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O que é gerenciamento de serviços e como aplicar na oficina?

Tempo de Leitura: 6 minutos
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Gerenciamento de serviços é a responsabilidade de administrar estrategicamente o planejamento, a entrega e as melhorias dos serviços prestados por uma empresa. 

Para as oficinas mecânicas, o gerenciamento de serviços está no dia a dia dos seus gestores que precisam organizar a agenda de atendimentos, controlar o estoque dos equipamentos, entender as mudanças dos novos veículos, monitorar a equipe e lidar com os feedbacks dos clientes.

Quem trabalha em uma oficina deve concordar: é uma atividade cercada de desafios, que demanda tempo e precisa de muito jogo de cintura, não é mesmo?!

Para facilitar um pouco essa jornada de gestão, temos algumas dicas para compartilhar com você a seguir.

O que é gerenciamento de serviços?

Gerenciamento de serviços é o conjunto de atividades que garante a qualidade dos serviços prestados em uma empresa.

O principal objetivo da gestão de serviços é garantir a satisfação do cliente final para, consequentemente, auxiliar na atração e retenção dos consumidores.

Quem empreende no setor automotivo sabe que cada negócio tem suas particularidades, mas em geral, o gerenciamento de serviços em uma oficina mecânica engloba as seguintes atividades:

  1. Planejar os serviços prestados;
  2. Criar normas de padrão de qualidade;
  3. Gerenciar o estoque de peças de reposição;
  4. Coordenar a equipe de mecânicos, distribuindo as tarefas, monitorando o progresso dos trabalhos e fornecendo suporte técnico quando necessário;
  5. Treinamento da equipe;
  6. Avaliar e diagnosticar os veículos, utilizando ferramentas e equipamentos adequados para identificar as falhas e determinar as soluções necessárias;
  7. Planejar e agendar os reparos, priorizando os serviços de acordo com a disponibilidade de recursos, peças e mão-de-obra;
  8. Monitorar o cumprimento dos prazos e a qualidade dos serviços prestados;
  9. Organizar como manter os clientes informados sobre o status dos reparos;
  10. Realizar o faturamento dos serviços;
  11. Analisar indicadores de desempenho, como tempo de reparo, satisfação do cliente, produtividade da equipe, custos e margens de lucro.
  12. Estudar e identificar oportunidades de melhoria nos processos e procedimentos da oficina mecânica, propondo e implementando ações corretivas e manutenção preventiva para otimizar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.

Como aplicar a gestão de serviços em oficinas?

A etapa “mão na massa”, ou seja, a parte prática do gerenciamento de serviços em uma oficina requer organização, planejamento, análises estratégicas e muita otimização para alcançar resultados positivos.

Utilize os 4’Ps do marketing de serviços

Vamos começar por um conceito básico de marketing, que são os 4 P’s para a gestão de serviços criados por Philip Kotler, autor conhecido mundialmente no ramo de gestão de empresas.

  1. Perfil: conheça o perfil dos seus clientes para moldar o serviço de modo que a atender as necessidades e preferências do seu público-alvo.
  2. Processos: estruture toda a operação dos serviços, definindo questões desde a criação de normas de qualidade, compra de matéria-prima, controle financeiro, até o pós-venda dos reparos. Processos bem definidos e eficientes contribuem para a melhoria do atendimento aos clientes e o aumento da produtividade da oficina.
  3. Procedimentos: Padronize os procedimentos operacionais e administrativos para garantir a qualidade dos serviços e a satisfação do cliente. Isso pode ser feito com a definição de padrões claros para a execução dos serviços, a gestão de prazos, a administração de reclamações e a resolução de problemas. 
  4. Pessoas: o último “P” é sobre os colaboradores da oficina, eles são parte fundamental da prestação de serviços, por isso precisam ser treinados, ouvidos, ajudados, além de ter seu desempenho monitorado para melhorias e recompensas.

Checklist do gerenciamento de serviços em oficinas

Aqui estão as principais dicas e estratégias para uma gestão eficiente de serviços em oficinas.

Estude as necessidades do seu público-alvo

Converse com seus clientes, ouça feedbacks, faça pesquisas de mercado, estude a concorrência e analise seu histórico de serviços. Faça tudo isso com o intuito de descobrir as verdadeiras necessidades e preferências dos seus clientes. 

Dessa forma, você pode atendê-los de maneira mais assertiva e se destacar fornecendo serviços diferenciados que realmente deixam os consumidores satisfeitos.

Crie normas de padrão de qualidade dos atendimentos

A partir do estudo dos seus clientes, faça análises sobre os seus serviços e crie padrões de qualidade para os atendimentos. 

Estabeleça boas práticas e treine a equipe para seguir as normas, garantindo um serviço de qualidade consistente.

Alguns exemplos de normas de padrão de qualidade que podem fazer parte da sua gestão de serviços na oficina:

  1. Recepcionar o cliente de forma cordial e atenciosa;
  2. Explicar com transparência e de forma precisa as informações relevantes sobres os reparos;
  3. Fornecer prazos realistas para os clientes e cumpri-los;
  4. Se houver algum problema inesperado, comunicar o cliente o mais rápido possível para ajuste de prazo ou orçamento, sempre de maneira cordial e com transparência;
  5. Manter o cliente informado sobre o status do serviço;
  6. Zelar pela organização e limpeza da oficina;
  7. Registrar e tratar adequadamente as reclamações dos clientes.

Esteja atento às mudanças do mercado e às novas tecnologias

Tanto o mercado de gestão de empresas como o mercado automotivo estão em constante evolução, com novas tecnologias e tendências surgindo o tempo todo.

Portanto, esteja sempre atualizado sobre as novidades que podem impactar o seu negócio.

Tenha controle de estoque de matéria-prima

Gerencie o estoque de produtos utilizados na prestação de serviços para evitar ficar sem matéria-prima ou precisar comprar com urgência e perder boas condições com os fornecedores.

Para isso, é essencial trabalhar com um sistema de controle de estoque que notifique sobre as quantidades mínimas de cada mercadoria para facilitar o gerenciamento. 

Foque no atendimento ao cliente antes e após a venda

É obrigação de todas as empresas prestar um bom atendimento. Entretanto, quando o atendimento é excepcional, a experiência positiva fica marcada na memória do cliente que provavelmente retornará quando for preciso e indicará a oficina para outras pessoas.

Portanto, priorize um ótimo atendimento para todos os clientes, tornando-o um grande diferencial competitivo na sua oficina. 

Seja cordial, ágil e eficiente, tanto no pré-venda quanto no pós-venda, buscando a satisfação do cliente, a fidelização e a resolução real de problemas.

Gerencie prazos

Cumprir prazos é fundamental para a reputação das empresas prestadoras de serviços. No caso das oficinas esse é um fator ainda mais importante, pois envolve os veículos dos consumidores, algo que é essencial para o dia a dia dos clientes.

Por isso, tenha um controle eficiente dos prazos de entrega dos serviços, garantindo que sejam cumpridos de forma consistente. É claro que imprevistos acontecem, então quando for preciso ajustar o prazo dos reparos, comunique imediatamente o cliente e seja cordial na tratativa. 

Por exemplo, nunca espere o consumidor ir até a oficina retirar o carro na data combinada e descobrir pessoalmente que o serviço não está pronto. Avise com antecedência quando houver algum problema.

Tenha um cadastro eficiente dos clientes

Registre informações relevantes, como histórico de serviços realizados, preferências, contatos, ordem de serviços, entre outros, para melhor atender às suas necessidades. 

Para realizar essas atividades de maneira ágil e segura, o ideal é utilizar um sistema de gestão empresarial conhecido como ERP para ter um cadastro eficiente dos clientes, gerenciar as vendas, controlar o estoque, entre outras funcionalidades essenciais para qualquer gestão.

Treine sua equipe

Invista em treinamento e capacitação para os funcionários da oficina:

  1. Mantenha-os atualizados com as melhores práticas do setor;
  2. Comunique sobre novas tecnologias;
  3. Ensine os procedimentos internos;
  4. Compartilhe as normas de atendimento ao cliente;
  5. Entre outros ensinamentos que sejam necessários. 

Uma equipe bem treinada é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Análise os indicadores de desempenho 

Acompanhe os indicadores de desempenho que são relevantes para o gerenciamento de serviços da sua oficina, como cumprimento de prazos, satisfação dos clientes, histórico de vendas, entre outros relatórios.

Analise os resultados obtidos e utilize-os como base para tomada de decisões, criar novas metas e aplicar melhorias.

Estabeleça processos de melhoria contínua

Aperfeiçoar constantemente os processos é fundamental para se manter competitivo no mercado. 

Sendo assim, ao acompanhar os resultados, busque sempre a melhoria contínua dos processos da sua oficina. Isso significa identificar oportunidades de melhorias, implementar mudanças e avaliar os resultados regularmente. 

Vantagens que a tecnologia traz a administração de serviços em oficinas

Um gestor de serviços precisa lidar com muitas atividades simultâneas. Por isso, o ideal é sempre automatizar e otimizar os processos quando for possível para ganhar tempo e mais eficiência.

Para isso, a tecnologia é sempre a aliada para melhorar o desempenho da equipe e seus gestores, principalmente através de sistemas de gestão como o ERP que tem benefícios como:

  1. Automação de processos: a tecnologia permite a automação de diversos processos administrativos, como a baixa automática de produtos no estoque e a emissão de relatórios, por exemplo. Isso reduz a dependência de processos manuais, minimiza erros e agiliza as operações, permitindo que os gestores e seus colaboradores tenham mais tempo para focar em outras tarefas.
  2. Controle de vendas e serviços recorrentes: gestão de todo o histórico de vendas, pagamentos e agendamentos.
  3. Otimização do tempo e recursos: a tecnologia pode ajudar na otimização do tempo e dos recursos na administração de serviços de oficinas, tudo isso através da automação de processos, integração de sistemas e uso de aplicativo móvel. 
  4. Maior agilidade na tomada de decisões: com o uso de um ERP é possível ter acesso a dados e informações em tempo real, além de criar relatórios em poucos cliques, possibilitando uma tomada de decisões mais ágil e embasada em dados concretos.

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