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9 dicas de sucesso para o segmento de alimentos e bebidas

Tempo de Leitura: 4 minutos
alimentos e bebidas
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O segmento de alimentos e bebidas está entre um dos setores que mais crescem no Brasil, e esse fato é muito importante para quem pretende empreender ou quem já empreende no ramo, pois além de ter afinidade com o setor escolhido, é preciso também pensar estrategicamente. 

Assim como qualquer outro setor, o alimentos e bebidas também tem suas particularidades e detalhes que merecem atenção, pois são eles que determinam o sucesso ou o fracasso do negócio.

Por isso, separamos 10 dicas de sucesso para você que trabalha com alimentos e bebidas ou pretende abrir seu estabelecimento dentro desse segmento. Continue a leitura!

Invista no núcleo do negócio

Em algum momento, o valor do negócio só será equivalente ao valor agregado pelo mercado, ou seja, pelos clientes finais. Por exemplo, se você abre um restaurante, a qualidade das refeições e do serviço é o núcleo do negócio e é isso que vai garantir o sucesso ou o fracasso de seu empreendimento.

Isso faz com que seja indispensável cuidar do núcleo do negócio, dedicar o tempo em busca de novas soluções, recursos e muito mais. Geralmente, investir nessas questões logo no início das operações é o mais recomendado para evitar problemas futuros.

Visibilidade e marketing

Se você garante qualidade no que sua marca entrega, faça com que o público saiba disso. A visibilidade é a única forma do seu empreendimento se manter estável no mercado, tendo a lucratividade que precisa.

Invista no que você achar que é necessário para melhorar a visibilidade do seu negócio, como redes sociais, panfletos pela região, anúncios na internet e o que mais achar importante.

Saúde e tendências de bem estar

Os hábitos de alimentação saudável estão cada vez mais em pauta entre os consumidores. O que muitos não sabem é que, para o público, a alimentação saudável é mais do que uma questão de saúde, mas também de sustentabilidade.

Eventualmente, surgirão novas tendências e demandas para que o mercado sempre consiga se adequar. A comida orgânica, por exemplo, que antes era caro e não muito acessível, hoje já existe na maioria dos mercados e com preços acessíveis para todos.

Delivery 

Com o isolamento social impedindo os consumidores de irem até os bares e restaurantes, a principal alternativa para os segmento foi atender as demandas por delivery.

Apesar da popularidade do serviço antes mesmo da pandemia, a tendência é de que daqui para frente a maioria esmagadora dos estabelecimento ofereçam esse serviço para o público

Monte um cardápio atraente

Muitas pessoas não dão a devida atenção na hora de desenvolver um cardápio para seu estabelecimento. Mas você sabia que a forma como você estrutura o menu pode interferir na decisão de compra do cliente?

Você precisa planejar e projetar estrategicamente seu cardápio para maximizar os lucros. Para isso, algumas dicas são importantes:

  • Categorize seus itens de menu de acordo com os níveis de lucro e popularidade;
  • Destaque o item que você mais deseja vender; (adicione, por exemplo, um ícone “recomendado pelo chef” ao lado).
  • Use fotos visualmente atraentes;
  • Coloque os preços depois da descrição da comida; (isso ajuda que seus clientes não se concentrem no preço).

Tente fazer o tempo de espera ser menos doloroso

As pessoas não gostam de esperar e isso é um fato da vida, mas, infelizmente, quando o assunto é alimentos e bebidas a espera é parte integrante do negócio. Uma dos motivos que levam os longos tempo de espera é a falta de uma boa administração do negócio.

A velocidade do serviço é vital para qualquer estabelecimento no ramo de alimentos e bebidas. Embora você não possa reduzir a zero o tempo de espera, você pode otimizar o tempo de espera para seus clientes.

Se o problema for mão de obra, por exemplo,, considere a implementação de um sistema de gestão para alimentos e bebidas, para integrar suas operações e ganhar agilidade.

Atente-se a escolha da localização

Acreditamos que você já tenha ouvido a famosa frase: “quem não é visto não é lembrado”. E isso pode ser muito bem aplicado a qualquer negócio. A localização do estabelecimento é crucial para o reconhecimento da marca.

O sonho de todo dono e dona de negócio é instalar sua empresa no lugar mais movimento possível, isso é fato. Mas sabemos que nem sempre isso é possível, pois, geralmente, os custos dessas localizações são extremamente altos. 

Por isso, ao escolher um local para abrir ou remanejar o seu negócio, atente-se aos seguintes pontos:

  • Custo: com base em suas vendas e projeções de lucro, quanto você pode gastar com aluguel?
  • Acessibilidade a potenciais clientes: como os clientes chegam ao seu estabelecimento? ex: a pé, de carro ou de transportes públicos?
  • Ordens restritivas : alguns bairros têm regulamentos rígidos de ruído ou restrições aos horários em que seus fornecedores podem entregar seus produtos
  • Proximidade com outras empresas : concorrentes e outras empresas podem influenciar seu tráfego, portanto, mapeie o que está acontecendo ao seu redor e como isso pode afetar seus negócios
  • Pense no futuro: considere como será o bairro em 2, 5, 10 anos, e se há algum grande projeto de desenvolvimento em andamento que possa mudar a paisagem local.

Explore as tendências 

Na dica 3 falamos sobre como a alimentação saudável está em alta nos últimos anos, mas além desse tipo de alimentação é importante explorar e considerar todos os tipos de público para aumentar suas possibilidades de atendimento.

Como exemplo podemos citar os produtos sem glúten e sem lactose que também estão ganhando popularidade à medida que entram no mercado tradicional. Essa é uma tendência madura para lucros, em especial se você capitalizar com produtos que são únicos na categoria.

Projete uma ótima embalagem

Uma boa aparência do seu produto é a chave para a percepção que o público terá sobre sua marca. Por isso, use o tempo necessário projetando um produto de qualidade que tenha uma aparência agradável. 

Você pode buscar referências das embalagens utilizadas atualmente, mas lembre-se de não negligenciar as partes práticas da embalagem. Pense em como seu produto caberá na prateleira e se seu formato e tamanho são práticos.


Você tem alguma outra dica sobre o segmento que gostaria de compartilhar? Comente abaixo:

Redator vhsys

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