o melhor momento para se realizar a manutenção e qual deve ser a periodicidade desta operação. É preciso considerar as especificidades de cada equipamento já na hora da compra: se um fabricante oferece assistência técnica especializada, por exemplo, a compra de seus equipamentos deve ser priorizada por sua empresa.

Em outros casos, ao contratar uma equipe ou terceiros para realizar a manutenção, verifique as credenciais dos mesmos. Confira se a empresa ou profissional tem condições de realizar a atividade de maneira adequada, pesquisando sobre sua reputação no mercado e a opinião de outros consumidores. Segurança nunca é demais.

A manutenção preventiva de seus equipamentos, aliadas a um correto treinamento de seus funcionários, garantirá que sua empresa esteja sempre preparada: característica essencial para que uma empresa tenha condições de lutar pela clientela. Prevenção, em todos os setores e aspectos, é a melhor maneira de fazer com que seus negócios prosperem.

Para isso, é importante que todos os processos da sua empresa estejam funcionando com eficiência, e que o empreendedor tenha controle sobre seus diversos setores, como financeiro, compras, estoque, serviços, vendas e faturamento. Nessas horas, um sistema de gestão como o VHSYS ajuda a facilitar e otimizar cada tarefa.

O VHSYS possui módulos específicos que contemplam todas as áreas de uma empresa e recursos fundamentais para seu bom funcionamento. Faça o fluxo de caixa, contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, giro de estoque, registro de entrada de mercadorias, gerenciamento dos serviços recorrentes e muitas outras operações – tudo no mesmo software e com a praticidade de apenas alguns cliques.

Além disso, você pode adquirir ferramentas da exclusiva Loja de Aplicativos da VHSYS, que irão turbinar ainda mais o sistema e te ajudar nas atividades corriqueiras.

Teste gratuitamente o sistema VHSYS e tenha o controle da gestão da sua empresa!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!