O usuário está em sua loja virtual, conhece os produtos, seleciona aqueles de seu interesse, percorre todo o caminho e, na hora da compra … ele abandona o carrinho. Por que isso ocorre? Como evitar esse abandono?
O que você vai encontrar?
ToggleConfira em nosso artigo!
Índice de abandono
Um estudo da Baymard, instituto de pesquisa de e-commerce, mostrou que o índice de abandono de carrinho chega aos 68%, o que significa que menos de 1/3 dos clientes finaliza a compra.
O que motiva o abandono?
Além da indecisão, os motivos mais comuns que ocasionam a desistência da compra são:
– Fretes que acabam encarecendo a comprado
– Prazos não informados
– Método de pagamento limitado
– Check out complicado
– Navegabilidade comprometida
– Site indisponível
Para que você tenha sucesso com as vendas virtuais, vamos analisar, separadamente, os tópicos citados anteriormente para melhorar a experiência online do seu (futuro) cliente.
Fretes
Imagine a seguinte situação: a pessoa seleciona alguns produtos, está prestes a fechar a compra e, na hora de informar o CEP para calcular o frete, constata que a compra acaba saindo mais caro. Para a maioria das pessoas isso é motivo o suficiente para abandonar a compra. Uma forma de evitar que isso ocorra, é fazer um benefício de frete grátis para um número limite de produtos ou valor máximo.
Prazos
Hoje em dia é inadmissível esperar mais de um mês pela entrega de uma mercadoria em território nacional. Informe-se com a transportadora da sua preferência o tempo de demora de entrega para cada regiões e, em sua loja virtual, estabeleça um prazo máximo (por exemplo, para um produto que geralmente demora 2 semanas para ser entregue, estabeleça um prazo de até 3 semanas. Assim você garante que a entrega esteja dentro do prazo. Essa tática além de manter os clientes tranquilos sobre a entrega, não prejudica a imagem da sua empresa).
Forma de pagamento
Outro fator que, dependendo da situação da sua empresa, também é inadmissível é a limitação na forma de pagamento. Hoje sabemos que há opções de emissão de boletos, pagamento via depósitos e cartões de créditos com máquinas fáceis e baratas. Portanto, limitar as formas de pagamento é reduzir as chances de realizar uma boa venda.
Navegabilidade
Páginas lentas, informações incompletas, poluição visual, link e botões quebrados causa uma péssima impressão. O comprador online navega de forma intuitiva, buscando agilidade e eficácia no processo de compra.
Portanto, ao detectar problemas de navegação em sua loja virtual, imediatamente busque resolvê-las.
Plataforma
Seu e-commerce precisa de uma plataforma estável e prática. Para isso, o sistema de gestão empresarial VHSYS possui o aplicativo Loja Virtual, um aplicativo integrado a todo o sistema, permitindo que você tenha controle total de fornecedores, cadastros de clientes, emissão de notas fiscais, além de todas as funcionalidades que só o sistema online de gestão empresarial VHSYS possui.