Conecte-se ao empreendedorismo

Gestão de negócios: Como escolher fornecedores para a minha empresa?

Tempo de Leitura: 2 minutos
imagem padrao
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Após estruturar a sua empresa, vem uma das partes decisivas para a prosperidade do seu negócio: a escolha pelos fornecedores.

Preparamos esse artigo para auxiliar comerciantes de todos os segmentos a acertar na seleção dos fornecedores mais adequados ao seu negócio. Acompanhe!

Fatores

Antes de começar a pesquisar sobre os fornecedores mais adequados à sua empresa, leve em consideração os seguintes fatores, segundo o Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas):

  • Distância física;

  • Referências;

  • Custo do frete;

  • Qualidade;

  • Capacidade de fornecimento;

  • Preço;

  • Prazo;

  • Forma de pagamento e de entrega;

Vamos analisar cada uma dessas etapas, separadamente, para termos um panorama da importância de cada um deles.

Distância e referências

Embora nem sempre seja possível, procure trabalhar com fornecedores próximos da sua loja para facilitar os processos de distribuição e reduzir as probabilidades de erros de planejamento e entrega. Caso você trabalhe com fornecedores de outros países, procure informar-se das opções mais viáveis para distribuição e mantenha-se atualizado quanto às taxas e fretes internacionais.

Além disso, pesquise tudo sobre o seu fornecedor. Confira se ele tem site próprio, redes sociais, quem forma seus clientes e todas as informações pertinentes que passe segurança em fechar negócio com ele. Seja cauteloso nessa etapa para evitar calotes.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Qualidade do produto

Seu fornecedor oferece qualidade suficiente para ser comercializado por você? Seja do ramo alimentício, cosmético, ou qualquer outro segmento, certifique-se de que os produtos ofertados por seus fornecedores apresentem garantia de qualidade. Um produto de má qualidade é facilmente percebido por seus clientes, resultado em um grande prejuízo para você.

Capacidade de fornecimento e fretes

É extremamente importante avaliar se o seu fornecedor tem capacidade de fornecimento, especialmente em momentos críticos (no final do ano, quando a aumenta demanda por mercadorias de todos os tipos).

Dito isso, vamos para a próxima etapa: os valores do frete. Fique atento para o tipo de entrega dos produtos (terrestre, área ou marítima) e como será realizada a entrega (por transportadora ou pelo próprio fornecedor). Junto com os custos do frete, deve-se pensar na tributação e os valores para cada estado.

Prazos e pagamentos

Prazo e pagamento são dependentes e envolvem diversos fatores. Por exemplo: se você tem um estoque, quanto mais tempo as mercadorias ficam paradas, mais demorado será o pagamento aos seus fornecedores.

Portanto, leve em consideração o prazo que você tem para vender as mercadorias que resultarão no seu lucro e no pagamento do seu fornecedor.

Além disso, antes de fechar qualquer negociação, observe suas condições financeiras para eventuais apertos (atrasos e juros, por exemplo).

Cadastro de fornecedores

Para facilitar o cadastro de fornecedores, a VHSYS oferece em seu sistema um módulo para controle e otimização de estoque. Cadastrar seus fornecedores no sistema VHSYS é extremamente prático! Basta exportar sua planilha para o sistema, organizar as informações de acordo com sua preferência e fazer o upload para dentro do sistema. Clique aqui e experimente grátis!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!