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Como vender manutenção preventiva de veículos para clientes?

Tempo de Leitura: 6 minutos
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A manutenção preventiva de veículos é um serviço especial que as oficinas mecânicas podem vender para aumentar o faturamento do negócio.

Afinal, na grande maioria das vezes, as oficinas recebem chamados dos seus clientes por problemas inesperados nos automóveis. Enquanto o serviço de manutenção preventiva costuma ser feito somente antes de viagens, pois os clientes ainda precisam ser incentivados a efetuarem a manutenção regularmente.

Para as oficinas, vender manutenção preventiva de veículos é uma maneira de aplicar um serviço recorrente no seu plano de negócios, obter um aumento na lucratividade e ter uma melhor previsibilidade de faturamento – já que os chamados dos clientes, na maioria das vezes, precisam que algo acidental aconteça no veículo.

Mas, como oferecer a manutenção preventiva na sua oficina? Como mostrar para os clientes que “prevenir é melhor que remediar”? É sobre isso que falaremos a seguir com dicas e estratégias para a sua gestão utilizar no crescimento do seu negócio!

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva de veículos é um serviço que inclui uma série de atividades de revisões periódicas para checar se está tudo funcionando corretamente ou se tem algo que comprometa a segurança do motorista e de outras pessoas.

Podemos entender a manutenção preventiva como o check-up médico anual que todas as pessoas deveriam fazer para detectar doenças previamente e começar o tratamento o quanto antes para evitar danos maiores.

Nos veículos, é a mesma coisa! O serviço de manutenção faz correções para evitar acidentes ou problemas mais graves. 

Por exemplo, uma ação preventiva que pode fazer parte da manutenção é a troca de óleo. Se você realizar a troca de óleo no tempo recomendado pelo fabricante, seu carro estará sempre com um óleo limpo e de qualidade, o que contribui para a vida útil do motor e reduz o desgaste de outras peças.

Quais serviços mecânicos podem ser feitos dentro da manutenção preventiva?

Um plano de manutenção preventiva de veículos varia de acordo com cada oficina e seus clientes. Mas, para ajudar você, gestor que empreende no setor automotivo, a seguir estão as atividades que fazem parte de um plano de revisão. Lembrando que você pode oferecer diferentes pacotes de acordo com cada tipo de veículo ou preferências dos clientes, por exemplo.

Atividades de manutenção preventiva de veículos

  1. Inspeção completa do veículo, incluindo motor, transmissão, sistema de freios, sistema de suspensão, sistema de direção, sistema de escapamento, sistema de arrefecimento, sistema elétrico, sistema de combustível e sistema de escape.
  2. Substituição de óleo do motor, filtro de óleo e filtro de ar.
  3. Limpeza e ajuste do sistema de injeção de combustível.
  4. Verificação e ajuste do sistema de escapamento, incluindo catalisador, silencioso e tubulação.
  5. Inspeção e ajuste do sistema de direção, incluindo caixa de direção, terminais de direção e barra de direção.
  6. Avaliação e, se necessário, substituição de fluidos, como fluido de transmissão, fluido de freio, fluido de direção hidráulica e fluido de arrefecimento.
  7. Avaliação e, se necessário, substituição de correias, como correia dentada, correia do alternador, correia do ar-condicionado e correia de direção hidráulica.
  8. Avaliação e, se necessário, substituição  de velas de ignição e cabos de ignição.
  9. Avaliação e, se necessário, substituição de filtros, como filtro de combustível, filtro de ar, filtro de cabine e filtro de óleo.
  10. Verificação e ajuste do sistema de ignição, incluindo distribuidor, bobina de ignição e sensor de posição do virabrequim.
  11. Avaliação e, se necessário, substituição de componentes do sistema de freio, como pastilhas de freio, discos de freio, cilindros de roda, pinças de freio e fluido de freio.
  12. Avaliação e, se necessário, substituição de componentes do sistema de suspensão, como amortecedores, molas, buchas, pivôs e barras estabilizadoras.
  13. Avaliação e, se necessário, substituição de componentes do sistema de arrefecimento, como radiador, mangueiras, termostato e bomba d’água.
  14. Avaliação e, se necessário, substituição de componentes do sistema elétrico, como bateria, alternador, motor de partida e cabos elétricos.
  15. Verificação e ajuste do alinhamento e balanceamento das rodas.
  16. Inspeção e substituição de componentes do sistema de escapamento, como catalisador, silencioso e tubulação.
  17. Limpeza e ajuste do sistema de ar-condicionado, incluindo verificação do nível de refrigerante e substituição do filtro do ar-condicionado.
  18. Verificação e ajuste do sistema de iluminação, incluindo faróis, lanternas, luzes de freio e luzes de sinalização.
  19. Inspeção e substituição de componentes do sistema de combustível, como bomba de combustível, filtro de combustível e injetores de combustível.
  20. Avaliação e, se necessário, substituição de componentes do sistema de ignição, como bobinas de ignição, módulo de ignição e sensor de posição do virabrequim.
  21. Avaliação e, se necessário, substituição de componentes do sistema de transmissão, como filtro de transmissão, óleo de transmissão e junta do cárter.

Como fazer um plano de manutenção preventiva?

Para montar os pacotes de manutenção na sua oficina, você pode seguir estes passos:

  1. Avalie as necessidades e preferências dos seus clientes;
  2. Entenda o que é obrigatório fazer parte da manutenção preventiva e o que é considerado um serviço extra;
  3. Identifique os veículos dos clientes e consulte os manuais dos fabricantes para entender o que eles recomendam para cada tipo de veículo;
  4. Identifique os veículos;
  5. Estabeleça quais são os intervalos ideais de manutenção.

Como vender manutenção preventiva de veículos para clientes? 

Vender manutenção preventiva de veículos é uma oportunidade lucrativa para uma oficina mecânica, ao mesmo tempo que é desafiador educar os clientes sobre a importância desse serviço. Por isso, a seguir estão sobre como você pode vender efetivamente serviços automotivos de manutenção aos seus clientes.

Educação 

A manutenção preventiva é vista por muitos clientes como um “gasto a mais” ao invés de uma economia futura de dinheiro e tempo. Por isso, sempre que possível, instrua seus consumidores sobre as verdadeiras necessidades e vantagens em fazer a manutenção regular.

Por exemplo, quando consertar um problema em um veículo que poderia ter sido evitado com a manutenção preventiva, explique para o cliente sobre isso e ofereça um desconto para ele fechar o pacote de manutenção regular, por exemplo.

Nas ações de marketing e divulgação, priorize os conteúdos que façam seu público entender os benefícios de cuidar regularmente de seus veículos e como isso pode evitar problemas e desgastes desnecessários no futuro.

Construa um relacionamento de confiança com os seus clientes

Outro desafio de vender o serviço de manutenção preventiva é a desconfiança de alguns consumidores. Alguns podem perguntar: é mesmo necessário realizar esse serviço no tempo indicado? Precisa mesmo trocar algumas peças?

Nessas situações, é essencial buscar estabelecer uma relação de confiança entre a oficina e os clientes. Para isso, sempre seja sincero nas manutenções, instrua com transparência os reparos necessários, explique tudo que está funcionando corretamente no veículo e deixe espaço para o cliente fazer as perguntas que deseja. Com essas ações, você consegue aumentar a credibilidade da sua oficina para que o cliente retorne mais vezes.

Promoções e descontos

Ofereça promoções especiais e descontos exclusivos para serviços de manutenção preventiva. Dessa forma, você incentiva os clientes a agendar o serviços de manutenção preventiva regularmente.  

Programas de fidelização 

Implemente programas de fidelização para incentivar os clientes a retornarem à sua oficina para serviços de manutenção preventiva. 

Por exemplo, você pode oferecer descontos especiais ou brindes para clientes frequentes na primeira manutenção de cada cliente, ou fazer preços promocionais para quem comprar mais de um pacote de manutenção.

Divulgue seus serviços

Você pode utilizar várias estratégias de divulgação para promover seus serviços de manutenção preventiva. Isso inclui panfletos, banners, e-mail marketing, mídias sociais, anúncios digitais, entre outros materiais promocionais que alcancem seu público-alvo. 

Vantagens e desvantagens da manutenção preventiva 

A manutenção preventiva de veículos é extremamente importante, pois ajuda a garantir o bom funcionamento e, principalmente, a segurança dos veículos, evitando problemas mais graves e prejuízos no futuro para o cliente. 

Para os proprietários dos veículos, as principais vantagens da manutenção preventiva são:

  1. Segurança: a manutenção preventiva, quando feita na frequência adequada, ajuda a manter o veículo em boas condições, além de detectar problemas com antecedência para prevenir acidentes causados por falhas mecânicas. Por exemplo, a verificação regular dos freios, pneus e suspensão pode identificar desgastes ou problemas antes que eles se tornem perigosos.
  2. Economia de dinheiro: inicialmente, o cliente pode pensar que a manutenção é um gasto a mais no seu orçamento, quando na verdade é uma maneira de evitar gastos excessivos em reparos emergenciais ou troca de peças mais caras no futuro. Um exemplo muito comum é a troca regular de óleo e filtro do motor que pode prevenir danos graves no motor e garantir sua durabilidade.
  3. Valor de revenda: um veículo que passa por manutenção preventiva regularmente mantém o automóvel bem cuidado e pode praticar um valor de revenda mais alto. 
  4. Economia de tempo: a manutenção pode evitar problemas emergenciais o que gera economia de tempo para o cliente que evita deixar o carro por muito tempo para correções emergenciais. Outro exemplo, no caso de empresas que utilizam o veículo para prestarem serviços, elas evitam pausar o trabalho no caso de situações que acontecem pela falta de manutenção preventiva. 
  5. Durabilidade: prolonga a vida útil do veículo, garantindo que ele funcione adequadamente por mais tempo. 
  6. Confiabilidade em viagens ou trabalhos: a manutenção preventiva é especialmente importante em viagens longas ou para quem utiliza o veículo todos os dias por muito tempo, como é o caso de taxistas ou motoristas de aplicativos. 

Em contrapartida, alguns clientes podem enxergar como desvantagens os seguintes fatores: 

  1. O investimento inicial da manutenção regular pode parecer alto para alguns proprietários de veículos.
  2. Possibilidade de substituição de peças, o que pode ser considerado um gasto desnecessário por alguns clientes.
  3. Necessidade de tempo para agendar e realizar a manutenção preventiva regularmente.

E para as oficinas, quais são as vantagens e desvantagens em oferecer o serviço de manutenção preventiva?

VantagensDesvantagens
Fonte de receita recorrente.Redução do volume de serviços de reparos emergenciais.
Fidelização de clientes.Desafio de lidar com clientes que não veem a manutenção preventiva como uma prioridade
Redução do volume de serviços de reparos emergenciais.Necessidade de gerenciar o agendamento e a logística de serviços de manutenção preventiva, otimizando a rotina de trabalho e automatizando a ordem de serviços, por exemplo.
Melhoria da reputação e imagem da oficina como um local confiável para a manutenção de veículos;Concorrência de outras oficinas ou fornecedores de serviços.

Qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?

A manutenção preventiva é um serviço feito de forma regular para evitar falhas nos veículos e garantir o seu bom funcionamento. É sempre feita de maneira frequente, antes que o automóvel apresente algum problema mais grave. Enquanto a manutenção corretiva é feita somente quando o veículo já apresenta alguma falha que foi detectada pelo próprio cliente. 

Como vender manutenção preventiva de veículos para clientes?
Keila Boganika

Graduada em Comunicação Institucional pela UFPR e pós-graduada em Marketing Digital, já passou por agências, e-commerce e empresas SaaS. Entusiasta a estudar sobre negócios e tecnologia, produz conteúdo para empreendedores e gestores que desejam aprender mais sobre como organizar, automatizar e ampliar a operação das suas empresas.

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