Conecte-se ao empreendedorismo

ERP na contabilidade: o que é e quais as vantagens

Tempo de Leitura: 4 minutos
erp na contabilidade
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Uma coisa é fato: a tecnologia existe para facilitar e aprimorar o trabalho, um grande exemplo disso no universo da contabilidade é o ERP, um sistema de gestão empresarial que organiza e integra de micros à grandes negócios. 

Para contadores, o ERP significa um ganho de tempo, produtividade e assertividade. Afinal, quando o contador, através de um ERP, tem o acesso seguro aos dados dos seus clientes, a organização de documentos e informações fica muito mais organizada para o cumprimento das obrigações contábeis. 

Para entender melhor sobre como um ERP funciona no mundo da contabilidade, confira todas as respostas a seguir.

O que é ERP contábil?

Um ERP é um sistema de gestão empresarial que reúne diversas funcionalidades para gerenciar e automatizar processos em uma organização. Ele engloba áreas como contabilidade, financeiro, vendas, compras, estoque, entre outras. 

o que é um erp para pequenas empresas

No contexto da contabilidade, um ERP oferece módulos específicos para registros financeiros, relatórios fiscais, controle de contas a pagar e receber, facilitando o trabalho dos contadores, pois dessa forma eles conseguem um acesso protegido às informações necessárias para realizarem seu trabalho com exatidão e agilidade. 

Como um ERP facilita o trabalho contábil?

Para os contadores, o uso de um ERP traz inúmeros benefícios, com destaque para o ganho de produtividade e segurança. Com acesso centralizado às informações contábeis dos clientes, os profissionais podem realizar suas atividades de forma mais eficiente, evitando a necessidade de lidar com múltiplas plataformas e sistemas dispersos. Isso resulta em uma gestão mais ágil e menos propensa a erros.

Além disso, a segurança dos dados é aprimorada quando se utiliza um ERP. Com a centralização das informações em um único sistema, os contadores podem implementar medidas de segurança robustas para proteger os dados confidenciais de seus clientes. Isso inclui restrições de acesso, backups regulares e criptografia, garantindo a integridade e confidencialidade das informações contábeis.

Outro ponto relevante é a facilidade de acesso às informações dos clientes. Com um ERP, os contadores podem acessar remotamente os dados contábeis de seus clientes de maneira segura e conveniente. Isso possibilita uma comunicação mais fluida e eficiente entre contadores e clientes, permitindo uma prestação de serviços mais ágil e personalizada.

7 motivos para você, contador, trabalhar com um ERP

Existem diversos motivos pelos quais um contador deve considerar trabalhar com um ERP . Aqui estão alguns dos principais benefícios:

1. Eficiência operacional

Um ERP integra todos os processos contábeis em um único sistema, eliminando a necessidade de lidar com múltiplas plataformas e planilhas. Isso simplifica e agiliza as tarefas contábeis, reduzindo o tempo gasto em atividades administrativas repetitivas.

2. Precisão e consistência

Com a automação proporcionada por um ERP, há menos margem para erros humanos. Os cálculos são realizados de forma precisa e consistente em toda a organização, garantindo a conformidade com as normas contábeis e regulamentações fiscais.

3. Acesso centralizado aos dados

Um ERP armazena todas as informações contábeis em um único banco de dados centralizado. Isso facilita o acesso rápido e seguro às informações financeiras dos clientes, permitindo que os contadores respondam prontamente a consultas e tomem decisões embasadas.

4. Segurança da informação

Os sistemas ERP são projetados com recursos avançados de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso e backups regulares. Isso ajuda a proteger os dados confidenciais dos clientes contra ameaças cibernéticas e acesso não autorizado.

5. Análise e relatórios avançados

Os ERPs oferecem recursos robustos de geração de relatórios e análise de dados. Os contadores podem criar relatórios personalizados, analisar tendências financeiras e identificar áreas de melhoria para seus clientes, agregando valor ao seu trabalho.

6. Melhoria na colaboração e no relacionamento com os clientes

Um ERP permite uma colaboração mais eficiente entre os contadores e seus clientes. Compartilhamento de documentos, comunicação integrada e acesso remoto facilitam a interação e a prestação de serviços contábeis de forma mais eficaz.

7. Suporte à tomada de decisão

Com acesso a informações financeiras em tempo real, os contadores podem fornecer insights valiosos para seus clientes e ajudá-los a tomar decisões estratégicas com base em dados precisos e atualizados.

Qual o melhor ERP contábil?

Um dos melhores ERPs para contabilidade é o vhsys, pois disponibiliza acessos especiais para os contadores acessarem as informações dos seus clientes, além disso tem um ótimo programa de indicação para que os contadores sejam recompensados financeiramente com cada indicação do sistema.

Conheça como implementar um ERP na contabilidade?

Implementar um ERP na contabilidade pode trazer inúmeros benefícios para os profissionais contábeis e seus clientes. Uma abordagem eficaz para isso é por meio da indicação de um sistema ERP específico, como o vhsys, aos clientes do contador. Aqui estão os passos para implementar essa estratégia:

  1. Avaliação das Necessidades: o contador deve avaliar as necessidades específicas de seus clientes em termos de gestão contábil e financeira. Isso inclui considerar o tamanho da empresa, o volume de transações, os requisitos fiscais e regulatórios, entre outros aspectos.
  1. Seleção do ERP: com base na análise das necessidades dos clientes, o contador pode recomendar um sistema ERP adequado, como o vhsys, que atenda às demandas específicas de contabilidade e ofereça os recursos necessários para uma gestão eficiente dos negócios.
  1. Indicação e Parceria: o contador pode apresentar o ERP aos seus clientes como uma solução recomendada para otimizar seus processos contábeis e financeiros. Ao fazer isso, o contador pode estabelecer uma parceria com o fornecedor do ERP, como o vhsys, para receber uma remuneração pela indicação bem-sucedida do sistema aos seus clientes.
  1. Treinamento e Suporte: após a implementação do ERP, é importante garantir que os clientes e suas equipes recebam o devido treinamento para utilizar efetivamente o sistema. Além disso, o contador pode oferecer suporte contínuo para esclarecer dúvidas e resolver problemas relacionados ao uso do ERP.
  1. Acesso do Contador ao Sistema do Cliente: uma vantagem importante dessa abordagem é que o contador pode ter acesso ao sistema do cliente como um usuário autorizado, permitindo que ele obtenha os dados necessários para realizar suas atividades contábeis com eficiência. Isso facilita a colaboração e a troca de informações entre o contador e o cliente.
ERP na contabilidade: o que é e quais as vantagens
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!